Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Diogo Camargo

PHP - Preciso de conselhos de quem já trabalhou para empresas

Recommended Posts

Fala pessoal,

 

passei minha vida toda desenvolvendo pra mim e nunca trabalhei em empresas, algumas coisas boas aconteceram:

 

1- Me tornei um profissional que pegou as coisas do zero, por não utilizar frameworks, sempre tive que criar tudo, com isso, veio o conhecimento.

 

2- Trabalhei pensando nas pessoas e não nos clientes, por isso, aprendi a ser perfeccionista, no mercado de trabalho não temos muito tempo, devido a “correria”.

 

3- O principal, desenvolvi meu próprio framework.

 

Sempre desconfiei desses frameworks que existem por ai, baixei alguns para experimentar e muitos não sabem que existe orientação a objetos, parece que foram feitos por alguém que fez um curso de 3 meses na Microlins, mesmo assim são populares e as empresas ainda exigem que você saiba. Outros são orientados a objetos, ops, quero dizer, são escritos com classes, mas quando você vai analisar, as classes servem até para curar o surto do vírus ebola.

 

Pensando nisso, resolvi desenvolver meu próprio framework, claro, não iria ficar reescrevendo tudo do zero sempre.

Voltado para sites grandes e pequenos, este framework é sem dúvida uma opção para pressionais de alto nível e até mesmo para intermediários.

Aceita todos os bancos de dados, todos os dados são indexados, não precisa consultar o banco mais de uma vez, não precisa de cPanel para gerenciar o site, etc.; mas não estou aqui para falar deste framework e sim do problema de eu não "saber" usar os outros que existem por ai e que são exigidos pelas empresas e não tenho mais tempo para aprender, a final, tenho contas para pagar.

 

Eu vou chegar a uma empresa para entregar meu portfólio e o cara vai me perguntar se eu trabalho com este ou aquele framework, eu vou dizer, não, eu uso o meu próprio, em seguida vou dizer, mas se for para editar um trabalho que já foi feito com eles eu faço, mas se for para fazer do zero, eu utilizo o meu.

Depois disso, o empregador vai dizer, e como eu vou fazer quando você não estiver mais aqui na empresa, ninguém vai saber mexer no seu, então eu digo, eu darei suporte para quem ficar no meu lugar.

 

Será que terei problemas com o mercado de trabalho?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É muito relativo essa sua questão, porque você pode encontrar uma empresa que não está preocupada na questão do framework em sí, claramente ela não utilizaria um framework defasado ou com baixa documentação e não iria gostar de depender de você. Normalmente, como você já deve ter estudados, não é tão necessário que você seja o master em todos frameworks, mas se você tiver a base, ou um pouco de cada um, já será suficiente para a empresa notar que você é um profissional que procura evoluir e que se adaptará as tecnologias que a empresa escolher.

 

Quando pergutarem, não diga que você não trabalha, ou que nunca viu na vida. Diga que estudou, brincou um pouco mas não pratica muito, porque você prefere oque você mesmo fez!

 

Você terá sucesso!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Claiton,

 

É raro encontrar uma empresa hoje que não exija 100% de domínio em pelo menos um, vou ter que pagar pra ver.

 

Não sei isso existe, mas, acho um absurdo você não conseguir um trabalho simplesmente porque não domina o framework "x", nem tudo em desenvolvimento é feito com frameworks.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nem tudo em desenvolvimento é feito com frameworks.

A questão nem é esta, em geral o giro no mercado de T.I. é muito rápido, como é um mercado pra lá de prostituído qualquer R$200,00 a mais no salário o cara muda de empresa sem olhar pra trás. Então para garantir que qualquer sobrinho vai continuar o trabalho do outro sobrinho que saiu as empresas adotam um framework, pois assim "em tese" tudo vai ter exatamente o mesmo padrão.

 

Agora veja, até mesmo grandes frameworks tem seus problemas, imagine o seu então (veja que não estou questionando sua capacidade profissional, apenas fazendo uma observação objetiva). Estude os frameworks do momento, se familiarize de forma básica com eles e diga que já utilizou e sabe como eles funcionam, é apenas isto que o cara quer ouvir de você, melhor do que isto só se você disser que domina o framework e aceita salário mínimo :coolio: .

 

Eu sei que você disse que não tem tempo para estudar os frameworks, mas novamente sendo objetivo, o cara que está pra te contratar, quando você for embora, não vai querer perder tempo com alguém pra aprender a usar o seu framework, ele vai querer que o cara chegue já sabendo, o que no caso do uso do seu framework é impossível.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado ESerra,

muito bem colocado isto, de fato, resolvi dedicar 2 meses estudando, na seguinte sequencia.

