Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Jorge Andrade

Códigos Fontes para estudo

Recommended Posts

Olá pessoal.

 

Estou estudando C e gostaria de pedir a vocês que me indicassem materiais para estudo, principalmente algum site ou livro que contenha códigos fontes.

 

Estive estudando pelo livro do K&R C The Programming language, mas muitas coisas nele, de começo são difíceis de entender, então estudei pelo C for Dummies, e agora estou usando o C How to Program do Deitel e o C Programming: A modern Approach.

 

Mas apesar de ler e fazer os exercícios dos livros, falta ver códigos fontes de programas funcionais.

 

O que vocês poderiam indicar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ai jovem :), para ver código fonte e estruturas, te indico a criar uma conta no GitHUb e procurar um projeto que te agrade.

Outra coisa para aprender é vc criar seu própio projeto, não que vc tenha que coloca-lo funcional/Online, o que quero dizer é que como eu também aprendi assim, criei vários projetos e uns 80% deles não terminei (hauhauahaua), mas a cada projeto aprendi muitas coisas diferentes e utilizo sempre em projetos seguintes.

 

O que penso sobre livros: Ler livros antes de ter dúvidas é como ir ao supermercado sem ter fome. Ler livro é bom, mas quando vc já tem muitas dúvidas sobre o assunto que o livro aborda é fácil de compreender.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

TalissonBento, é mais ou menos isso que você disse mesmo. Como eu já li os livros, já sei como é a estrutura da linguagem C, já sei como são construidos os arrays, como funciona os ponteiros, structs, etc.... Agora preciso começar a implementar, pq uma coisa é saber o que são e como funciona, e outra coisa é implementar algo com isso. A prática é o que manda agora.

 

Sobre o GitHub, que a _Isis_ até já tinha postado anteriormente, fiz uma conta lá agora a pouco e estou procurando uns projetos para ver.

 

Obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Livros em português te ajudaria?

Tenho alguns, se precisar, te mando.

Também estou aprendendo C, venho do Delphi e senti algumas dificuldades, pois o delphi tem muita coisa pronta e que facilitademais o desenvolvimento.

Não tenho problemas com a linguagem pascal, mas os pormenores do C++ me pegou de calças curtas, principalmente os tipos do C que são um pouco diferentes do Pascal e seguem filosofia diversa.

Exemplo:

No pascal, isto abaixo daria erro de tipo:

 

 

var
   I: integer;
   D: Double;
begin
   D := 1.77;
   I := D;

 

 

Para consertar este erro eu tenho de fazer um type casting:

I := Trunc(D);

 

No C++, isto não seria problema, pois o mesmo faz isto automaticamente:

 

 

int I;

float D;

int main()

{

 D = 1.77;

I = D; // somente a parte inteira 

 

 

Para quem vem do Delphi, estas diferenças são um pouco chatas, além dos ponteiros em C++ que são um pouco confusos.

 

Se houver private message mande seu email que lhe envio.

 

 

bye

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sugiro tomar cuidado com livros, já que C é complicado e tem muito livro com erro defendido na Internet.

 

Sugiro que volte pro K&R. O livro é sim mais desafiador que a média, mas é correto e pequeno. Faça os exercícios e poste no github... pode até postar as soluções aqui pra gente opinar/corrigir.

 

Seguem alguns dos códigos que eu escrevi e coloquei no gist (subdomínio do github):

 

Calculadora RPN: https://gist.github.com/guipn/5122682

Busca binária genérica: https://gist.github.com/guipn/3939805

Removedor de comentários: https://gist.github.com/guipn/3460811

Lista ligada simples: https://gist.github.com/guipn/2411202

Gerador de inteiros pseudoaleatórios em um intervalo dado: https://gist.github.com/guipn/2008699

 

[]s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

johnny-walker, obrigado mas livros já tenho vários, o negócio agora é mais implementar e ver códigos e idéias diferentes.

 

guidjos, sobre o livro do K&R, ele é o melhor e mais rápido de ler, só que algumas coisas são meio obscuras nele, esse C Programming: The modern approach é muito bom, é grande, mas muito bem explicado. Já o do Deitel eu não recomendo muito, apesar de ser muito grande, é meio ruim, Deitel é melhor pra Java.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

C Programming é muito bom realmente, mas um outro chamado Jumping into C Plus Plus de Alex Allain também é muito bom, gostei da didática.

Um outro em português que achei interessante é o Treinamento em linguagem C++ de Victorine Viviane Mizrahi, muito bom em alguns aspectos. Outro é advanced topics in C, bom também, além de C++ Complete Reference, C++ primer plus.

Engraçado que em português são poucos livros.

Mas consegui uns livros bons. Estou querendo comprar na Amazon americana, aqui no Brasil livro é muito caro, principalmente C++ e C#.

 

 

bye

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.