Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Eisenheim

Instalação e configuração

Recommended Posts

Boa noite amigos.

 

Estou iniciando meus estudos em PHP, mais especificamente em PDO. Minha dúvida é a seguinte:

 

Eu fiz o download do PHP do seguinte endereço: http://windows.php.net/download/ baixando o arquivo: PHP 5.6 (5.6.8) ->

VC11 x86 Non Thread Safe (2015-Apr-16 01:46:18)

 

- Fiz a descompactação dos arquivos e pastas para meu diretório raiz "C:\" ficando assim: "C:\php".

- Existe um diretório chamado ext, onde ficam algumas bibliotecas que acompanham a instalação. No entanto a php_pdo.dll não veio junto com essa instalação, mas as que se referem aos banco de dados suportados por esse recurso estão presentes, como por exemplo:

php_pdo_mysql.dll, php_pdp_postgre.dll, etc.

 

Eu estou baixando o PHP do lugar certo? Se sim, eu preciso baixar a php_pdo.dll de outro local? Eu imagino que deveria vir junto com as demais.

 

O que estou fazendo de errado pessoal?

 

Desde já muito obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pra facilitar a vida, baixe direto algum servidor, como xampp ou wamp. Eles lhe facilitam a instalação lhe entregando um ambiente completo de desenvolvimento com as principais bibliotecas PHP, servidor Apache e MySQL.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, tente reiniciar o servidor Apache com o seguinte comando:

%>/usr/local/apache2/bin/apachect1 restart

 

depois teste novamente sua instalação.

 

Veja também se o php.ini está configurado corretamente.

 

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entretanto, se está iniciando o desenvolvimento PHP, sugiro ir para o Linux. Não por ser contra (longe disso, desenvolvi durante 6 anos só no windows), mas lhe dará uma boa visão do ambiente Linux junto com o PHP, além de tudo ser instalável através dos repositórios das distribuições.

 

Eu, por exemplo, comecei a utilizar o Debian Wheezy e depois passei para a versão Jessie (que será lançada agora dia 25/04 como stable), e desde então, migrei meu desenvolvimento para lá.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigos!

 

Então, na verdade eu já fiz uso de ambientes como EasyPHP, Wamp e o Xammp. Mas a partir do PHP 5.4 (me corrijam se estiver enganado) eu tenho usado o servidor embutido para estudos. Agora que iniciei com o PDO, que precisaria habilitar a extensão que reparei na falta desse arquivo.

 

De qualquer forma agradeço a ajuda dos colegas, vou manter o topico aberto, assim que encontrar a solução volto pra compartilhar.

 

Boa noite amigos!

 

Conforme eu havia comentado, estava tendo uma certa dificuldade em habilitar a extensão PDO para utilizar

em conjunto com o servidor embutido do PHP. Pois bem, era mais simples do que eu imaginava...rs

 

Primeira etapa:

 

Faça o download do PHP do seguinte endereço: http://windows.php.net/download/

Eu baixei a versão PHP 5.6 (5.6.8)

Crie uma pasta no C:\ da sua máquina chamada php e faça a descompactação dos arquivos dentro dessa pasta.

Nas variáveis de ambiente, em variáveis de sistema localize a variável path e pressione o botão editar.

Ao final dela, acrescente um ; e adicione o caminho: C:\php

 

Segunda etapa:

 

Entre no diretório php e procure pelo arquivo: php-development

Quando encontrá-lo, renomeie-o para php.ini

 

Terceira etapa:

 

Abra o arquivo php.ini no bloco de notas e faça a seguinte pesquisa (Ctrl F):

 

;extension_dir = "ext"

Quando encontrar, retire o caractere ; da frente do nome.

 

;extension=php_mysql

Quando encontrar, retire o caractere ; da frente do nome.

 

;extension=php_pdo_mysql

Quando encontrar, retire o caractere ; da frente do nome.

 

Pronto! Agora o seru PHP estará pronto para trabalhar com a biblioteca PDO em conjunto com o banco de dados MySQL.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Será que estou fazendo algo errado?

 

Eu sempre utilizei o easyphp e "penso" estar usando PDO, mas nunca tive que mudar nada na instalação.

 

Como seu se estou utilizando realmente um PDO?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia Marcelo!

 

Na verdade, minha dúvida era relacionado a instalação "limpa" do PHP e configuração para usar o PDO junto ao banco de dados mysql com ele.

 

Eu usava esses "ambientes" prontos, mas depois que o PHP soltou uma versão com o recurso de servidor embutido, eu aboli essa forma de trabalhar por achar mais prática e rápida.

 

Com relação a utilização do PDO, esses "ambientes" prontos geralmente trazem uma gama de extensões habilitadas por padrão, acredito que você até use e por ele já ter vindo dessa maneira não precisou fazer nenhum ajuste, diferente do meu caso que fiz uma instalação limpa do PHP.

 

Em todo caso, para testar você poderia fazer o seguinte:

<?php

try {
  $conn = PDO("mysql:host=127.0.0.1;dbname=mysql", "root", "root");
  echo "Funcionou!!!!!!!";
} catch( PDOException $e ) {
  echo "Não foi possível realizar a conexão com o banco de dados:\n";
  echo "Código do Erro:".$e->getCode();
}

?>

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.