Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

marij

Criação de arte em tamanhos grandes

Recommended Posts

Explico novamente que sou nova a área e cheia de duvidas, tenham paciência, pleease! hehehe

 

É o seguinte: Tenho que criar artes para placas de empresas mas os tamanhos ainda não foram definidos. O que sei é que eles podem variar pra fazer placas de diversos tamanhos, desde 40x40cm até, sei la, 2mx1,5m ou mais (ainda não existe nenhum critério pro tamanho, depende do que o cliente quiser).

 

A minha duvida é: como crio a arte já que o tamanho ainda não está definido? Sei que pra facilitar tem que ser tudo em vetor pra não perder qualidade quando for definir tamanhos, e de preferência em 300pdi também... Sei também que o photoshop não suporta criação de arquivos muito grandes (nem meu pc, eu acho), então, qual a solução?

 

E aí? Crio em um tamanho padrão ou "aleatório" (pra que meu pc também suporte e não trave todo) e não me preocupo com o tamanho final, ja que vou criar tudo em vetor e em boa qualidade? Nessas condições, importa o tamanho do arquivo que vou criar ou tô falando bobagem?

 

O meu medo é eles pedirem um tamanho enorme e a arte não ter qualidade suficiente pra impressão. :ermm:

 

Se ja houverem tópicos respondendo minhas duvidas, sorry! Não os achei, mandem pra mim?

Valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Marij,

 

Que dureza, pedirem algo sem nem saber o tamanho. Se você criar algo na vertical e o tamanho for horizontal, pode dar uma mão de obra daquelas rediagramar tudo.

 

Se você criar em vetor, lembre-se de que os 300 DPIs não são mais questão. Se usar um illustrator, por exemplo, veja se as configurações de efeitos de rasterização estão em 300 DPIs, para que elementos não vetores (como sombras) não fiquem em baixa.

 

Se criar em Photoshop, na gigantografia não existe obrigação em usar 300 DPIs, porque a impressão grande é para ser visualizada de longe. Se for para olhar de cerca de um metro, metade dessa resolução já estaria bom. Se for mais longe ainda, eu uso 100 DPIs. Se não haja máquina para lidar com esse arquivo...

 

EU detestaria criar sem saber o tamanho (formato). Mas entendo que do quadrado é mais fácil modificar para horizontal ou vertical.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A minha duvida é: como crio a arte já que o tamanho ainda não está definido?

 

A resposta é simples: você não cria. Porque para fazer qualquer coisa, você precisa possuir um mínimo de informação. É o mesmo que você ir a um agência de viagem e pedir: "Quero uma passagem para a Europa". Naturalmente o atendente irá lhe perguntar: "Pois não, para qual país?" Porque isto é uma informação necessária para completar a transação, a empresa calculará o preço da sua passagem de acordo com o seu destino.

 

Conhecer o tamanho da arte, portanto, é uma informação essencial. Até porque nem sempre é possível, simplesmente, redimensioná-la, se o novo tamanho não for proporcional, talvez seja necessário fazer ajustes na arte...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É isso mesmo. Pensei seriamente em dar essa resposta...

A resposta é simples: você não cria. Porque para fazer qualquer coisa, você precisa possuir um mínimo de informação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

masopias, obrigada pela ajuda!

 

Realmente como você disse eu já havia pensado em criar em quadrado, e com "sobras" pra se caso eu precisar aumentar horizontal ou verticalmente ter pra "onde ir". Valeu pelas dicas dos DIPs e pelos toques nos detalhes do illustrator. Vou me atentar pra esses pontos!

 

Rogério Guerreiro, infelizmente, no meu caso, não tô podendo negar trabalho. Sei que é errado aceitar um trampo onde nem todas as informações estão claras pra poder finaliza-lo mas o caso é que esse cliente sempre pede várias coisinhas que, querendo ou não, ajudam a pagar as contas no fim do mês. Entendo completamente seu ponto de vista, e se fosse o caso, também me negaria a fazer já que fica bem complicado.

 

Obrigada pela ajuda de vocês!
Se mais alguém tiver alguma dica, tô aceitando. :)



É o mesmo que você ir a um agência de viagem e pedir: "Quero uma passagem para a Europa". Naturalmente o atendente irá lhe perguntar: "Pois não, para qual país?" Porque isto é uma informação necessária para completar a transação, a empresa calculará o preço da sua passagem de acordo com o seu destino.

 

 

Aliás, o cara da agência de viagens pode me vender um pacote incluindo os principais países da Europa, por um preço um pouco maior, logico. E sem eu precisar especificar onde exatamente eu quero ir. Pode ser esse o meu caso hehehehheh :ermm:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Onde eu disse que você devia recusar trabalho? Never! hehe Vou te dar um exemplo melhor, desta vez do meio gráfico. Eu trabalhei numa indústria de adesivos e o esquema era mais ou menos assim:

 

Para fazer um orçamento (eu disse: orçamento), era necessário saber: q) tamanho do adesivo; 2) material; 3) número de cores de impressão; 4) quantidade de peças; 5) prazo de entrega. Isso era o mínimo, espero não estar esquecendo nada.

 

Sobre o tamanho, é evidente que influi no orçamento, assim como a quantidade de peças. O material importa muito: se o cliente não soubesse qual era, bastava informar onde o adesivo seria aplicado. Pois um material que gruda em uma determinada superfície pode não grudar em outra (e como a fábrica vai adivinhar?). Sobre cores, um adesivo a seis cores obviamente custará mais que um de duas .

 

Prazo de entrega é necessário saber, porque a fábrica se programava em função disso. Às vezes é muito pior você atrasar uma entrega do que ser honesta e dizer que necessita de um prazo maior para atender determinado cliente. E lembrando que a fábrica não comprava o material e nem imprimia nada enquanto o cliente não tivesse aprovado a arte e o orçamento, tudo direitinho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.