Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Micilini Roll

Custo de uma rede social?

Recommended Posts

Pessoal, sou programador em PHP como alguns de voces ja sabem, na verdade eu nunca fiz projeto de venda pra ninguem a nao ser para alguns familiares. so que recentemente saiu um JOB inesperado:

 

O rapaz me perguntou quanto custa um site igual facebook so que de outro nome, ou seja uma rede social, com eventos chat e tudo que o facebook tem...Bem!

 

Como somente eu sei fazer isso e nao tenha ninguem pra me ajudar, concerteza isso levara tempo uns 8 meses +/- , mas me digam qual valor deverá ser cobrado? quanto voces cobrariam?

 

Eu nao tenho ideia de quanto cobrar, eu cobraria uns 1200 reais por ai..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fórmula básica: valor total de horas que você vai gastar X seu valor hora. Tem outras variáveis ai, mas isso dai é o básico.

 

Dizer que custa 1200 ou 100 mil dá exatamente na mesma, isso é chute, não tem embasamento algum. Quem realmente tem noção do que está por trás por exemplo daquela singela pesquisa no topo ou das "pessoas que talvez você conheça" que fica na lateral, sabe que tem que ter taco para fazer igual aquilo ali.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Man! esquece?

 

1200,00 é só para desenhar o projeto! ... nos meus tempos de beginner eu cobrei barato demais por um projeto complexo "que achei que não seria" e me arrependo até hoje!

 

Primeiramente vc deverá traçar com seu cliente o que "realmente" ele quer, e se ele tem certeza, chat? feed? compartilhamento? mobile? Notificações? ... e lembre-se que PHP e JavaScript não irá ser suficiente. HTML5 + CSS3 + PHPOO + jQuery + MVC + PDO + Framework + Aspirina + Café + Mãe mandando desligar o PC etc etc etc e muito conhecimento empregado... e aí? vai cobrar 1200,00 ?

 

Como já citaram, cobrar por hora é o ideal, idealizar uma rede social da alcunha do Facebook pode parecer fácil, mas por trás de um projeto de tamanha dimensão, cobrando por hora pode sair dispendioso para os dois lados.

 

Boa sorte!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o problema com inexperiente cobrar por hora é, não saber quantas horas gastará no projeto. rsrsr

 

dá na mesma que dar chute..

 

colocando um ponto de reflexão, primeiramente deixe claro ao seu "cliente" que um site igual ao facebook com todas as funções do facebook, isso não existe.

 

quer dizer, se ele quer mesmo, só com servidores de hospedagem a infra envolvida (ele disse que tem que ter tudo né, então.)

, só com infra pense aí em 500 milhões de dólares para orçamentos bem enxutos.

 

Então, converse melhor com o seu cliente e coloque os pés dele no chão pois esse é o típico negócio que dá errado.

Primeiro, se ele quisesse algo grandioso e sério teria procurado uma agência grande onde poderá ter maior segurança, mas se procura um freelancer inexperiente que mal sabe quanto custa seu valor/hora.. como citaram é "cilada bino".

 

 

Se vc tiver a fim de pegar o serviço, nem que seja por experiência, defina suas propostas.. surigo que ofereça um valor X mensal e mensalmente vc vai definindo as metas.

Se o cara pechinchar ainda mais o valor, vai balanceando e negociando.. Exemplo, coloque em contrato que por um valor X , vc tem 60% dos direitos do negócio. Sacou ?

 

Isso porque, vai que de repente dá certo né.. se vc não especificar isso no começo ficará igual o Saverin..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sério, não dá pra responder isso, tipo: "Me vê uma rede social ai".

Mas se quiser fazer algo que nem o facebook, o valor de mercado dele passou de $ 100 bilhões em setembro, eu cobraria mais de R$ 1.200,00. lol

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não é bem assim o valor né..

 

para desenvolver algo funcional, contendo recursos básicos de relacionamentos, mensagens, etc, sem nada feito para grande volume de dados, aí sim.. eu diria uns 20 mil a 50 mil reais um orçamento bem pobre..

 

Ao valor de 100 bi do facebook está agregado as ações, modelo de negócios, monetização, patentes, escritórios, funcionários, etc.. é isso que mais vale.. é muito mais que scripts PHP..

E, obviamente a ferramenta no nível que está hoje deve valer talvez uns .. sei-lá.. 50 ou 100 milhões de dólares, sem incluir infra-estrutura (servidores,redes, etc..)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Coloque em contrato que por um valor X , vc tem 60% dos direitos do negócio. Sacou ?

Isso porque, vai que de repente dá certo né.. se você não especificar isso no começo ficará igual o Saverin..

