Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

kall.max

Alguém sabe como criar um CMS do zero

Recommended Posts

Pessoal boa noite,

 

Estou em busca de alternativas para o desenvolvimento de um painel administrativo complexo que possa entender seu código fonte(que seja um painel profissional),

Estive criando uma área administrativa complexa(

Com administração de noticias do site, cadastro de usuários por níveis, gerenciamento de conteúdo do site visualização de usuários on-line, enfim tudo que engloba um painel administrativo,

mas na criação das paginas dinâmicas para que um usuário sem conhecimento em programação passa criar, editar e excluir paginas com ligações diretas com menus, onde um só aparece se o outro existir.

Cheguei postar essa duvida aqui no fórum tive algumas respostas, analisando as respostas estou pensando em criar um CMS do zero ou baseado em algum existente.

)

 

Tive olhando alguns tem um que eu possa basear, o Mostra baseado em bootstrap, só que não faz conexão com nenhum banco de dados. Joomla e wordPress me parece muito conhecido pra apresentar a um cliente. Ouvir falar do Zend-framework e do yiiframework.

 

Alguém poderia me ajudar a escolher o que é melhor e mais fácil de fazer criar um do zero baseado em alguns desses existentes ou usar um existente e só editar(coisa que eu não sei editar um cms já existente) ou ate continuar o que estou desenvolvendo ( só que o problema e a criação de paginas dinâmicas e menus).

 

Ajudem ai pessoal tutorial videos aulas dicas, ate mesmo ajuda será bem - vinda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual a sua dúvida?

 

Qual a dica que poderia me dar de um caminho mais facil de desenvolver um painel administrativo(back-end) para administrar site 100% dinamico, se seria apartir de um existente ou criar um do zero(me falaram que com o zend-framework ou o yiiframework eu consigo criar um mais eu não sei nada desses framework)

 

A duvida é qual a forma mais facil pra min criar um gerenciador de site(dinâmico) ??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com CakePHP você consegue fazer isso e usando o bootstrap.

 

Apesar de ele ser limitado a alguns modelos de negócios, mas para um CMS já esta de bom tamanho, sobre o zend a curva de aprendizado é bem mais longa, já o yiiframework não conheço.

 

Mas aguarde outras sugestões.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comece estudando PHP.

 

Procure por CRUD PHP, já vai dar pra fazer um painel...

 

 

Certo CRUD em PHP eu sei fazer blz.

O problema são criar pagina dinâmica e menu dinamico{

sendo assim: quero que tenha uma pagina administrativa (painel e apartir dele chame outras paginas, onde estas manipularam o banco de dados mysql e armazenaram todas as informações das paginas, e pelo front-end eu faço a chamada)

So que essa chamada eu quero que ela venha do banco de dados (no banco criaria tres tabelas(id, titulo, conteudo) e gravar os valores dentro dessas tabelas e chama-los no layout, no layout quero que tenha 3 paginas fixas(home.php, empresa.php, contato.php) e as outras exibir em forma de telas, com as informações trazidas do banco de dados.

Isso pra qualquer usuário mesmo q não entendesse de codigo manipulasse o site(sem precisa ficar criando muitas paginas,

Um exemplo disso seria um CMS.

Acha que é possivel fazer isso de maneira mais facil ?

}

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com CakePHP você consegue fazer isso e usando o bootstrap.

 

Apesar de ele ser limitado a alguns modelos de negócios, mas para um CMS já esta de bom tamanho, sobre o zend a curva de aprendizado é bem mais longa, já o yiiframework não conheço.

 

Mas aguarde outras sugestões.

 

Cara, também indico o Laravel. Estou utilizando ele a algum tempo e é lindo! Muito prático, legível e fácil aprendizado, além de utilizar e otimizar outras libs exteras (blade templating, swiftmailer, eloquent, e outras). Recomendo (y)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, também indico o Laravel. Estou utilizando ele a algum tempo e é lindo! Muito prático, legível e fácil aprendizado, além de utilizar e otimizar outras libs exteras (blade templating, swiftmailer, eloquent, e outras). Recomendo (y)

 

Com ele eu consigo desenvolver gerenciamento (painel administrativo dinâmico) de site/sistema profissional ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qualquer painel, desde que tenha conhecimentos sobre POO.

