Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Micilini Roll

Vale a pena? ultilizar frameworks ?

Recommended Posts

Pessoal ate entao fazia conexao com banco de dados e muitas outras coisas ate que alguem me recomendou usar o cakePHP,agora me diga vale a pena?

 

eu acho que frameworks é igual a uma pessoa fazer uma prova de calculo usando calculadora! e sem framework sem calculadora,vai demorar um pouco mais de tempo? SIM vai !...

 

 

e voces pessoal quais sao seus pos e contras,voce usa ou nao!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Calcula, pra mim, a raiz quadrada de 1048576 e me diz se vale a pena ou não utilizar calculadora ;)

 

Evandro, vai ver o camarada é VASCAINO gosta de sofrer... rsrsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

outro dia me perguntaram isso e respondi com 3 frases.

 

agora vou usar esse exemplo da calculadora :joia:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah, esses novatos... querem fazer tudo na unha! :D

 

Pois bem, Micilini Roll. Se você quiser um dia fazer um sistema realmente sério e em um tempo de desenvolvimento menor que a eternidade, usar ou não usar um framework não é uma opção.

 

Infelizmente PHP tem uma salada mista monstruosa de frameworks, entre os mais usados estão Symfony2, CakePHP e Zend Framework. Mas como você está começando, recomendo um mais amigável aos novatos: Laravel.

 

Pessoalmente acho que seria melhor se a comunidade tivesse um framework canônico, como no caso de Ruby; é Rails e pronto. Django para Python também é (quase) uma unanimidade, pelo menos para RDBS. Torço para que este tópico não se transforme numa briguinha entre usuários de diversos frameworks por qual o melhor pra isso e isso e blá blá blá.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para um programador PHP se valorizar no mercado é inevitável aprender a usar pelo menos os frameworks mais populares.

 

 

Laravel ainda é algo exótico, mas está crescendo. É bom acompanhar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom eu gosto de 3 em específico, e 1 que eu mesmo fiz (bem básico posso dizer que é mais um CMS do que outra coisa kkkkk)

 

Eu estou gostando bastante de usar o LARAVEL, mas não recomendo para quem esta "iniciando" neste mundo, recomendo que você utilize o Codeiginiter e depois que ter uma noção de como funciona pule para o próximo e assim por diante. (minha visão ok, e muitos dos meus amigos acharam que aprender assim foi bem interessante do que ir para um framework modinha ou coisa do tipo)

 

E sim Laravel esta virando MODINHA, mas por que ele é MUITO FODA, eu uso ele em todas as aplicações, porém ainda gosto de usar Codeigniter em algumas aplicações, assim como gosto de usar o CakePHP para realizar coisas Mobile (não me pergunte o por que, acho que foi por costume mesmo)

 

Mas ai framework é que nem "bunda" cada um tem a sua.... rsrs...

 

Mas SIM é altamente recomendado que use um framework.

 

Ah e esses dias eu brinquei com FuelPHP que usa a idéia de BLADES assim como Laravel e Symfony2 que também brinquei esses dias para ver como é...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tanto faz, na unha ou com framework, desde que o sistema funciona de forma profissional e seja eficiente. A diferença entre um e outro está no ganho de tempo, na performance e no status.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade sempre tive curiosidade em aprender Framework. Até estava vendo um curso (http://www.treinaweb.com.br/curso/codeigniter-2) para fazer, mas não sei se vale a pena, o que me dizem?

 

Só que por exemplo, para mim fazer um simples sistema de cadastro de notícias + galeria de imagens + cadastro de arquivos diversos, Preciso de um Framework?(Sistema pequeno/médio)

 

Porque vou estar upando 100 arquivos na minha hospedagem se eu posso fazer a mesma coisa com 6 arquivos?

 

 

Desculpem minha ignorância mas também nunca entrei/estudei a fundo algum Framework em PHP, mas no meu modo de ver parece ser mais ou menos isso, ou estou completamente enganado?

 

Gracias!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que na pergunta do topico, voce poderia ter colocado apenas um interrogação

 

 

Vale a pena? ultilizar frameworks ?

 

Vale a pena ultilizar frameworks ?

Com certeza sim

 

Tem um artigo nesse site, que vale a pena você dar um lida

http://blog.thiagobelem.net/frameworks-no-php-o-que-quando-porque-e-qual/

 

Fora inúmeros outros artigos já publicados sobre esse assunto na internet, explicando as vantagens e desvantagens dos frameworks php.

