Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Giihh

Script orçamento que informa valor

Recommended Posts

Olá, estou tentando criar um script que retorne valores de um orçamento, similar ao disponível nesta página:

 

http://www.placprint.com.br/produto/placa-de-sinalizacao/58

 

Onde o cliente informe o tamanho (altura e largura) do produto e a quantidade desejada e o script retorne o valor unitário e também valor total da quantidade informada

 

Tenho noção básica de desenvolvimento de scripts :unsure: , gostaria de indicação de quais funções utilizar, ou caso tiver alguém disponível, possa me acompanhar e orientar no desenvolvimento e será postado todo o processo aqui neste tópico.

 

 

Bom dia,

 

 

 

Irei seguir o roteiro abaixo para desenvolvimento do script, estou me orientando seguindo as aulas do Escola Completa http://escolacompleta.com/desenvolvimento/javascript/curso-javascript-variables-ou-variaveis, por favor me deem uma luz se o roteiro está bom, sugestões são bem vindas de como posso começar a desenvolver:

 

no script

  • variável com preço de R$0,60 inicial para 1cm (o preço inicia no menor tamanho que é 1cm)
  • criar condição que aumente o preço conforme o tamanho do quadrado/retângulo (essa é minha maior dificuldade)
  • calcular valor total quantidade informada (quantidade * preço tamanho informado = preço total)
  • Desconto: criar variável que abate um percentual do valor conforme o aumento da quantidade
  • Calcular valor unitário da quantidade informada (preço total/quantidade) já com desconto
  • Criar integração com php para que eu e o cliente receba por e-mail o orçamento.

No form

input tamanho altura x largura

input quantidade

Botão Calcular

 

Relatório:

Exibe quantidade digitada

exibir valor total da quantidade informada (já com desconto)

exibir valor unitário do total da quantidade

 

e-mail:

Caso o cliente quiser pode finalizar o orçamento e será enviado e-mail para ele e para mim, onde entrarei em contato com ele para continuidade ao atendimento.

 

Preciso muito desse script, estou tendo dificuldades para criar a condição que aumente o preço conforme o aumento do tamanho do quadrado/retângulo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em relação a área do retângulo encontrei o script abaixo que alterei:

 

------

<script language="JavaScript">
function calcula_tamanho(form) {
var area = (eval(form.comprimento.value*form.altura.value));
form.resultado.value = area;
}
</script>
-----
<form>
Comprimento:
<input type="text" name="comprimento" />
Altura:
<input type="text" name="altura" /><p/>
<input type="button" value="Calcular" onClick="calcula_tamanho (this.form)" /><p/>
Resultado: <input type="text" name="resultado" />
</form>
------
Como coloco nesse script as condições if e else para inserir variações de valores do orçamento conforme alteração dos tamanhos informados no input?
exemplo:
se valor informado for altura 1cm e comprimento 1 cm = R$0,60
se valor informado for altura e comprimento entre 1,1cm x 1,1cm até 2cm x 2cm = R$1,08 (pode ocorrer variações exemplo 1,3 de altura x 1,8 de comprimento e o valor permanecerá o mesmo, R$1,08, até alcançar 2cm de altura e largura).... se não for encontrado o else entra em ação
se valor informado for altura 2,1 cm x 2,1 até 3cm x 3cm = R$2,20 e assim sucessivamente. Até o tamanho coincidir com alguma linha if da tabela de valores.
Não quero o scipt pronto, apenas aprender como chegar a solução. Aos que contribuírem agradeço imensamente!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vc informou alguns valores tal, mas qual a fórmula desses valores, pois é uma tabela que vai ter valores sucessivos e qual o tamanho máximo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bergs, boa tarde... tentei visualizar o script com a formula da tabela price ou SAC, claro que alterand muita coisa, mas fica muito complexo, pra mim que estou aprendendo.

 

exemplo da tabela price (não em script): Planilha com a formula original PRICE

 

---------------------------

Agora estou verificando outra possibilidade.

