Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rogério Guerreiro

Sobre Pedidos de "Ajuda"

Recommended Posts

Desenhistas sempre recebem pedidos de "ajuda", os quais podem ser resumidos na frase: "Faz esse desenho pra mim". É um problema antigo e, enquanto ele não for analisado, vai continuar acontecendo. Daí eu estar escrevendo este tópico, a fim de esclarecer as pessoas. Para encurtar o assunto, precisarei ser direto, espero que ninguém se ofenda.

Primeiro, o que essas pessoas pedem não é ajuda e sim um serviço. Um trabalho. Sendo um trabalho, não tem cabimento elas quererem que ele seja feito de graça... exceto se for para fins de caridade. E caridade legítima, claro, para ajudar quem de fato precisa.

Você já deve ter ouvido aquela teoria: "as pessoas devem trabalhar no que gostam", não é? Mas para se trabalhar no que gosta, é necessário receber dinheiro por isso... do contrário, como é que a pessoa vai se manter? Logo, o desenhista precisa cobrar, é uma consequência lógica.

Como qualquer um, os artistas tem contas para pagar. Essas dívidas não podem ser pagas com favores, nem com desenhos: tem que ser com dinheiro. E os credores não vão me dar um desconto, nem deixar de cobrar só por eu ser um artista...

 

Acho que o ponto está bem claro e não sinto necessidade de ir além... mas quem quiser discutir o assunto, esteja à vontade.

Veja também: Sobre Créditos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

detalhe: e essas mesmas pessoas que receberam "ajuda", são as que mais vão desvalorizar os artistas.

 

Justamente... e os desenhistas mais novos geralmente não tem consciência de nada disso, daí a necessidade de explicar a eles. Esse esquema de fazer "digrátis" ou a "preço de bolacha" detona qualquer profissão.

 

Um exemplo: há muitos desenhistas de quadrinhos de talento no Brasil mas o mercado nacional é escasso. Experimentem perguntar para o povão na rua sobre o assunto: a maioria só vai citar o nome de Maurício de Souza. Nada contra ele, claro... mas, desde que o Maurício entrou no mercado até a data de hoje, já era pra situação do quadrinho nacional ter avançado, não?

 

E não avançou. Temos ótimos desenhistas brasileiros trabalhando para a Marvel e DC Comics porque eles não conseguiriam ganhar dignamente trabalhando no seu próprio país...

 

 

Hinom: Ótimo esse vídeo. Simples e direto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Essas "ajudas" é estupro profissional e pessoal.

Já comentei em algum outro tópico, pior que isso, é o sujeito pedir para colocar a assinatura dele lá para impressionar alguém, assumindo a autoria do trabalho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hoje encontrei esta postagem do site The Candy Jar, batizada ironicamente de "Simple Illustration" (sim, é o equivalente à frase "simples desenho", que tanto ouvimos falar no Brasil! rsrs).

Em resumo, o artigo fala sobre duas "ofertas": a primeira, onde queriam pagar duas ilustrações por 25 dólares e a segunda oferecia... 10 dólares por um minuto de animação! Dá pra acompanhar o texto razoavelmente pelo tradutor do Google. Chamo atençao para este trecho:

"Lembre-se que você tem uma habilidade, você gastou tempo aprimorando essa habilidade e merece ser adequadamente pago por esse tempo e esforço."

Outra coisa interessante mencionada ali é o The Graphic Artists Guild Handbook: Pricing & Ethical Guidelines, um manual para orientar artistas e designers sobre preços e questões éticas.

 

Infelizmente esse livro não teria muito serventia para nós, pois leva em conta a realidade do mercado americano e não do nosso... mas mostra como eles estão mais avançados em relação aos brasileiros, que ainda perdem tempo discutindo se "desenhar é um dom"...

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.