 

Penso muito por esse lado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu fosse você pegava esse job, pouco são os programadores q tem essa oportunidade.

Pense isso no seu portfólio.

 

Agora você tem q ser realista, igual ao do facebook é impossível.

 

Se não sabe quanto cobrar faz o seguinte, veja o salário base para programadores PHP na sua região, faça os cálculos de quanto é pago por hora, digamos por exemplo que o salário é R$ 3.000,00 (40 horas semanais/ 8 horas dia) você cobraria $ 25,00 por 1 hora. Como você está trabalhando em casa faça o adicional dos custos com energia, alimentação e etc.

 

Defina primeiro como vai ser o projeto com o cliente, aí depois você vai ter uma base do tempo que irá gastar para fazer o projeto.

Nas tarefas que você não tem experiência você dobra o tempo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma aplicação para web não é uma roupa que a costureira faz e da para pessoa usar. O desenvolvedor passa a ser parte disso, por que toda a lógica foi desenvolvida por ele.

 

Você estará ligado a isto para o resto de sua vida, o contratante vai te pertubar para o resto de sua vida, um mínimo problema no sistema já será motivo par ele te ligar chingando e dizendo "está acontecendo algo urgente, você têm que vir resolver".

 

Não é o custo para fazer e sim o custo de criação e manutenção para o resto da sua vida.

 

Custo de criação = X

Custo de manutenção sempre que precisar = Y

 

Vai ter que projetar tudo com pré visualização de baixas e outros.

 

Criar uma aplicação com otimização global, desde o database (cassandra é claro) até o modo como a aplicação vai lidar com o servidor.

 

Se falhar na otimização, vai forçar o contratante a gastar milhares de reais com servidores. É possível usar apenas um servidor virtualizado e distribuir a carga e somente depois de muito tráfego passar para outros níveis.

 

 

[EDITADO]

 

Você não pode usar apenas um banco de dados, para cada área distinta deve observar qual o banco que melhor se adéqua, por exemplo, é possível usar MySql para armazenar bobagens dos usuários, coisas que você não vai precisar o tempo todo, ele pode ser dividido em vários servidores (o youtube faz isso).

 

Precisa também usar outras linguagens, não apenas PHP, você pode usar PHP para executar um programa em c++, com isso ganhará muita velocidade.

 

Outra coisa, o mundo quer novidade e não cópias, seja original e seja profissional o suficiente para recusar ou aceitar algo, veja o projeto como um todo e não o nome do projeto.

 

Ser profissional é ver se uma aplicação será uma grande caixa de NADA.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, acho que assim como você sou um web-designer de pouca experiência, e o pessoal tá rindo que ''1200 é pouco'', eu to desenvolvendo 1 web-game inteirinho, de graça... Apenas por hobbie pessoal e experiência, to a 1 ano mais ou menos nisso, sozinho, não ganhei nenhum real, mas em termos de experiência e aprendizado, nossa... Aprendi muito.

 

Se eu fosse você primeiro tentaria entender o que o cliente quer de VERDADE, qual seria o público alvo? Ele é empresário? Porque ele quer tudo isso?

Uma rede social modesta e bonitinha, dá pra fazer por uns 3 mil cara, não precisa ser O FACEBOOK, tem muita coisa mastigada na net que dá para implementar fácil. O problema todo é que alguém que pede algo igual o facebook, geralmente é uma pessoa sem noção e que provavelmente não vai querer te pagar o preço certo. Na boa, de coração: SE tu ver que o cara tem BANCA pra pagar bem, pega, dá um prazo longo, pede uns 3 mil e deixe claro: NÃO SERÁ O FACEBOOK. Porém, se esse cara for uma pessoa comum, vislumbrada com a internet, FUJA, e FUJA RÁPIDO.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

G

 

Cara, acho que assim como você sou um web-designer de pouca experiência, e o pessoal tá rindo que ''1200 é pouco'', eu to desenvolvendo 1 web-game inteirinho, de graça... Apenas por hobbie pessoal e experiência, to a 1 ano mais ou menos nisso, sozinho, não ganhei nenhum real, mas em termos de experiência e aprendizado, nossa... Aprendi muito.

 

Se eu fosse você primeiro tentaria entender o que o cliente quer de VERDADE, qual seria o público alvo? Ele é empresário? Porque ele quer tudo isso?

Uma rede social modesta e bonitinha, dá pra fazer por uns 3 mil cara, não precisa ser O FACEBOOK, tem muita coisa mastigada na net que dá para implementar fácil. O problema todo é que alguém que pede algo igual o facebook, geralmente é uma pessoa sem noção e que provavelmente não vai querer te pagar o preço certo. Na boa, de coração: SE tu ver que o cara tem BANCA pra pagar bem, pega, dá um prazo longo, pede uns 3 mil e deixe claro: NÃO SERÁ O FACEBOOK. Porém, se esse cara for uma pessoa comum, vislumbrada com a internet, FUJA, e FUJA RÁPIDO.

