Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Dellacurtais

MongoDB ou outro

Recommended Posts

Galera, estou pensando desenvolver um jogo ,e a ideia era usar o mysql..

 

Bom mais como andei lendo sobre banco de dados, e li q banco de dados NoSql digamos q iria ter um desempenho maior!

 

Considerando q o projeto será um tanto grande

 

li uma matéria sobre o Cartola FC, que utilizam MongoDB!

 

Oq me recomendam? NoSQL ou SQL

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O primeiro passo para poder decidir qual o melhor banco de dados para seu projeto, será fazer uma modelagem onde deverá colocar tudo (absolutamente tudo) que deseja armazenar para depois fazer relacionamentos, estatisticas, etc...

 

Depois dessa primeira modelagem, deverá retirar eventuais redundancias, o que pode ser armazendo em xml, txt, o que não justifica armazenar, etc...

 

Com a modelagem mais enxuta, ai sim, escolher o banco de dados (relacional ou não) que melhor se ajuste ao projeto, levando em consideração ainda as questões de armazenamento dos dados, desempenho em relação as consultas e acessos simultâneos e o custo disso pois qualquer plano básico oferece mysql, já bancos de dados Nosql não são tão fáceis de encontrar suporte e geralmente só dá para usar pagando um servidor dedicado (que é bem mais caro que um plano basico em qualquer hospedagem).

 

Por isso, pode ser interessante considerar usar mysql num primeiro momento e depois, conforme esse projeto for gerando os frutos, ir migrando a base de dados para Nosql.

 

Além disso, pode ser mais interessante usar uma solução mista, onde parte dos dados serão armazenados numa base de dados relacional e a outra parte num Nosql.

 

De qualquer maneira, é preciso estudar cuidadosamente o projeto para poder decidir.

 

Uso o MongoDB em alguns projetos aqui e gosto muito dos resultados.

 

Mas cada projeto tem sua particularidade, e existem muitas opções de Nosql, recomendo ver todas as opções existentes e ver se realmente um banco de dados orientado a documentos é a melhor opção para ti.

 

Li algum tempo atrás não me lembro se foi no blog do MongoDb, Cassandra, ou da produtora de jogo que eles estavam usando um banco de dados Nosql para armazenar os dados dos jogadores in-game.

Recomendo visitar os blogs dos bancos de dados e também de produtoras de jogos semelhantes ao que pretende desenvolver para ver o que (e como) estão usando os bancos de dados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.