Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

grebnavi

Otimize a Performance do seu Photoshop

Recommended Posts

Ops...

 

Olá caros usuários do Photoshop e membros do Fórum iMasters!

 

Trago algumas dicas bem interessantes para vocês sobre a otimização de desempenho e performance do seu Photoshop.

 

01. Memória RAM

Sempre que usamos os softwares para criar/editar arquivos, estes fazem uso da memória RAM para manter esse arquivo disponível, aberto. O que podemos fazer é definir o quanto de Memória RAM será usada pelo Photoshop. Para isto, acesse: Editar, Preferências, Desempenho. No campo "Uso de Memória" especifique o valor que será usado pelo Photoshop. Você pode variar este valor de acordo com o tipo de arquivo que você trabalha, mais pesado ou menos pesado.

 

02. Discos de Trabalho

É de suma importância que os seus arquivos estejam armazenados em um HD diferente do Sistema Operacional, por diversos motivos.

Um deles, é que a cada arquivo/programa aberto são gerados arquivos temporários, e se estes são armazenados na mesma unidade do Sistema Operacional (q tb gera outros tipos de arquivos temporários), isso poderá causar lentidão. Especifique uma unidade de disco diferente, ou pelo menos um partição diferente.

 

03. Histórico e Cache

Aqui um dos pontos interessantes a configurar são os Estados de Histórico, que por padrão vem com 20. Isso diz respeito a quantas ações você poderá desfazer, voltar. Aumente este número caso sinta necessidade de poder voltar mais ações. Mas, cuidado para não exagerar. Isso acabará afetando o desempenho do Photoshop.

 

04. Uso de Processador Gráfico (placa de video)

Marque Usar Processador Gráfico, assim você terá uma maior velocidade de renderização de conteúdo na tela. Em Configurações Avançadas, deixe marcado Avançado em Modo de Desempenho

Segue imagem:
rkS9qSZ.jpg

Para entender melhor sobre o tópico, vejam este vídeo aqui:
Photoshop CS6 - Como Melhorar o Desempenho do PS

 

Bom Aprendizado!

Teh+

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótimas essas dicas! Só gostaria de complementar:

 

• Além de otimizar o Photoshop, é bom otimizar o sistema - Muita gente deixa programas rodando em segundo plano sem necessidade (ou há programas que se autoconfiguram para rodarem na inicialização do Windows). E há os arquivos temporários gerados pelo sistema e pelos programas. Um bom programa para otimizar é o CCleaner, ele deixa o sistema limpinho e mostra quais programas inciam junto com o Windows... daí é só desbilitar o que for dispensável.

 

Claro que apenas o uso do CCleaner não fará milagres, é preciso que o usuário saiba o que está fazendo e o que desabilitar... além de tomar outras medidas para a otimização. Há muitos artigos na internet falando a respeito, basta pesquisarem em sites confiáveis sobre informática

 

• Ainda sobre os arquivos temporários - Não sei como é nas versões novas, mas o Photoshop 7 gerava um arquivo temporário enorme quando ocorriam travamentos: em uma ocasião, encontrei um arquivo desses com 850 MB!

 

Eles ficam alojados no seguinte caminho: C:\Documents and Settings\nome do usuário\Configurações locais\Temp. De vez em quando é bom verificar essa pasta, principalmente quando houver problemas de travamento como eu disse... e também porque o CCleaner, infelizmente, não apaga esses arquivos, deve-se fazer isso manualmente.

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eh verdade Rogério Guerreiro, deve-se manter todo o Sistema Operacional bem configurado.

 

E sobre os arquivos temporários, ao mudar o Disco de Trabalho, mudará a pasta dos Temporários do Photoshop. E esses arquivos são enormes sim. No vídeo eu mostro eles.

 

Ao usar o CCleaner, ele já limpa a pasta temporária do sistema.

 

Teh+

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para localizar facilmente a pasta Temp no Windows, basta digitar (colar) este caminho na barra de endereço do Windows Explorer:
- %userprofile%/appdata/local/temp
- ou simplesmente %temp%

 

Nela estarão todos os temporários vinculados ao sistema. Incluindo a pasta "\PhotoshopCrashes", criada qdo há travamentos, ou perda de dados em quedas de energia.

 

Sendo bem específico sobre o CCleaner, por padrão ele limpa a pasta Temp, deixando vivos arquivos criados com "Menos de 24h". Pode-se alterar essa configuração no CCleaner, clicando no botão Opções, Avançado. Então desmarca a opção "Remover somente arquivos temporários criados há mais de 24 horas".

 

mKeJ9kr.jpg

 

 

Além é claro de no Botão Limpeza, em Sistema, deixar marcado "Arquivos temporários".
aW7FA0M.jpg

E no CCleaner, você pode adicionar pastas específicas para sempre "limpar" qd executar a Limpeza Geral. Vai em Opções, Incluir, Adicionar. E seleciona a pasta que deseja incluir juntamente com o tipo/formato de arquivo.

 

Bem, eh isso!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado! Seguindo a sua dica, eu inclui os arquivos temporários do Photoshop. :)

 

Bem, parece que o tópico está completo, ajudará bastante gente nessa parte de otimização.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótimo post Greb! Obrigado pela contribuição, irmãozinho!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.