 

Gostei de sua opinião, muito sensata. Mas R$ 3000,00 numa rede social, ainda tá de graça.

 

Igual ao facebook, só com um U$$$$$ de investidor para poder bancar.

 

Coisas na net são assim, você lança, pode "nunca ser vista (não ser sucesso)" ou pode "explodir do nada (ser sucesso)". Explodindo vai ter que ter U$$$$ para manter.

 

O bom é o @Micilini Roll seguir seu conselho, ter uma conversa franca com o cara, para poder sondar qual o objetivo dele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Respostas hipotéticas para uma pergunta curta demais de dimensões tão extensas.

Primeiro proponho que nos colocamos no lugar do suposto cliente.

Esse cliente contempla uma idéia de empreendimento virtual e acredita fervorosamente no seu sucesso.

O tal cliente não detém conhecimento e capacidade técnica para por em prática suas idéias e não tem a menor noção do efeito econômico/financeiro do empreendimento .

Então o tal cliente resolve anotar minuciosamente cada detalhe de suas idéias folha por folha e cria um briefing.

1º caso

Com este volume de folhas encadernadas ou não o tal cliente acredita que um Desenvolvedor poderá criar um projeto de software baseado em seu briefing.

O mercado especulativo de remuneração por serviços que exigem qualificação técnica esta oneroso nos dias atuais. Então o Desenvolvedor observa atentamente cada detalhe do briefing e propõe desenvolver um orçamento e um projeto depurado em cima desse briefing.

O cliente confiou no Desenvolvedor porem dias após não obteve resposta positiva.

O cliente ficou desiludido e desacreditado da honestidade dos Desenvolvedores.

2º caso

O Desenvolvedor retornou com o proposto orçamento e um projeto mais leve e sofisticado

O cliente negociou e especulou o orçamento apresentado pelo Desenvolvedor

Os trabalhos iniciaram

Os custos sobem em poucas semanas, devido à necessidade de novas tecnologias, mão de obra qualificada e tempo de dedicação.

O cliente não suporta a onerosidade do projeto e desiste de sua continuidade.

 

3º caso

O cliente procurou interagir com um Desenvolvedor de now-how significativo. Pesquisou seu perfil nas redes sociais, a seriedade de suas publicações, suas obras e o nível de sua reputação.

O cliente propõe uma pequena sociedade por quotas de responsabilidade limitada para desonerar a questão remuneratória.

O cliente cria um Plano de Negócios ou BMG (Business Model Generation) e apresenta aos candidatos a sociedade.

 

Os candidatos a sócios negociam sua parcela de contribuição no empreendimento seja cognitiva ou econômica.

Concluída a triagem cada sócio é nomeado com suas responsabilidades: Programação, designer, SEO, captação de recursos, divulgação, parcerias, patrocínios, captação de insumos, etc.

Baseado no Plano de Negócios ou BMG reúnem-se todos para traçar um projeto de serviço.

Inicia-se a programação dos códigos. Com a dimensão do empreendimento a tendência é a crescente despesas que não devem comprometer a confiança da sociedade e a pro-atividade dos desenvolvedores. Para solucionar este problema deve-se buscar incentivo financeiro entre Anjo Investidor ou novo sócio quotista.

a) A sociedade vai de vento em popa e o projeto esta na sua fase de lançamento.

b) Os sócios contratam uma empresa de divulgação e marketing

c) Os sócios sobem o projeto para servidor online e esperam alguma coisa acontecer.

d) Os sócios lançam o projeto para um pequeno publico crítico para avaliar os pros e contras e as estatísticas de estender ao publico direcionado ou popular.

e) Os sócios passam a trabalhar duro na monetização do empreendimento.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

#17

 

Entra na realidade brasileira, aqui no brasil, temos agiotas disfarçados de anjos e empreendedores que não tira a bunda da cadeira, um governo que suga até a alma e o pior já entra como seu sócio.

 

A maioria dos empresários bem sucedidos que existe no brasil, se seguisse sua linha de raciocínio só ficaria no business plan.

 

E sobre Plano de Negócios, e melhor você se atualizar, pois isso é quando uma empresa precisa de investimento lá pelo 2º round e o anjo está saindo fora, pois foi trocado por modelo de negócio (canvas).

 

Ta parecendo mais discurso de um formando, do que alguém que possui experiência na prática. :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.