Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

grebnavi

Guias Inteligentes no Photoshop

Recommended Posts

Hoje em dia há um uso cada vez mais frequente do Photoshop para criação de layouts, e não apenas retoques e edição/produção de imagens/fotos. E nesse caso, é importantíssimo uma boa organização, uma boa diagramação. Muita gente faz as coisas no "olhômetro", o que dependendo do objetivo final às vezes oferece um bom resultado. Mas, para algo com mais precisão, um recurso bacana são as Linhas Guia e as Guias Inteligentes.

 

01. Ativando as Guias Inteligentes

Com um documento qualquer do Photoshop aberto, clique em Visualizar, Mostrar, Guias Inteligentes.

 

b823wXk.jpg

 

 

02. Agora, vamos configurar o Photoshop para que ele ajuste o conteúdo às Guias e Camadas. Clique em Visualizar, Ajustar e escolha como serão os ajustes. Eu particularmente escolho a opção "Tudo". Mas, você pode escolher a melhor opção que lhe convier.

 

0ywaYzh.jpg

 

 

03. Observe que ao mover conteúdo dentro do Photoshop, uma linha guia temporária, a guia inteligente, é exibida mostrando em que ponto a camada movida se ajusta com relação as demais camadas e/ou linhas guias. Os pontos de ajuste são: pontos centrais, as bordas superior, inferior, esquerda e direita do conteúdo das camadas, as linhas guia e o limite do documento. Note que na imagem, o conteúdo "em 6x sem juros" está centralizado com a borda esquerda do "logo da Adobe" bem mais abaixo.

 

lIXOPTT.jpg

 

Dessa maneira, você terá um controle maior sobre o posicionamento do conteúdo de suas camadas.

 

 

04. Definindo Linhas Guia

As Linhas Guia podem ser definidas bastando apenas clicar na Régua e arrastar para uma determinada posição no documento. Para posicionar uma linha guia em um determinado local específico, basta fazer Visualizar, Nova Guia, e digitar a posição e marcar a orientação Horizontal ou Vertical. Um detalhe importante é especificar a unidade de medida do documento.

 

E5qmOxP.jpg

 

Caso deseje remover uma Linha Guia, basta ativar a Ferramenta Seleção, Clicar e Arrastar a guia para fora do documento. Para remover todas as guias, clique em Visualizar, Apagar Guias.

Bônus: O uso da Extensão Guideguide, facilita bastante a criação de Linhas Guia, e assim posicionarmos melhor os objetos com o auxílio das Guias Inteligentes.

Link para download: http://www.guideguide.me/

 

LyUGzeQ.jpg

 

 

Veja de forma mais detalhada o uso das Guias Inteligentes e da extensão Guideguide neste vídeo
Photoshop CS6 - Guias Inteligentes

Bom Aprendizado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa Greb gostei muito!

Colocarei como destaque na home do iMasters, na quinta-feira.

Obrigado pela contribuição!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.