Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

PombinhosDead

Tratamento da digitalização de um documento

Recommended Posts

Fala galera, tudo bem?

 

Me registrei no fórum a pouco tempo e vim tirar uma dúvida que já pesquisei em todo lugar e não consegui uma solução. Como o pessoal aqui parece que é bom acho que alguém pode saber ajudar.

 

Seguinte, achei na internet a foto de algumas provas que eu preciso imprimir. O problema é que elas foram tiradas pela câmera do celular.

Uma delas é essa aqui: http://i.imgur.com/zc4Hzab.jpg

 

Como podem ver está longe de ser o ideal para a impressão. Tentei o máximo corrigir a imagem no photoshop para deixar o fundo branco e as letras pretas, mas foi muito difícil, já que a cor na imagem não é uniforme. O melhor que pude fazer foi separar a imagem em algumas partes e ajustar os Levels de cada uma delas. O resultado foi esse:

 

http://i.imgur.com/gW0F2x7.jpg

 

Ficou bem melhor para a impressão. Porém ainda assim a letra ficou horrivel quando eu imprimi, fica toda borrada.

 

Sei que o ideal seria que as provas fossem escaneadas para que o preto não se misturasse tanto do branco e ficasse fácil de obter uma impressão boa. Mas infelizmente não tenho essas provas comigo, só a foto delas.

 

A minha dúvida é como fazer para deixar as letras mais legíveis? Pensei em alguma ferramenta que identificasse quais são as letras borradas e que as substituisse por outras certinhas. Mas não sei se isso existe ou como fazer isso.

 

Outra opção pode ser um método mais eficaz para separar o branco do preto na imagem inicial. Talvez tentar ajustar os Levels manualmente não seja a melhor opção...

 

É isso, obrigado a quem leu e quem está disposto a ajudar. Já pesquisei em todo canto e não consegui achar quase nada de conteúdo sobre tratamento de documentos. Parece que o pessoal só quer tratar fotos pra postar no facebook.

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu costumo fazer assim: se eu pego um desenho, tento ajustá-lo com os níveis e tudo e mais e não sai um bom resultado... eu, simplesmente vetorizo o desenho por cima da scan e problema resolvido. Da mesma forma, é mais fácil você usar essa scan somente como base e digitar o texto por cima.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado por responder, mas poderia explicar com mais detalhes?

 

Eu teria, então, que reescrever tudo por cima da imagem? Isso não parece fácil, como eu faria pra deixar as letras que eu digito em cima das letras da scan? Além disso iria demorar um bocado pra digitar tudo :pinch:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiro, abra esta página, é de um tutorial do CorelDRAW, onde a pessoa vetoriza um logotipo. Então, no Photoshop funciona de maneira semelhante.

 

1) Abra o Photoshop e crie um novo arquivo (atalho: Ctrl+N). com o mesmo tamanho da scan ou um pouco maior, se quiser.

 

2) Abra o arquivo da scan (atalho: Ctrl+O). Selecione tudo (Ctrl+A) e copie (Ctrl+C). Feche o arquivo da scan e no novo arquivo, cole a imagem que você copiou (Ctrl+V). O Photoshop, automaticamente irá colocá-la em uma nova camada...

 

3) ...daí você reduz a opacidade dessa camada. Geralmente 50% é o ideal, se precisar reduza mais um pouco. Desse modo você consegue ver o texto da scan e ela não vai atrapalhar quando você digitar o texto por cima. Aqui tem um tutorial de como trabalhar com texto no Photoshop. Salve o arquivo e comece a trabalhar.

 

 

Finalmente, respondendo à sua última frase: sim, demora! Mas se você quer lidar com programa gráfico (seja ele qual for), tem que se acostumar com isso. Muitos desenhos e fotos de boa qualidade, que você vê por aí, a pessoa demorou horas (dias, até!) para produzir...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sei que já faz mais de 10 anos esse post, mas para alguém que cair aqui assim como eu, eu achei uma configuração no Photoshop que resolveu meu problema que era bem parecido com o do @PombinhosDead:

 

No Photoshop CC (ou em alguma outra versão que contenha esse recurso):

  1. Vá em Filter -> Camera Raw Filter...
  2. Ajuste no Basic, algo próximo disso (você terá que calibrar de acordo com a sua necessidade):image.png.3a96d1d93d2a4471ccd9de82ae888e99.png
  3. Caso sua imagem esteja com certo blur ou alguma outra deformidade nas cores e iluminação você conseguirá ajustar mais algumas coisas na terceira (Details) e quarta (HSL / Grayscale) aba.

É claro que não fica perfeito como se estivesse scanneado em uma boa scanner, mas quebra um galho, no meu caso era apenas um rascunho de uns logos que eu estava desenhando para marca de um novo negócio meu, que eu tirei com o celular e ficou meio escuro.

 

Abs,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.