 

CMS: Wordpress

 

Zend

CakePHP

CodeIgniter

Symfony

Laravel

 

E possivelmente Yii

 

Será que 2 meses seria o suficiente?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que 2 meses serão insuficientes, veja o seguinte, CI em 1 semana você "domina", já o Zend em 1 semana você "aprende a instalar"... tudo vai depender da curva de aprendizado, mas é claro, tudo é possível, e mesmo que o tempo seja curto, um contato inicial com a tecnologia é melhor do que nada, além do que, você vai acabar tendo que desenvolver o seu expertise durante a execução do trabalho, o que você precisa aprender agora é o básico apenas para responder algumas perguntas na entrevista de emprego e por ventura realizar algum teste.

 

Bons estudos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala meu Brother,

eu já trabalho com ZendF, mas usando apenas algumas partes, não teria dificuldade com ele. Esse para mim é o melhor framework que existe na atualidade, sem frescuras, robusto, vai direto ao ponto, usa a SPL que gosto muito e mostra ao programador o que é PHP.

 

De fato, não é tão rápido dominar todos, mas, penso que não teria tanta dificuldade.

 

Estou pensando em focar logo no que o mercado está pedindo que é:

 

Wordpress

 

Zend

CakePHP

Symfony

 

e não pode faltar o Magento, imagine se no meu primeiro dia de trabalho, aparece uma loja querendo expandir para a Internet.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre desconfiei desses frameworks que existem por ai, baixei alguns para experimentar e muitos não sabem que existe orientação a objetos, parece que foram feitos por alguém que fez um curso de 3 meses na Microlins, mesmo assim são populares e as empresas ainda exigem que você saiba. Outros são orientados a objetos, ops, quero dizer, são escritos com classes, mas quando você vai analisar, as classes servem até para curar o surto do vírus ebola.

Conheço 05 Frameworks e todos são bem escritos e com uma ótima documentação, e um que caracterizo como um dos melhores, usa extensão C, deixando o resto com cara de Rubinho Barrichello em termo de velocidade.

 

Poderia colocar o seu a disposição da comunidade e receber alguns feedback de graça, se for bom mesmo, e é como você está falando, tai ai o seu legado.

 

PS.

E a através de feedbacks das comunidades que muitos se tornaram populares e maduros.

Aqui na empresa senão dominar o básico do CI e o do Cake, não precisa nem deixar currículo, dominando esses dois você já esta preparado para o mercado de trabalho.

 

Sobre o Yii, difícil a manutenção daquelas cruds geradas, chega a ser bizarro.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá a todos.

 

Pense na empresa, rapidez, produtividade e solução.

Uso de uma framework em empresa e a questão: Manutenção e Utilização geral.

O cliente quando precisa de um serviço para criação web ou seja um projeto dependendo do BRIEFING você poderá usar o seu framework ou um framework já existente.

 

Em meus projetos pessoais utilizo o meu claro, mas em outros projetos, e necessário ver o tipo de projeto e o tempo para conclusão.

 

 

As vezes opto em usar wordpress por questão de conhecer, mas, em muitas das vezes utilizo o meu framework onde ao ser entregue ao cliente também fica sendo dele =D.

Um dia poderá não eu dar suporte e sim outra pessoa.

 

 

Muitas empresas dependendo do porte utiliza:

Wordpress

Joomla

Magento

 

Em projetos pequenos

CI

CakePHP

 

Em empresas especializadas

ZEND

 

 

não deixa de usar uma framework ou seja um auxiliador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poderia colocar o seu a disposição da comunidade e receber alguns feedback de graça, se for bom mesmo, e é como você está falando, tai ai o seu legado.

 

Fala grande irmão,

se agente voltar no passado vai ver que esses frameworks famosos, alguns foram feitos por empresas e outros por caras que tinha muito capital para investir.

 

Me preocupo muito com preconceito dos meus colegas quando descobrirem que o framework foi feito por um brasileiro, não sei se muitos terão orgulho.

 

Por outro lado, estou pensando em olhar o que tenho na conta e abrir uma micro empresa. Inicialmente apenas eu trabalhando e usando este framework para desenvolver os sites (ou o que for) das empresas e quando eu contratar profissionais, eles terão que aprender usar, até lá ele já teria site e documentação extensa como o php.net

 

O que você(s) acha(m)?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.