Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Zathan

O que exatamente define "cópia" ou "plágio" em um game

Recommended Posts

Iniciei o desenvolvimento de um jogo de plataforma 2d com um amigo no final do ano passado. Os gráficos são bastante inspirados no jogo Limbo, sendo que tudo é "escuro" e baseado em silhuetas, basicamente. Até os filtros de grãos e tal estamos utilizando, pois achamos muito bacana.

 

Mas agora estamos em dúvida em relação a questão do plágio... apesar da jogabilidade ser um tanto parecida com o Limbo também, o enredo é bem diferente. A única coisa que estamos fazendo "praticamente igual", é o visual.

 

Será que isso pode causar algum problema? Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se você que programou reconhece, imagine o "copiado".

 

Não conheço o jogo em questão, mas jogos de simulação de futebol, por exemplo, teriam "caras parecidas".

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpe, não entendi muito bem o que você quis dizer. Tipo, estamos usando apenas o estilo de arte do game em questão:

 

1404071-limbo_esrb_t_720p30_st_6300kbps_

 

Gostaria de saber se podemos ter algum problema, como por exemplo não poder lançar o game ou coisa parecida... Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você teria alguma screenshot do tal jogo Limbo. Não que eu esteja com preguiça de pesquisar (mas estou mesmo :P), mas também para que saibamos baseado em qual cena do jogo Limbo especificamente você acha que essa sua se assemelha.

 

Um estilo nem sempre tem dono. Imagine, por exemplo, se houvesse batalha judicial por direitos autorais entre todos os jogos desenvolvidos com Unity, Unreal Engine e etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A imagem acima é do Limbo, não do meu jogo. Meu projeto está em estado bem inicial ainda. Limbo ficou muito conhecido e foi muito premiado... é considerado por muitos como "jogo arte".

 

Não há uma parte no meu jogo que se assemelha com Limbo. Apenas os gráficos. O estilo de arte. A imagem acima, mesmo sendo do Limbo, define muito bem como é o estilo do meu jogo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então inverte o que eu disse, ao invés de postar algo do Limbo, poste algo do seu jogo. mesmo que esteja em desenvolvimento você deve ter alguma coisa pra mostrar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:seta: Imagem

Basicamente é isso... está sem o cenário de fundo esta parte. Os gráficos são bastante inspirados em Limbo, sim, mas só por isso pode ser visto como plágio? então todos os jogos que saíram em cel shading depois do primeiro que usou essa tecnologia também são plágio? Obrigado...

ps: a personagem ainda vai ser modificada. Essa é só para teste.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É, cara, infelizmente, a menos que seja um incrível coincidência de algum momento do jogo, eu vejo isso como plágio sim.

 

Jogos diferentes podem sim ter aspectos similares e eventualmente até mesmo iguais de um certo ponto de vista ou em determinados momentos. é bem onde entra a concorrência (fazer parecido, porém melhor).

 

Como você disse que o enredo é bem diferente, talvez esta seja sua base para uma possível defesa futura se for o caso, mas aconselho dar uma conversada com algum advogado sobre o assunto pra que não haja nenhuma surpresa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hm... obrigado pela dica, amigo. Realmente espero que não aconteça nada, pois realmente o que estamos "copiando" entre mil aspas, é o visual do outro jogo... abraço :yes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não é uma questão simples esta da cópia, por isto existem centenas de ações judiciais em tecnologia, não só jogos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Editei de novo seu post pra que a imagem funcione de uma vez por todas.

 

Para esse que site não permite links diretos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

PES é uma cópia de FIFA e FIFA é uma cópia de PES. Ninguém liga.

É basicamente nesse tipo de coisa que penso para ficar mais tranquilo em relação ao assunto. Seguindo a lógica de que meu jogo pode ser considerado plágio, então todos os jogos 2d que saíram depois do primeiro são cópias?

 

Sei lá... não estou fazendo um jogo baseado no Limbo, e sim, baseado no estilo de arte dele.

 

Editei de novo seu post pra que a imagem funcione de uma vez por todas.

 

Para esse que site não permite links diretos.

hehe obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá,

Pelo que entendo de mercado e questões relativas a propriedade intelectual, você deve se preocupar se pode ser acusado de praticar concorrência desleal. Ou seja, imagine que haja uma legião de fãs do Limbo (creio que há). Esses fãs, quando virem seu jogo, podem pensar que estão vendo uma versão ou continuação do Limbo?

 

Quando alguém acusa alguém de concorrência desleal, isso vai parar na justiça. E quem vai decidir se jogaram seu jogo pensando que era o Limbo ou não será o juiz. Portanto, acho prudente perguntar a várias pessoas, quando você tiver o protótipo, se acham que seu jogo é o Limbo. Acho que esse é o princípio da coisa.

 

Olha o que a King está fazendo por aí, o mercado está ficando sinistro.

