Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

paginad

Envios de emails em massa - disparador

Recommended Posts

Preciso aprofundar em um tema que até já postei aqui, porém na ocasião não consegui formar uma conclusão.

 

Estou fazendo um sistema que enviará uma grande quantidade de emails, e minha pergunta é a seguinte. Como esses sistemas de email marketing preparam o disparo depois que o cliente monta a campanha. Exemplo eu passo fechar a janela que vai ficar rodando.

 

O que eu pensei:

 

1. Fazer uma procedure no Sql Server e agendar um JOB minuto a minuto e fazer esse envio direto pelo SQL Server com Database Mail.

 

2. Já com código, terei que agendar uma tarefa para rodar minuto a minuto e fazer o envio e ir guardando o log do que já feito enviado, caso não tenha sido tudo enviado, forçar o envio no práximo minuto.

 

Pois bem, minha lógica tá limitada tão somente nessas 2 formas. Preciso de algo que realmente seja o cenário ideal para fazer grandes envios. Algo próximo ao que as empresas de envio de email marketing fazem.

 

Será que podem dar uma explica em detalhando as etapas?

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá!

 

Preciso aprofundar em um tema que até já postei aqui, porém na ocasião não consegui formar uma conclusão.

 

Estou fazendo um sistema que enviará uma grande quantidade de emails, e minha pergunta é a seguinte. Como esses sistemas de email marketing preparam o disparo depois que o cliente monta a campanha. Exemplo eu passo fechar a janela que vai ficar rodando.

 

 

Não conseguistes e talvez não conseguirás novamente.

Pelo simples fato que isso é spam. Totalmente repudiado na grande rede.

 

[ ]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá!

 

 

Não conseguistes e talvez não conseguirás novamente.

Pelo simples fato que isso é spam. Totalmente repudiado na grande rede.

 

[ ]'s

Depende da área onde for atuar, se ele vier a comprar lista tudo bem, concordo com você.

 

Agora se ele vier a formar sua própria lista de contatos, onde o lead colocou seu email no campo do formulário para receber ofertas, dicas, links, videos e etc e confirmou seu cadastro isso passa a fazer parte de um negócio bilionário.

 

 

Pois bem, minha lógica tá limitada tão somente nessas 2 formas. Preciso de algo que realmente seja o cenário ideal para fazer grandes envios. Algo próximo ao que as empresas de envio de email marketing fazem.

 

Quer aprender algo, cai dentro, cadastre e faça testes, e veja a lógica de perto.

 

Grátis http://www.e-goi.com.br/pt_br/ até 500 contatos, vai ter tempo suficiente para analisar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá!

 

Depende da área onde for atuar, se ele vier a comprar lista tudo bem, concordo com você.

 

Agora se ele vier a formar sua própria lista de contatos, onde o lead colocou seu email no campo do formulário para receber ofertas, dicas, links, videos e etc e confirmou seu cadastro isso passa a fazer parte de um negócio bilionário.

 

 

Não sabia que SPAM tinha áreas distintas de atuação. Isso é novidade para o Lord.

Se você puder explicar melhor sua teoria, eu e toda comunidade gostaríamos de aprender sobre o contexto.

 

Quem nunca recebeu um SPAM que atire a primeira pedra.

 

“O termo Spam, abreviação em inglês de “spiced ham” (presunto condimentado), é uma mensagem eletrônica não-solicitada enviada em massa. Na sua forma mais popular, um spam consiste numa mensagem de correio eletrônico com fins publicitários.
(...)
No Brasil não é crime enviar spam, mas esta prática acaba sendo autoregulamentada, pois o spammer é mal visto, seu produto ou empresa é desacreditado, seu provedor, domínio ou IP pode ser incluído nas listas de bloqueio dos administradores de rede. Por este motivo quase sempre o spam está ligado a práticas criminosas ou a ingenuidade do empreendedor."
[ ]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não necessariamente é spam mas existe uma série de regrasca serem seguidas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existe uma linha muito tênue entre o que é spam e o que é e-mail marketing.

 

Normalmente, o que separa um do outro é se o destinatário voluntariamente se cadastrou para receber ou não tais e-mails.