Eu particularmente uso o zend



Na verdade sempre tive curiosidade em aprender Framework. Até estava vendo um curso (http://www.treinaweb.com.br/curso/codeigniter-2) para fazer, mas não sei se vale a pena, o que me dizem?

 

Só que por exemplo, para mim fazer um simples sistema de cadastro de notícias + galeria de imagens + cadastro de arquivos diversos, Preciso de um Framework?(Sistema pequeno/médio)

....

 

Marcelo Garbin acho muito interessante você aprender a utilizar um framework php

 

Sempre que surgem perguntas a respeito de video aulas, eu particularmente gosto muito dos cursos da school of net.

 

Eu adquiri o curso zfday3, que ensina fazer um sistema simples em zend framework, mas mesmo não sendo um sistema complexo, ele aborda assuntos interessantes, como: trabalhar com modulos no zend, criar plugin de autenticação, criar o plugin do layout também, amazon web service

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade sempre tive curiosidade em aprender Framework. Até estava vendo um curso (http://www.treinaweb.com.br/curso/codeigniter-2) para fazer, mas não sei se vale a pena, o que me dizem?

 

Só que por exemplo, para mim fazer um simples sistema de cadastro de notícias + galeria de imagens + cadastro de arquivos diversos, Preciso de um Framework?(Sistema pequeno/médio)

 

Porque vou estar upando 100 arquivos na minha hospedagem se eu posso fazer a mesma coisa com 6 arquivos?

 

 

Desculpem minha ignorância mas também nunca entrei/estudei a fundo algum Framework em PHP, mas no meu modo de ver parece ser mais ou menos isso, ou estou completamente enganado?

 

Gracias!

 

Um exemplo para o caso de redimensionar imagens

 

vc vai criar uma função e utilizar ela além disso vc vai ter um trabalho GIGANTE para criar a função (uma vez que exista blz, você reutiliza ela, mas vamos supor que vc não fez blz)

 

Olha só o que vc faria no Codeigniter por exemplo para redimencionar uma imagem

 

 

// SELECIONA UMA BIBLIOTECA
$config['image_library'] = 'gd2';
 
// DIZ O GAMINHO DA IMAGEM
$config['source_image'] = '/path/to/image/mypic.jpg';
 
// SE VAI CRIAR UMA "COPIA" POR ASSIM DIZER
$config['create_thumb'] = TRUE;
 
// SE MANTEM O ASPECTO OU NÃO NO CASO SE VAI ACHATAR OU REDUZIR PROPORCIONALMENTE
$config['maintain_ratio'] = TRUE;
 
// DIZ O TAMANHO E LARGURA
$config['width'] = 75;
$config['height'] = 50;
 
// ABRE A BIBLIOTECA COM OS DADOS QUE DESEJA
$this->load->library('image_lib', $config); 
 
// VOILÁ - SUA IMAGEM
$this->image_lib->resize();

 

Sacou a diferença, não quero parecer "ignorante" mas pessoas que gostam de ficar reinventando a roda são meio que bestas, claro existem coisas legais de se fazer na unha? claro EXISTE, é legal SIM É! Mas se vc quer economizar TEMPO, DINHEIRO e entregar algo BOM use um framework, acho que aqueles que gostam de sofrer são os masoquistas

 

Além de ser mais rápido um framework, vc não precisa se PREOCUPAR COM N coisas já vem tudo pronto. Como segurança (a maioria das coisas) um exemplo de XSS.

 

Você teria que fazer uma função GIGANTE para evitar isso certo?

 

em codeigniter vc faz

 

 

$variavel = xss_clean($_POST['oquequiser']);

 

PRONTO já esta seguro, além de CRUD já estar pronto e diversas outras coisas que você pode economizar tempo, a maioria usa PDO ou seja você já não se preocupa nem com SQL INJECTION também

 

e por ai vai as ferramentas que um framework utiliza.

 

além disso, digamos que vc tem uma loja virtual também. montou legal, agora precisa integrar "boleto" por exemplo o seu é só cartão. PUTZ FOD**, vai fazer na unha, levar 3 semanas (exemplo ok, exemplo haters)

 

Com framework vc pode baixar "plug-ins" (bundles) tipo wordpress. integra e coloca (novamente por exemplo)

 

 

$this->gerarboleto('123');

 

Pronto JA IMPRIMI na tela o boleto CORRETAMENTE com código, barra tudo ok.

 

Claro cada coisa é cada coisa, agora se você gosta de fazer as coisas na UNHA, VOCÊ MESMO pode criar "pacotes" para o framework e ai ser um bom programador e disponibilizar na net se preferir para ajudar outras pessoas assim como muitos fazem (eu já fiz também)

 

Não dá para falar o que é bom ou não, vai de cada programador, gosta de fazer "na unha" FAÇA, gosta de framework USE-O!.

