Jump to content

POWERED BY:

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Jeferson Daniel

Documentação no Scrum/XP

Recommended Posts

Em meu curso técnico foi ensinado a fazer documentações de sistema em um modelo de cascata, onde todo banco de dados era modelado, todas interfaces são mapeadas um documento com essas informações é enviado ao cliente.

E no Scrum e XP?, como a documentação para o cliente é feita? Ela contém DFDs e Modelos do Banco de Dados?

Pelo que pesquisei deu a entender que são apenas reuniões e a documentação mínima. Mas o que seria essa documentação mínima na maioria dos casos?

Jefferson, eu entendi direito? A faculdade te recomendou a utilizar um processo em cascata?
Se foi isso, sugiro que leia o artigo original com bastante calma e atenção nas palavras: http://leadinganswers.typepad.com/leading_answers/files/original_waterfall_paper_winston_royce.pdf

Lembre-se de que foi escrito nos anos 60: a tecnologia disponível era outra, computadores não eram ubíquos, o pessoal era caro e a indústria em que Royce trabalhava falava em custo na casa dos milhões (seriam bilhões hoje?).

Agora, para a documentação. A existência da documentação em maiores detalhes não implica num processo em cascata. Já li livros sobre Lean e Scrum nos quais os autores atestavam que precisaram usar documentos tradicionais da UML, que é tão combatida pelos agile fags. Nota: agile fags aqui se refere àqueles que se comportam feito papagaios e resolvem implantar o framework de qualquer jeito; não tem nada a ver com o pessoal sério que quer fazer a coisa funcionar. Apesar de nunca ter visto um scrum funcionando, eu tenho muita bagagem contradizendo o que ouço das pessoas erradas: já fui a eventos e cursos onde os palestrantes/instrutores mostravam abertamente o que utilizavam dentro do scrum, e isso incluía WBS, UML, escritores técnicos, padrões de linguagem (ex: ISO C99), equipe de teste independente e outros. O que difere é saber usar.

Não sei onde vc pesquisou, mas sugiro que leia o scrum guide em www.scrum.org. O básico é ter uma lista de desejos do cliente, na qual você registra as funcionalidades que se pretende implementar. O cliente irá priorizar essa lista de acordo com algum valor importante p/ ele (custoxlucro, vantagem competitiva, prazos legais, etc). A equipe irá detalhar junto com o cliente algumas funcionalidades até que elas possam ser consideradas prontas p/ serem estimadas e implementadas numa iteração com duração fixa. Uma funcionalidade será considerada pronta quando atender a determinados critérios acordados entre a equipe de desenvolvimento e o cliente. "Enxágue e repita".

Se o DFD e os modelos de banco de dados ajudarem a equipe a desenvolver, use. Só não deixe isso virar uma paralisia por análise.

Pode acessar esse site também: www.desenvolvimentoagil.com.br

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.