Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Leonardo Carmo

Gravação e leitura de dados na mesma linha

Recommended Posts

Boa Tarde pessoal. Dei uma pesquisada e não encontrei como fazer o que eu preciso. Não quero que ninguem faça por mim, apenas me ajudem como fazer, me dar uma luz, mesmo não sendo expert quero aprender, mas meu nivel ainda é básico. Bom vamos lá.

 

O que quero fazer é o seguinte. Quero inserir os custos dos materiais em um certo produto, mas por exemplo o produto1 utiliza apenas 3 materiais, já o produto2 utiliza 10. Não vou fazer 10 colunas no MySQL para gravar todos os valores e nomes dos materiais, então o que tenho em mente é o seguinte.

 

Um formulário onde o usuário cadastre o produto e em baixo tenha os campos de material, então ele pode inserir conforme sua necessidade. Colocando o nome do material e na frente, em outro campo o valor.

 

Até ai tudo ok. Mas na hora de gravar isso no banco pra imprimir depois que estou com problemas, quero pegar esse nomes de materiais e valores e gravar mais ou menos assim:

 

material_nome: metal, aço, madeira, plastico

material_valor: 10,30,50,90

 

E na hora de imprimir isso imprimir em uma tabela o Metal e o valor na frente, por exemplo, e assim com todos. Mas não estou sabendo fazer. E depois gerar um valor total material baseado nesses valores.

 

A ideia é mais ou menos isso, não sei se fui claro, mas acho que deu pra pegar. Se alguem tiver disposição de me ajudar ficaria agradecido, não quero pronto, quero uma ajuda de como fazer isso, pois quero aprender e não pegar pronto. Obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esta sua modelagem vai te criar mais problemas do que soluções, uma solução mais elegante e no final mais simples também:

Crie duas tabelas;

- Na primeira tabela grave apenas o nome do produto.

- Na segunda tabela grava o id do produto que acabou de cadastrar, bem como o nome do material e a quantidade.

 

Pronto, dependendo das suas necessidades e se os materiais forem se repetir em vários produtos, você pode inclusive criar uma tabela só para gravar o nome dos materiais, neste caso a segunda tabela gravaria o id do produto, id do material e quantidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Leonardo, você poderia criar duas tabelas na sua base de dados!

 

Tabela 1 => Produto

Contendo os campos relativos ao cadastro do produto.

 

Tabela 2=> Materiais

Campos

===============================

CodigoProduto | MaterialNome | Valor

===============================

 

Inserindo na tabela os dados referentes aos materiais do produto cadastrado, levando em consideração que o código do produto na tabela produto tem que ser igual ao código do produto na tabela materiais....

 

Assim o usuário fica livre para cadastrar o produto e quantos materiais quizer....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.