Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Marcelo Garbin

Painel Administrativo Site

Recommended Posts

Olá pessoal,

 

Gostaria de saber o seguinte, tenho um site com endereço www.site.com.br, o qual tem a parte de administração do site (www.site.com.br/painel), inserir notícias, usuários, etc..

 

Como a hospedagem está no cliente gostaria de saber se tem algum jeito de hospedar a parte administrativa em outro domínio, exemplo: www.outrosite.com.br/painel para controlar o www.site.com.br e também futuramente controlar outros sites de endereços diferentes.

 

Dessa forma apenas criaria novos bancos de dados para cada site.

 

Teria como fazer? Como vocês fazem nesse caso? deixam o código com o cliente?

 

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, você só vai precisar ter acesso a DB do cliente.

 

Se tiver é só por as config de acesso da DB no script remoto que tudo o que ele fizer vai aparecer no site do cliente

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, você só vai precisar ter acesso a DB do cliente.

 

Se tiver é só por as config de acesso da DB no script remoto que tudo o que ele fizer vai aparecer no site do cliente

 

Certo até aí tudo bem, e a questão de Upload de arquivos por exemplo, como ficaria?

 

Outra questão, seria possível criar apenas 1 Painel administrativo para vários sites? Porém alterando o banco de dados para cada um, teria alguma dica de lógica para isso ou cada site vai ter que ter por exemplo uma pasta com o Painel Administrativo especifico?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um painel para vários sites? Pesquise por SAAS (Software as a service).

 

Bacana, você utiliza isso em seus projetos?

Achei um modelo aqui, vou tentar seguir a Opção 2 para os meus projetos, isso ajudaria muito em termos de manutenção e escalabilidade. Vou ver se acho mais materiais a respeito sobre isso.

 

saas-models.gif

 

 

Outra pergunta aproveitando o tópico.

 

Como poderia ser feito o backup dos arquivos da hospedagem e do banco de dados? Você tem algum software que faça isso de forma automática ou definida por horários salvando os arquivos localmente?

 

Valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu gostaria de fazer, hehe. Ainda não fiz.

Na teoria é fácil. Você só precisa arrumar um jeito de controlar os dados de forma segura em um servidor apenas.

A conexão em outros sites é fácil.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu gostaria de fazer, hehe. Ainda não fiz.

Na teoria é fácil. Você só precisa arrumar um jeito de controlar os dados de forma segura em um servidor apenas.

A conexão em outros sites é fácil.

Certo isso eu até entendo hehe, tanto conexão de banco de dados como a questão de FTP até é tranquila.

 

Porém a lógica que tenho dúvidas ainda seria do acesso ao app mudando apenas o banco de dados.

 

Exemplo:

 

Tenho 3 sites e 1 painel adm:

1. www.site01.com

2. www.site02.com

3. www.site03.com

4. www.adm.com

 

Como posso acessar o painel administrativo do site01 sendo o acesso ao banco de dados do site01, e depois acessar o painel administrativo do site02 sendo do banco do site02, tudo isso por meio de acesso em outro site que seria o www.adm.com?

 

Tava escrevendo aqui e surgiu uma ideia, não sei se viável, criar uma página de login nesses sites (01,02,03) redirecionando para o site (adm), teria os campos de login, senha e um campo "hidden" o qual seria uma espécie de "flag" para denominar qual banco se conectar. Porém outro problema seria a validação disso, talvez usar Ajax, vou ver algo a respeito....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu faria uma tabela para esses sites com as informações deles e acessar escolhendo um deles

assim ficaria bem interessante o sistema.. daria certo..

 

id nome_site servidor_bd user pass bd etc..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porém a lógica que tenho dúvidas ainda seria do acesso ao app mudando apenas o banco de dados.

 

Exemplo:

 

Tenho 3 sites e 1 painel adm:

1. www.site01.com

2. www.site02.com

3. www.site03.com

4. www.adm.com

Este sites vão rodar em cima da mesma aplicação e servidor?