Por exemplo, recebo algumas vezes por semana e-mails de algumas livrarias (grandes e pequenas) sobre novos livros ou suas ofertas.

Isso porque, durante o cadastro, marquei que desejo receber e-mails com ofertas e novidades.

Nesse aspecto, o envio de tais e-mails é válido.

 

Por outro lado, recebo também e-mails sobre remédios, turismo, sex-shop, etc... de sites que nunca visitei ou me cadastrei.

Ai sim, isso é spam.

 

Como o lord mostrou, o spam é o envio de e-mails não solicitados.

 

Um exemplo que tem se tornado muito comum de coleta de e-mails para fins duvidosos é o cadastro obrigatório de seu e-mail para baixar algum e-book sobre algum assunto do momento.

Normalmente esses e-books tem um conteúdo de nível bem básico (ou bem abaixo do proposto) e após recebê-lo (ou baixá-lo) você fica com a sensação de que foi enganado.

Alguns dias ou semanas depois, você passa a receber e-mails de locais nunca vistos.

 

Isso é porque a base de e-mails foi vendida (ou locada) para terceiros e o ciclo de spam se perpetua.

 

Voltando ao tópico em questão, pense de forma macro.

Como você supõe que um grande serviço de hospedagem fará para executar o serviço de e-mail marketing que oferece para seus clientes ?

Essas bases de e-mails devem ter centenas de milhares de e-mails se somadas.

Obviamente não será com uma aba ou janela aberta que o serviço será executado.

Também acho pouco provável que seja através de comandos no sql server, afinal, a maior parte desses bancos de dados são armazenados em diversos formatos (txt, xml, etc...) ou bancos de dados (mysql, postgresql, mariadb, mongodb, etc...) onde para cada opção existem formas distintas de executar o mesmo comando.

Sem falar nos textos que são enviados nesses e-mails, que podem estar num banco de dados ou uma página criada para ser uma landpage por exemplo.

 

Neste ponto, o que é feito, é usando scripts que mesclam a origem dos e-mails, o conteúdo preparado para ser enviado e algum serviço de agendamento do servidor para executar tal envio.

 

Os serviços de hospedagem normalmente limitam a quantidade de e-mails enviados por hora tanto para evitar a sobrecarga de seus próprios servidores como também para não servirem como relaying de spammers.

 

Outro ponto a se observar é que ao disparar vários e-mails, pode ocorrer que através dos algorítimos dos serviços de e-mail populares (gmail, hotmail, yahoo, etc...) seu e-mail se considerado spam, e duas coisas irão ocorrer:

 

Seu e-mail será automaticamente marcado como spam e o destinatário não irá abri-lo, o que impactará nas taxas de abertura de e-mail e futuras campanhas podem deixar de ser feitas com o seu serviço.

 

Seu domínio será incluído numa blacklist de spammers e os outros serviços também marcarão automaticamente todos e-mails enviados como spam, não importando seu conteúdo.

 

Isso é a forma automática, existe também a forma manual, que é quando vários usuários desses vários serviços (não necessariamente os mais populares, mas qualquer serviço de e-mail que se utilize de métodos anti-spam mínimos) marcam os e-mails enviados por um determinado domínio como spam, esse domínio também fara parte dessa blacklist.

 

Para diminuir tais riscos, é preciso seguir uma serie de recomendações para configuração dos servidores de e-mail, criação dos textos que serão enviados e também da coleta desses e-mails, que deverão ser obtidos de forma totalmente legitima, sem induzir a um pensamento equivocado (como o cadastro para receber e-book) e com opções claras para o descadastro da lista.

 

Enviar e-mails para sua base de clientes é uma ação totalmente legitima e o e-mail ainda é, a ferramenta mais eficiente para vendas no e-commerce, como várias pesquisas continuam demonstrando, quando comparadas a outras opções como google ads ou facebook ads.

 

Mas é preciso observar atentamente tudo o que disse acima.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na realidade não será SPAM, pois os emails serão enviados somente para quem validou o recebimento ou quem assinou a newsletter.

 

Quando digo grande quantidade estou dizendo 20 mil emails dia ou um pouco mais.