 

Tem algum tuto ou video aulas pra me indicar do

Laravel Framework

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

#10

 

A um tempo atrás assisti esta aula para entender o conceito de crud no Laravel.

 

 

outra dica é filtre as sugestões do próprio youtube

 

e o restante é http://www.laravel.com.br/iniciando-com-o-laravel-4/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Resumindo minha duvida:

 

Deixa eu exemplificar minha duvida pra facilitar o entendimento,
páginas : home.php, empresa.php, contato.php (fixas)
Dinâmica: galeria, cursos, serviços, orçamento, etc {
Bando de dados: cms tabela: pagina, campos (id, pagina, conteudo).
Seria possível eu criar uma página em php que a partir dela eu criasse telas, talvez com um Switch para exibir a tela quando fosse clicado no menu(exemplo clico no menu galeria ai exibir a tela com todo conteúdo que tiver no banco para galeria, e assim com as outras páginas dinâmicas. }
Ficaria assim: no painel administrativo tivesse a opção criar pagina. La eu criava uma pagina com titulo e conteúdo) mandava gravar a mesma gravasse na tabela pagina (do exemplo a acima), logo criaria um menu que salvasse no banco, ai eu criar uma função em uma pagina do fornt-end(layout do site) para exibir o menu se existir conteúdo novo no banco, e quando clicado no menu exibir o conteúdo que vem do banco.
Será que é possível fazer isso ?


#10

 

A um tempo atrás assisti esta aula para entender o conceito de crud no Laravel.

 

 

outra dica é filtre as sugestões do próprio youtube

 

e o restante é http://www.laravel.com.br/iniciando-com-o-laravel-4/

 

Vou dar visualizar este video sim, pra ver o que eu consigo,

Valeu pela força.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim você faz tudo isso, senão conseguir entender como funciona um Framework como Zend, Laravel ou o cake, você pode começar o seu do zero.

 

crud com pdo

http://www.devmedia.com.br/crud-com-php-pdo/28873

 

dao+pdo

http://grupoweblovers.org/2011/01/23/pdo-dao-e-php-trabalhando-orientacao-a-objetos-em-php-5-3/

 

videos aulas que deve lhe ajudar

 

http://www.upinside.com.br/tag/tag-php

 

Bons estudos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim você faz tudo isso, senão conseguir entender como funciona um Framework como Zend, Laravel ou o cake, você pode começar o seu do zero.

 

crud com pdo

http://www.devmedia.com.br/crud-com-php-pdo/28873

 

dao+pdo

http://grupoweblovers.org/2011/01/23/pdo-dao-e-php-trabalhando-orientacao-a-objetos-em-php-5-3/

 

videos aulas que deve lhe ajudar

 

http://www.upinside.com.br/tag/tag-php

 

Bons estudos!

 

Valeu muito obrigado!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, eu utilizo e indico o Zend Framework, basicamente não tem barreiras do que dá ou não para fazer, por experiência digo que da para fazer nele tudo que você descreveu, mais sua curva de aprendizado é maior se comparar a outros frameworks como yii, cake, codeigniter.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, eu utilizo e indico o Zend Framework, basicamente não tem barreiras do que dá ou não para fazer, por experiência digo que da para fazer nele tudo que você descreveu, mais sua curva de aprendizado é maior se comparar a outros frameworks como yii, cake, codeigniter.

 

Bacana vou dar uma estudada no Zend Framework, eu não conheço nada dele; vi que tem um IDE baseado em java para desenvolver o Zend, é pago, pelo que andei lendo ele ( IDE ) competi com o Dreamweaver.