 

Agora a respeito de "cursos" não sou fã, e não recomendo (opinião minha) nada melhor do que um LIVRO ou CORAGEM! Quanto mais vc tentar usar e SE FOD** para usar... mais vai aprender, a primeira sempre sai um frankenstein, na segunda menos, e menos até vc ter o seu próprio estilo, as vezes começa vendo um estilo que o instrutor usa, ele não se adapta ao seu, o que geralmente fazemos? desistimos e vamos para outro, então estudando acho o melhor jeito xD

 

Ainda mais por que FRAMEWORK BOM MESMO tem uma documentação FODA, fácil de se aprender, como é os casos de Codeigniter e Laravel por exemplo (que para mim são as melhores documentações que já vi e consegui entender facilmente) não que os outros não tenham.

 

mas ai entra como falei, vai de cada um entender o que é melhor para sí mesmo, afinal cada programador, um estilo diferente =)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eii @Samuel, obrigado pela resposta,

 

Sobre o curso estava olhando esse: http://www.schoolofnet.com/cursos/zf2/

 

Esses cursos valem a pena o valor pago pelo mesmo?

 

Quero iniciar de um jeito certo com esses Framework's, Cake, Zend ou CI? =)

 

Sobre desempenho, questão de abrir/utilizar um sistema criado apartir de um framework, muda alguma coisa em termos de velocidade?

 

Você recomenda/tem algum tutorial ai sobre algum deles? Quais os comandos/funções mais utilizadas de um framework(ex.: CRUD, o que mais além disso?)?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eii @Samuel, obrigado pela resposta,

 

Sobre o curso estava olhando esse: http://www.schoolofnet.com/cursos/zf2/

 

Esses cursos valem a pena o valor pago pelo mesmo?

 

Quero iniciar de um jeito certo com esses Framework's, Cake, Zend ou CI? =)

 

Sobre desempenho, questão de abrir/utilizar um sistema criado apartir de um framework, muda alguma coisa em termos de velocidade?

 

Você recomenda/tem algum tutorial ai sobre algum deles? Quais os comandos/funções mais utilizadas de um framework(ex.: CRUD, o que mais além disso?)?

 

Basta ver a documentação do framework

 

http://ellislab.com/codeigniter/user-guide/ (codeigniter)

http://laravel.com/docs (laravel)

http://api.cakephp.org/2.3/ (cakephp)

 

Exemplos acima

 

TODA documentação ensina TUDO sobre o framework como fazer, o que usar e assim por diante, basta ler, não precisa de CURSO para aprender a não ser que você não seja muito autodidata (na minha opinião é aquele que depende de cursos e afins, desculpe mas não quero parecer grosso ou algo do tipo blz cada um é cada um rsrs..)

 

Quanto a performance SIM, aumenta em MUITO pois eles já são feitos com a ideia de reduzir o tempo de execução. Coisa que você também fazendo "na unha" teria que se preocupar e MUITO.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Rudy_jr,

 

Isso que eu queria ver! Um exemplo simples de utilização com código e bons argumentados.

 

Me despertou mais a curiosidade e a vontade de aprender um Framework, agora só resta saber qual a escolha certa do mesmo para iniciar e avançar novos trabalhos.

 

Com certeza vale a pena o cara se quebrar e aprender na "marra", grava melhor o que se faz/fez e aprende melhor, porém com curso ministrado por pessoas mais experientes e as mesmas com um certo tempo no ramo fica mais "fácil" ver o jeito certo e errado de se fazer.

 

Comecei a estudar PHP em 2006 em um TCC que fiz para conclusão de um curso técnico que fiz em escola pública, o qual a mesma não disponibilizava nada nesta linguagem, quis fazer diferente dos demais e apresentar esse cara para os professores e colegas(talvez porque eu comecei a lidar com ele e gostar muito do que podia ser feito(páginas dinâmicas com banco de dados, rsrsrs))...

 

Existe muita coisa legal que pode ser feita com a web, único framework que utilizei até agora é o Jquery e acho excelente, com certeza você falando desse jeito todo empolgado me faz ver que também é muito melhor utilizar um em PHP do que continuar na "unha" hehehe..

 

Dicas, manhas e detonados são sempre bem vindos! rsrsrs..

 

Obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A princípio, evite o cakephp, zendfw e outros "gordurosos".

 

 

Acompanhe o laravel porque é realmente promissor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.