Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Pablo Gates

Lógica Sistema de Avaliação

Recommended Posts

Pessoal estou tendo umas dúvidas a desenvolver um cálculo de média para um sistema de avaliação que estou fazendo em php.

 

Segue o modelo da tabela

 

ID CLIENTE NOTA_TOTAL

 

1 Fulano 20

2 Fulano 14

3 Ciclano 8

4 Beltrano 10

 

Preciso dar notas de (0.00 à 10.0)

 

por exemplo vamos pegar o "Fulano" ali na tabela pra fazer a média dele, o total de pontos de "Fulano" é 34 certo, preciso fazer uma média pra ele visando que os critérios da avaliação são:

 

Cada avaliação pode ter de (4 à 20) pontos, o calculo tem de ser por cliente e não relacionando a tabela toda.

 

Havia pensado em um calculo do tipo:

 

total de pontos de todas as avaliações do cliente / total de avaliações feitas * 100 / 20

que no caso seria

 

34 / 2 * 100 / 20

 

Mas acho que não está nenhum pouco legal :(

 

Poderiam me dar dicas de como melhorar isso ?

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

CleitonGarcia, no meu ponto de vista seria mais coerente eu ter feito o calculo baseado em todas as rows e que com os critérios que tenho de desenvolver eu não posso.

 

Sua resposta não tem ajudado em nada, além de não ter dado dica alguma ou comentado sobre o caso!

 

Obrigado de qualquer forma.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pablo,

 

Não há como eu palpitar sobre algo que não fiz ou desconheço. Na minha vista, "cálculo" trata-se de matemática, pra depois aplicarmos na programação. Sabendo o cálculo matemático, você poderia ir atrás da solução programática.

 

Minha resposta não teve intenção "colaborativa", ou de grande ajuda, pode até considera-la inútil, no entanto, falei oque eu faria se fosse você. E outra, se eu respondi é porque quero acompanhar. Quero saber a resposta disso também.

 

Portanto, não sabe oque dizer, não fale nada. Eu falei oque poderia ajudar é que você estudar matemática, se isso não ajuda, sinto muito. Eu não vou falar oque não sei, porque senão, tropeço na lingua...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

CleitonGarcia,

 

Eu entendi seu comentário como uma espécie de ironismo, pois como disse lá em cima pensei em um calculo que me aproxima do que eu quero, só que eu estou pensando "dentro da caixa", gostaria de opiniões de como melhorar ou alguém que me faça pensar "fora da caixa".

 

Por isso julguei como desnecessário, ambos sabemos que toda informação agregada para evolução da nossa lógica é bem vinda, mas tudo bem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Consegui resolver cara, com a lógica que estava tendo, só mudei um pouco...

 

Deixei dessa forma

<?php 
  $totalPontos = 80;
  $totalAvalia = 4;
  
  $calc = $totalPontos / $totalAvalia;
  $calc2 = 100 / 20;
  
  $notaRes = $calc * $calc2;
  
  print sprintf("%0.1f", $notaRes);
?>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.