Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

hufersil

Desabafo

Recommended Posts

Sou usuário do iMasters desde 2003.

 

Geralmente, sou um observador e tento interagir nas dúvidas um pouco mais complexas ou, quando o bicho realmente está pegando para o usuário, dou uma mãozinha para ele tocar vida. Desta forma acredito que o membro tem um tempo maior para refletir na dúvida dele e ver se não consegue resolver seu problema sozinho ou com a ajuda de um outro membro que pode ter a paciência de ler um post onde a pessoa posta o site inteiro no tópico aberto (paciência esta que no meu comentário do perfil já deixo explícito que não tenho).

 

Em algumas dúvidas, encontrei boas ideias para desenvolvimento, dentre as quais resolvi desenvolver e disponibilizar soluções, como um editor de etiqueta com jQuery, o qual agora também uso em projetos pessoais.

 

Mesmo que eu pareça ser pouco ativo, diariamente - tanto pelo desktop quanto smartphone - sou um usuário sempre atento aos posts dos fóruns (principalmente PHP).

 

Duas situações, completamente opostas, sempre me chamaram a atenção.

 

A primeira, e mais satisfatória, é participar da construção do conhecimento do membro. É ver que ele realmente está se empenhando em resolver um caso e não simplesmente está esperando a resposta milagrosa cair no seu colo e ele possa ganhar dinheiro com aquilo ou resolver sua situação de maneira que nenhum conhecimento foi agregado. Acho que a grande "magia" de participar de um fórum, é ver que o seu conhecimento auxiliou no crescimento de uma outra pessoa. E, ao mesmo tempo, ver que aquela pessoa teve humildade e interesse em ler e estudar o material passado. Isto para mim é muito recompensador. Gosto muito, por exemplo, de ver os posts que o João participa, porque nota-se que ele dedica um tempo precioso da vida dele para ajudar outras pessoas. De igual forma, outras pessoas o fazem - desprendem-se do que estão fazendo para auxiliar outras pessoas. Isto mostra o real sentido de um fórum - ajudar na construção do conhecimento.

 

A segunda, e muito frustrante, é a falta de humildade em alguns casos de quem procura ajuda. Na maioria absoluta das vezes, as respostas dadas a um tópico aberto são cuidadosamente pesquisadas pelo membro que se dispôs a ajudar, como comentado no parágrafo anterior. Ou até mesmo o membro já sabia de uma referência de cabeça e enviou para o membro que procura auxílio. Entretanto, em algumas situações, estas respostas são tratadas com desdém e ironias. Além de, na maioria destes eventos, esperarem as respostas prontas para códigos encontrados na net, para que os membros do fórum adaptem o código encontrado para "rodar" no ambiente deles. Na minha opinião, estes tipos de pessoas prostituem nosso mercado, fazendo com que cada vez mais nossos postos de trabalho (muitas vezes conquistados de forma muito suada) venham pagar cada vez menos por um bom profissional.

 

As vezes, confesso que acabo perdendo um pouco a paciência com pessoas que fazem este tipo de coisa, mas também acho que nós, como profissionais de TI, deveríamos filtrar um pouco mais as respostas que vamos dar, no sentido de não fazer todo o trabalho para outrem, e sim, como já citado, ajudar na construção do conhecimento.

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo totalmente com o que disse

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não respondo :

 

"Dever de casa" em que vejo que o Membro não tentou nada.

Perguntas mal feitas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.