 

Se for, é melhor ir para opção 3, bem mais fácil e barata as manutenções futuras.

 

Já pensou ter que replicar toda uma base dados, a cada novo cliente?

- Tenso!!!

 

No mesmo servidor, para que o site01 comunique-se com a AppAdmin, você pode utilizar cross domain ou http://goo.gl/5GEA

 

Ou cria um subdomínio para cada site, apontando para AppAdmin no root

 

painel.site01.com

painel.site02.com

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu faria uma tabela para esses sites com as informações deles e acessar escolhendo um deles

assim ficaria bem interessante o sistema.. daria certo..

 

id nome_site servidor_bd user pass bd etc..

Seria uma solução de fácil implementação, porém para mim não seria tão ideal. Pois gostaria de dar transparência ao usuário final, por exemplo, eu não gostaria de acessar uma tela de login que tenha um combobox com 20 sites e ter que procurar o meu entre esses 20, gostaria de apenas por login e senha e acessar o site, porém esse login e senha seria de inumeros usuários para o mesmo site.

 

Não sei se conseguiu me entender hehe

 

 

Este sites vão rodar em cima da mesma aplicação e servidor?

 

Se for, é melhor ir para opção 3, bem mais fácil e barata as manutenções futuras.

 

Já pensou ter que replicar toda uma base dados, a cada novo cliente?

- Tenso!!!

 

No mesmo servidor, para que o site01 comunique-se com a AppAdmin, você pode utilizar cross domain ou http://goo.gl/5GEA

 

Ou cria um subdomínio para cada site, apontando para AppAdmin no root

 

 

Este sites vão rodar em cima da mesma aplicação e servidor?

Pensei em fazer a Aplicação em uma hospedagem e os sites em diferentes hospedagens. Por isso da escolha da 2 opção.

 

Já pensou ter que replicar toda uma base dados, a cada novo cliente?

Realmente é tenso hehe, porém eu replicaria apenas a estrutura do BD, não teria tanto trabalho assim (acredito).

 

Refiz o modelo 2 de como penso que poderia ficar.

modelo_adm.jpg

 

Nessa imagem pensei em 2 camadas.

1. App - Servidor de hospedagem para a App, com banco de dados para controle de permissões e gerenciamento de acessos.

2. Banco de dados de Websites - Na imagem 4 banco de dados, em 4 diferentes hospedagens. Por que isso? Geralmente clientes com hospedagem já contratada, deixaria apenas o BD para o cliente, a App ficaria comigo.

 

Dessa forma eu conseguiria ficar com o código da App em minha hospedagem e também faria a manutenção em apenas um App, porém com essa questão de alterar cada BD do cliente caso haver atualização. Outro problema da manutenção nesse método seria deixar "offline" todos os clientes caso algum dia precisar fazer alguma alteração maior na App.

 

A questão principal ainda é ficar com a codificação do painel administrativo sob minha hospedagem, ou algo com que o cliente ou terceiro não possam copiar o código da App.

 

Ou cria um subdomínio para cada site, apontando para AppAdmin no root

Pois é, ainda estou pensando como fazer isso, não coloquei nada em prática.

Vou ter que desenvolver um código de configuração de conexão com o banco de dados que seja dinamico.

Por exemplo:

Se painel.site01.com for acessado, acessar BD01. Se painel.site02.com for acessado, acessar BD02.

Nessa parte vou usar o BD da App para fazer esse gerenciamento.

 

Teria alguma outra ideia?

 

Obrigado pela ajuda

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Monte um pequeno protótipo em host virtuais, e comece analisar as primeiras dores de cabeça que você terá em replicar vários bancos iguais, para uso de uma mesma aplicação.

 

Veja, com uma nova implementação no banco de dados, se você tiver 10 ou 10k de clientes, o custo disso se multiplicaria.

 

Com um só banco, e usando FOREIGN KEY, vc controla mais facilmente toda a estrutura.

 

Se mesmo assim não entendeu oque é cross domain e global network auto login nos links acima, monte uma API, que faça o controle de tudo isso. :thumbsup:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.