 

Vou ver o que consigo buscando na net a respeito do Zend.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pelo que andei lendo ele ( IDE ) competi com o Dreamweaver.

 

Ae esculachou legal, Dreamweaver não supera nem o notepad++, imagina o Zend Studio.

 

Essa foi de foda asusausuasaus.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como IDE's você tem várias opções, eu utilizo o net beans, mas também tem o eclipse, ambos são free, agora também tem o phpstorm que é show mais é pago.

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo o que você quer fazer na realidade é preciso de um melhor conhecimento, não é apenas aprender um pouco um framework e sair tentando, apenas pela quantidade de tabela que você passou e a quantidade de informação que você quer gerenciar vejo que existem problemas bem sérios de desenvolvimento. Por exemplo, todos esse itens dinâmicos que você quer criar com certeza você não irá conseguir realizar algo satisfatório possuindo apenas três tabelas, você precisará fazer uma boa modelagem de banco de dados, apesar do banco de dados do Wordpress não ser o melhor exemplo de uma ótima Modelagem de BD, porém é satisfatória para o negócio WP, abaixe ele e dê uma estudada nas tabelas e tente verificar as relações das informações e você começará a compreender a complexidade de um gerenciador dinâmico de informação.

 

Dou a dica de você se preparar mais nos conceitos de Orientação a Objetos antes de partir para um framework desses, todos eles utilizam OO, alguns utilizam de uma forma melhor e outros nem tanto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo o que você quer fazer na realidade é preciso de um melhor conhecimento, não é apenas aprender um pouco um framework e sair tentando, apenas pela quantidade de tabela que você passou e a quantidade de informação que você quer gerenciar vejo que existem problemas bem sérios de desenvolvimento. Por exemplo, todos esse itens dinâmicos que você quer criar com certeza você não irá conseguir realizar algo satisfatório possuindo apenas três tabelas, você precisará fazer uma boa modelagem de banco de dados, apesar do banco de dados do Wordpress não ser o melhor exemplo de uma ótima Modelagem de BD, porém é satisfatória para o negócio WP, abaixe ele e dê uma estudada nas tabelas e tente verificar as relações das informações e você começará a compreender a complexidade de um gerenciador dinâmico de informação.

 

Dou a dica de você se preparar mais nos conceitos de Orientação a Objetos antes de partir para um framework desses, todos eles utilizam OO, alguns utilizam de uma forma melhor e outros nem tanto.

 

 

Tudo bem, essas tabelas que fiz menção acima é so um exemplo, para compreensão. Ou seja todas tabelas ja estão devidamente criado no banco ( mysql ),

falta apenas fazer : uma pagina na area administrativa que de a opção para criar um menu salva-lo no banco com referencia a uma url(pre-definida) com referencia para uma pagina criada posteriormente, logo em seguida criar se uma *pagina na area administrativa lincando o menu criado, tudo grafico, salvando-a também no banco de dados.

 

Depois com um select faço a chamado no back-end em uma **pagina (unica) com a condição se existir conteudo na tabela conteudo novo no banco novo exibir o menu e quando clicado(com um $_GET[]) fazer a chamada dos dados do banco na area de postagem da pagina recem criada.

 

Explicação dos asteriscos: *Não sei criar uma pagina e adicionar a formatação dela via codigo PHP (

  • fopen() - 'Abre' o arquivo para que possa ser manipulado.
  • fgets() - Pega uma linha do arquivo até o máximo de 1024bytes.
  • feof() - Durante a leitura de um arquivo, avisa se chegou ao final.
  • file_get_contents() - Pega todo conteúdo do arquivo aberto como uma string.
  • ftruncate() - Reduz o tamanho do arquivo. Usado para apagar seu conteúdo.
  • fwrite() - Escreve no arquivo.
  • unlink() - Apaga o arquivo indicado.

)

 

**usando OO em php para criar telas para exibir os dados (em uma unica pagina) ao de precisar criar varias paginas.

 

 

Essa é minha duvida real.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.