 

Abri esse tópico para me ajudarem com a lógica. Não precisa responder com uma linha de código, queria somente uma lógica para que os envios rodem "em segundo plano", mesmo depois que o usuário fechar a tela.

 

Eu apresentei 2 maneiras que o meu cérebro foi capaz de criar, mas gostaria muito de um embasamento nas respostas que estão por vir.

 

Agradeço desde já.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

EDITADO.

-----------------------------------------------------------------------------------------
Como o @Vinicius Ianni já explicou boa parte, eu faria o envio autenticado e via script, mas não pela configurações de autenticação de seu servidor, usaria algo como o mandrill para autenticar, evitando queimar seu server em caso de bobeira.

Já que é algo pequeno, um banco resolve, a cada campanha criada, agendaria um horário no job, exemplo às 08:00 ao rodar "de forma automática", setaria na tabela de log, o id do email e id da campanha para controle do envios.

Se quiser algo mais complexo, a cada campanha, gere um novo script, banco e agendamento de forma automática, evitando sobrecarga no script em caso de várias campanhas.

Pesquise também, como criar um pixel de conversão em cada e-mail enviado.

Do mais, use a imaginação. :thumbsup:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

Não necessariamente é spam mas existe uma série de regrasca serem seguidas.

 

 

Existe uma linha muito tênue entre o que é spam e o que é e-mail marketing.

 

Normalmente, o que separa um do outro é se o destinatário voluntariamente se cadastrou para receber ou não tais e-mails.

(...)

Por outro lado, recebo também e-mails sobre remédios, turismo, ----shop, etc... de sites que nunca visitei ou me cadastrei.

Ai sim, isso é spam.

(...)

Um exemplo que tem se tornado muito comum de coleta de e-mails para fins duvidosos é o cadastro obrigatório de seu e-mail para baixar algum e-book sobre algum assunto do momento.

Normalmente esses e-books tem um conteúdo de nível bem básico (ou bem abaixo do proposto) e após recebê-lo (ou baixá-lo) você fica com a sensação de que foi enganado.

Alguns dias ou semanas depois, você passa a receber e-mails de locais nunca vistos.

 

Isso é porque a base de e-mails foi vendida (ou locada) para terceiros e o ciclo de spam se perpetua.

(...)

 

 

Pois é Vinícius, você tocou no cerne da questão. O problema é quando você não se cadastra e recebe o spam, ou, você se cadastra e depois de algum tempo pede para sair da lista e ainda recebe o spam, sem contar que muitos spammers utilizam esta técnica para validar o e-mail e depois bombardear ainda mais seu e-box.

 

Obviamente não é o caso do colega acima. ele, certamente está com todas as boas intenções do mundo e apenas fazer marketing com sua base de dados, registradas, legalizadas e autorizadas pelos seus clientes.

 

O problema que muitos ainda não entendem é que este tráfego todo gera um custo ao qual acaba recaindo para usuários que nada tem haver pagarem, ou seja, todos nós.

 

Temos problemas com usuários que ainda se utilizam da rede em modo discado e a conexão é caríssima. Outros usuários corporativos perdem muito do seu tempo em separar ou deletar spams ao invés de estarem fazendo seu trabalho.

 

Spam é um lixo que trafega livremente pela rede sem uma jurisprudência (ainda) regulamentada, porém pode ser resolvida com o atual código civil e o CDC também. Temos ótimos profissionais que versam sobre o assunto; Renato Blum, Diogo Baptista e a nossa querida amiga Patricia Peck, que podem, talvez, auxiliar a esclarecer melhor esta questão para todos e para o colega acima que deseja usar este recurso na rede.

 

Particularmente eu não assino nada e assim mesmo recebo alguns spams. Como pode isso?. Resolvendo simplesmente copiando o e-mail para o @abuse do provedor de origem, o meu provedor de acessos e o cert.br.

 

[ ]'s

 

 

Olá!

 

EDITADO

 

 

EDITADO

 

[ ]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

EDITADO

E é sobre estas soluções que autor do post veio aqui procurar, mas você foi ao ataque defendendo seu ponto de vista no post #2 e #4, e em diversos posts seus espalhados pelo fórum, você faz a mesma coisa, diante disso nem vale a pena discutir algo ao qual você desconhece.