 

Espero ter ajudado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, do ponto de vista jurídico, não saberia dizer. Mas do ponto de vista de um jogador...

É o seguinte: Vocês não estão copiando (desculpe usar a palavra cópia, mas foi o termo que você usou no post) um ponto de vista isométrico, ou uma jogabilidade em primeira pessoa. Essas coisas são genéricas e realmente não faz sentido chamar half-life de cópia de Doom, por exemplo.

Já o visual de Limbo é uma coisa bem particular, e talvez o jogo não tivesse um terço do sucesso que teve não fosse pela identidade visual que eles utilizaram. Provavelmente nem foram os primeiros a fazer isso, deve haver outros jogos ou até outras plataformas que utilizaram essa identidade antes. Mas eles fizeram com maestria, tanto é que sempre que algum jogo com aparência parecida é lançado, logo chamam de 'clone de Limbo' ou coisa parecida. Lendo as respostas até estava achando que o pessoal estava pegando pesado ao chamar de plágio sem mesmo ver o screenshot do seu jogo. Preto e branco, silhueta, fundo enevoado, não existe nenhum copyright para isso.

Mas aí eu ví o seu screenshot, e, mano, tá identico à Limbo. Sua história vai ser diferente? Beleza. A jogabilidade pode ser diferente? O personagem pode pegar armas, trocar de armadura, coisa assim? Beleza. Mas assim que você jogar isso num greenlight da vida, o que você mais vai ler nos comentários vai ser: "outro Limbo?" e todo o esforço da sua equipe vai por água abaixo.

Eu não estou duvidando da capacidade de vocês de fazer um jogo legal pacas, mas isso certamente vai atrapalhar vocês. Como eu disse, o que definiu o Limbo foi justamente o visual, e vocês estão se baseando na única coisa inovadora do jogo para fazer o seu.

Então, a minha sugestão seria: busque outra identidade para seu jogo. Eu não acho que vocês serão processados ou coisa assim, mas vão sofrer com comparações que podem minar o sucesso do esforço que vocês estão investindo no jogo.

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existem centenas de jogos inspirados um no outro, o plagio se dá quando você usa elementos muitos parecidos.

Bloodstained é o jogo do antigo produtor de Castlevania, nesse jogo ele está utilizando os mesmos elementos de Castlevania, porém com uma temática diferente (Trocou vampiros por Demônios), para não ser considerado plagio.

Ou seja, você pode fazer um jogo inspirado em limbo, desde que não siga a mesma história como um todo.

Mas atenção, os fãs são muitos chatos kkk!!!
Inove um pouco, ou se não eles vão reclamar. :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, do ponto de vista jurídico, não saberia dizer. Mas do ponto de vista de um jogador...

É o seguinte: Vocês não estão copiando (desculpe usar a palavra cópia, mas foi o termo que você usou no post) um ponto de vista isométrico, ou uma jogabilidade em primeira pessoa. Essas coisas são genéricas e realmente não faz sentido chamar half-life de cópia de Doom, por exemplo.

 

Já o visual de Limbo é uma coisa bem particular, e talvez o jogo não tivesse um terço do sucesso que teve não fosse pela identidade visual que eles utilizaram. Provavelmente nem foram os primeiros a fazer isso, deve haver outros jogos ou até outras plataformas que utilizaram essa identidade antes. Mas eles fizeram com maestria, tanto é que sempre que algum jogo com aparência parecida é lançado, logo chamam de 'clone de Limbo' ou coisa parecida. Lendo as respostas até estava achando que o pessoal estava pegando pesado ao chamar de plágio sem mesmo ver o screenshot do seu jogo. Preto e branco, silhueta, fundo enevoado, não existe nenhum copyright para isso.

 

Mas aí eu ví o seu screenshot, e, mano, tá identico à Limbo. Sua história vai ser diferente? Beleza. A jogabilidade pode ser diferente? O personagem pode pegar armas, trocar de armadura, coisa assim? Beleza. Mas assim que você jogar isso num greenlight da vida, o que você mais vai ler nos comentários vai ser: "outro Limbo?" e todo o esforço da sua equipe vai por água abaixo.

 

Eu não estou duvidando da capacidade de vocês de fazer um jogo legal pacas, mas isso certamente vai atrapalhar vocês. Como eu disse, o que definiu o Limbo foi justamente o visual, e vocês estão se baseando na única coisa inovadora do jogo para fazer o seu.

 

Então, a minha sugestão seria: busque outra identidade para seu jogo. Eu não acho que vocês serão processados ou coisa assim, mas vão sofrer com comparações que podem minar o sucesso do esforço que vocês estão investindo no jogo.

 

Abraço!

 

kemoth

 

Concordo com você, mas a screenshot que eles colaram é a do limbo mesmo XD. Mas caso os Sprites deles forem "iguais", os do limbo, vão ter problema.

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.