Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Vitor Morais_179192

Estudos, por onde começar?

Recommended Posts

Boa tarde.

 

Estou muito interessado em começar a estudar Java, porém, assim como foi no PHP, encontro uma dificuldade muito grande em encontrar uma trilha de estudos, algo linear, um cronograma onde eu possa me situar e saber em que passo estou, se não estou estudando algo muito a frente.

 

Alguém tem uma referencia com essa trilha que mencionei, ou mesmo pode se dispor a posta-la por aqui?
Agradeço quem puder ajudar.
Um abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, assim cara, eu estudo java já tem um bom tempo (mais precisamente 3 anos) e digo para você que não existe algo linear, sempre vai ter algo a mais, uma biblioteca nova etc...

 

O que eu posso falar para você é que existe sim um estudo essencial, ou seja, coisas básicas do java e programação orientada a objetos que você tem que aprender. Se fosse para mim fazer uma lista essencial eu diria o seguinte:

 

1º Aprender conceitos de variáveis, aritmética, operadores lógicos e relacionais

2º Tudo relacionado a classes e objetos como: Classes, objetos, instancias, métodos, (set,get) construtores etc...

3° Instruções de controle como: algoritmo, if, if..else, while, for, do..while, swith, break, continue etc...

3º Arrays e Arrays List

4º Herança e polimorfismo

5º Tratamento de exceções (famoso try..catch)

6º Strings e expressões regulares

 

 

Enfim cara, é só um exemplo baseado na minha opinião, tudo vai depender se você quer investir $$$$

Eu particularmente gosto dos cursos da softblue. Se for optar pelas formas gratuita procura no youtube "Universidade XTI", comecei por esse canal, lá foi onde peguei a base com o prof Ricardo.

 

Mas é isso ae, falow e boa sorte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vitor, eu também estou estudando Java, essas vídeo aulas da Universidade XTI são muito boas, uma que eu gostei também é a do canal Java Completo, dá uma olhada no youtube, na minha opinião vale a pena assistir à estas vídeo-aulas, segue o link do canal:

 

https://www.youtube.com/channel/UCAASJRw8vaD6PjCS7rrTKjg

 

Começa pelo Módulo 1 - POO, vai te dar uma boa noção sobre Orientação a Objetos.

 

Espero ter podido ajudar, boa sorte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei se ainda precisa de ajuda, mas acho que é o seguinte:

 

Para iniciar com a linguagem de programação Java é um pouquinho complicado no começo, mas não impossível. Mas não se assuste e nem desanime agora, nos primeiros contatos vai achar que é difícil, mas depois que pegar a prática, vai ver que não é o que imaginava.

 

Não sei se você já possui o conhecimento básicos de qualquer linguagem. Mas caso não possua, estude primeiro lógica de programação. Nisso você vai aprender: variáveisl, laços de repetição (for, while, do-while, foreach), comandos de decisões (if, if-else, else-if, switch case)...

 

Para iniciar, você deve estudar profundamente Orientação a Objetos:

 

- Classes;

- Objetos;

- Atributos;

- Métodos;

- Métodos construtores;

- Modificadores de acesso (private, protected, public);

- Herança;

- Polimorfismo;

- Interface.

 

Para não confundir (pois quem está inciando confude muito), orientação a objetos (POO) não é específico, ou seja, não existe: programação orien. a objetos do Java, programação OO do PHP. Portanto, aconselho estudar POO COM Java pois você terá um breve contato com a linguagem.

 

Depois que ter conhecimento de OO, estude o básico da linguagem (a apostila da caelum possui uma linha linear de aprendizado). Um dos exemplos de estudo é:

 

- Método toString;

- Objetos de instância;

- Equals;

- Hashcode;

- try-catch e excessões;

- Classe Scanner, List, ArrayList.

- API Swing (API de Interface de Usuário do Java)

 

E tu vai aprofundando, mas não fique preso somente à apostila. Lê a apostila e depois parta para um livro. Vídeo-Aula ajuda muito, pois é muito prático. Mas não fique preso somente à isso.

 

 

Quando tu tiver uma boa noção de Java, você vai se deparar com uma sopa de letrinhas. Isso me deixou frustado, não sabia por onde começar. Pois vai se deparar com inúmeros frameworks,API, novas tecnologias etc.... Mas como tem o ditado: "Comece pelo começo". Faça programinhas bobos e não desista de aprender Java.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.