 

Lembrando que o tamanho máximo é 1 metro de altura X 2 metros de largura

e acrescentando que o valor para cada centímetro é diferente, então a tabela vai ficar grande (e pelo que entendo com muitos ifs e elses)

 

Então (inventando por aqui :D ) será algo similar a isso:

 

x=altura (input)

y=largura (input)

t = tamanho

q = quantidade (input)

p = preço por tamanho (tabela)

dq = desconto por quantidade (tabela)

pq = preço por quantidade (com desconto)

pu = preço unitário (com desconto)

 

o cálculo

 

t=x.y

p= t (nesta variavel if e else entra aqui, onde vai perguntar se o valor encontrado na variavel t está em umas das linhas da tabela, nisso é retornado o preço por tamanho.)

dq = q-% (aqui acredito que irei ter que fazer outra tabela para informar a porcentagem de desconto conforme a quantidade informada)

pq = p.q-dq (preço por tamanho unitário X a quantidade informada - (menos) o % de desconto pela quantidade)

pu = pq/q (preço do total da quantidade já com desconto dividido pelo pela quantidade informada = retorna o valor unitário com desconto devido a quantidade)

 

----------------

 

Como faço na pratica o if e else para criar as duas tabelas no script?

acredito que aprendendo isso consigo relacionar as demais variáveis e criar o script, assim compartilho o resultado aqui.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não da pra pegar os valores de largura e altura, fazer um calculo de área e multiplicar pelo valor de cada cm²?

 

Exemplo:

 

Altura: 10cm

Largura: 8cm

Área: 80cm²

 

Cada cm² custa R$ 2,00 então, o custo desta placa é 80*2 totalizando R$ 160,00 ??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agradeço contribuição

 

 

Exemplo:

 

Altura: 10cm

Largura: 8cm

Área: 80cm²

 

 

Então é exatamente isso que no meu exemplo anterior esta o calculando na variável tamanho (t = x.y). Você colocou de forma muito mais compreensível.

 

-------

 

Cada cm² custa R$ 2,00 então, o custo desta placa é 80*2 totalizando R$ 160,00 ??

 

Desta forma como vocês colocou facilita o calculo e nem vai ter necessidade de fazer outra tabela, porém (sempre os poréns) os preços "não" são fixos, ou seja são variáveis e embora retorne um valor para o cliente conforme a medida que ele colocar os preços não serão cobrados "automaticamente" mas sim por valores "descritos manualmente". dai entendo que entra a necessidade de duas tabelas, uma de valores para cada tamanho e outra de desconto para cada quantidade.

 

Ainda to na aula 17 de 47 desse curso da Universidade XTI (http://www.youtube.com/watch?v=3I_aJ65HjqI&feature=share&list=SP48981947BAC7C172)

 

Se voces puderem me adiantar alguma dica, será bem vinda

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a formula da variacao de preços conforme o tamanho vc ainda nao explicou, qual o acrescimo a cada x tamanho (area)? Quanto ao desconto esse vc pode deixar para o final apos resolver essa formula.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

imagem

 

Bergs a unica formula que consigo te passar é referente ao tamanho conforme o Andrew já mencionou

 

tamanho * comprimento = cm² (veja imagem acima)

 

pra descobrir o valor do tamanho, não consegui criar uma formula, somente imagino a pesquisa entre a faixa de dimensões dentro da tabela (conforme imagem) e retornar o valor na linha em que for achado o tamanho.

 

Andrews, claro, mas como criar um bloco de variaveis, de forma que fiquem dentro de uma tabela e consequentemente mais organizado? faz sentido?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

deixa eu explicar melhor. Vc mencionou que 1cm2 equivale a RS0,60. Entre 1,1 e 2cm2 RS1,08. Para 2,1 ate 3 cm2 RS 2,20.

 

Como vc definiu esses valores para cada faixa de tamanho?

 

Resumindo faz a multiplicaçao do resultado da area x a qnt dentro das condiçoes que exemplificastes de acordo com a tua tabela de preços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bergs como falei para o Andrewn analisando aqui, meu modelo não permitirá que os valores sejam automatizados.... os valores serão inseridos manualmente para cada tamanho, ou seja, por exemplo, o dono fala hoje que o tamanho 10cm por 10cm vai estar em promoção. então vou na tabela e mudo somente o valor deste tamanho e quando o cliente calcular este tamanho vai aparecer o valor da tabela alterado... os valores de preço aqui informados são fictícios, erro meu não ter falado antes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara to vendo q esse post é antigo, você já resolveu seu problema ?? porq sou analista e trabalho bastante com php, poderia te ajudar se precisar ok

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.