Essa é uma discussão longa, das quais já vi por diversos fóruns e grupos, de um lado os que não conseguem faturar absolutamente nada, "falam que tudo é spam" e pagam para usar, do outro, os que estão ficando milionários com as novas técnicas de conteúdo, entregues via e-mail, e-mails estes, que são seus principais ativos.

Edit:

E para evitar a fadiga de copiar e colar, pois isso é arcaico, use e abuse da ferramenta abaixo. :kiss:

https://unroll.me/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os posts #8/#9/#10 tiveram um parágrafo suprimido de cada, os mesmos tinham um conteúdo irrelevante para a questão original e iria acabar indo para uma situação ruim.

 

Vamos nos ater a questão original.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Este é um assunto muito interessante e que rende muita troca de ideias, e isso é ótimo.

 

Mas por mais polêmico que um assunto possa ser, vamos manter isso num nível que não caminhe para a troca de ofensas e alfinetadas, afinal, este e todos os tópicos e postagens feitas não só aqui, como em qualquer fórum, transcende o tempo, e em algum momento no futuro, alguém virá a este tópico esperando encontrar um esclarecimento e não deseja encontrar nada além de uma boa discussão no nível técnico, da mesma forma que o autor espera encontrar também. :)

 

Considerando o que foi dito pelo paginad no post 7, vamos lá:

 

O usuário desse sistema irá criar o conteúdo do e-mail em alguma página correto ?

Supondo que essa página seja um formulário, onde terá os campos de titulo, corpo de e-mail, etc... a próxima ação será enviar isso para outra página processar e realizar o envio.

Neste ponto, o que eu faria, seria colocar um campo no formulário para o usuário escolher a hora do envio desses e-mails, pois existem pesquisas demonstrando que certos tipos de e-mails tem uma taxa de abertura maior em certos horários como almoço ou fim do expediente.

 

Na pagina que processa isso, adicionaria um comando para agendar o serviço de envio - cronjob que executa a tarefa no lado servidor independente do navegador estar aberto ou não.

Note que o cronjob irá executar via linha de comando, então recomendo pesquisar sobre executar php em linha de comando.

Basicamente, será algo como: cron <parâmetros> php suapagina.php

Outro ponto é armazenar tudo que irá compor o e-mail no banco de dados, assim quando o agendamento for executado, ele puxa as informações, monta o e-mail e já o envia sem maiores problemas.

 

Como foi dito anteriormente, dividir o envio em blocos também é um boa ideia, assim não sobrecarrega o servidor e diminuir a chance de erros.

 

Se o e-mail é informativo apenas, ou destinado a um certo publico especifico que não depende tanto de receber o e-mail na hora do almoço por exemplo, agende os envios para a hora de menor uso do servidor (madrugada por exemplo).

 

Coloque também um link no final do e-mail para a pessoa se descadastrar da lista.

A melhor forma que vi até hoje foi uma em que ao clicar, era conduzido para uma página que me retirava da lista e já exibia a mensagem que fui excluído da lista, tudo de forma automática.

 

A ideia do pixel de conversão é boa, inclusive é usada por muitos (senão a maioria) para saber como a campanha está caminhando.

Acho que tem algo que dá para fazer usando o google analytics também, mas não tenho certeza.

 

Criar múltiplos agendamentos é bom também, serve tanto para não sobrecarregar o servidor como também para segmentar melhor os destinatários e as campanhas.

 

O Renato Blum, ou melhor o escritório opice blum, é ao meu ver uma referencia quando se trata de direito digital, com ele falando sobre isso desde quando a internet mal existia.

 

Sobre o @abuse, a maioria dos serviços de internet tem esse e-mail, mas já vi alguns pequenos provedores não terem esse e-mail, de toda forma, recomendo também criar um e-mail abuse@seudominio(encaminhando para um formulário ou o simples mailto) e colocá-lo no rodapé do e-mail, oferecendo assim uma forma a mais de contato contigo.

Embora a maioria das campanhas não exiba esse e-mail e ele é bem mal divulgado seja pelas empresas, seja pelos serviços de hospedagem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.