Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

fabio.aurelio

Opiniao sobre tela de cadastro e agenda

Recommended Posts

Boa tarde pessoal,

 

Estou com uma duvida no desenvolvimento de um script em php/mysql que é a seguinte:

 

Tenho um cadastro com agenda e atendimento de clientes.

 

O cenario acontece assim: A pessoa chega com o carro na loja, e entra pra oficina que fica do lado da loja, la nesta oficinal tem um computador conectado no outro da loja(que é o servidor)

 

Quando a pessoa esta na loja, no computador(na tela de cadastro) da oficinal, tem que aparecer que tem um cliente aguardando na loja, e quando o cliente vai pra oficina, tem que aparecer pra loja, que a oficina esta atendendo um cliente, logo, a loja tem que esperar ate o "status" no cadastro aparecer: mecanica liberado(por exemplo)

 

 

Voces tem ideia de como fazer isso?

 

Obrigado desde já

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

Basicamente, você vai ter que ter um botão para ativar algum status da mecanica, e da mesma forma, tera um botão para que quando o veiculo estiver na mecânica, eles ativem algo para que o status para a loja esteja como "ocupado" ou vago por exemplo.

 

Pelo que entendi da sua necessidade..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Fabio,

 

A ideia seria essa, eu só não sei se necessita de gravar algo no banco para que automaticamente mudasse o status para a pessoa do outro computador(loja ou mecânico).

 

Talvez usando Jquery, não manjo desta parte, talvez alguém aqui do forum que entenda mais desta parte possa dar uma dica

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que tem de ser levada em consideração, é sobre a confiabilidade da informação, como um saberá quando o outro trocou de status? Vejo 2 possibilidades

 

1 - Ajax reverso e afins;

2 - Atualização em um tela de exibição de status através de HTML mesmo;

3 - Requisições constantes em ajax para verificar se houve alguma mudança no status daquela informação.

 

Em qualquer uma das possibilidades, eu vejo que será preciso o uso do banco de dados, até porque é preciso registrar modelo, qual mecânico está atendendo etc; já que pode ser preciso gerar algum relatório depois. Agora se realmente não for querer usar um banco de dados, então será preciso pensar em alguma coisa que sirva de base para identificar o status, como a criação de um arquivo enquanto a oficina/recepção está funcionando e esse mesmo arquivo apagar quando a oficina/recepção estiver vago, claro cada um com seu arquivo de identificação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que tem de ser levada em consideração, é sobre a confiabilidade da informação, como um saberá quando o outro trocou de status? Vejo 2 possibilidades

 

1 - Ajax reverso e afins;

2 - Atualização em um tela de exibição de status através de HTML mesmo;

3 - Requisições constantes em ajax para verificar se houve alguma mudança no status daquela informação.

 

Em qualquer uma das possibilidades, eu vejo que será preciso o uso do banco de dados, até porque é preciso registrar modelo, qual mecânico está atendendo etc; já que pode ser preciso gerar algum relatório depois. Agora se realmente não for querer usar um banco de dados, então será preciso pensar em alguma coisa que sirva de base para identificar o status, como a criação de um arquivo enquanto a oficina/recepção está funcionando e esse mesmo arquivo apagar quando a oficina/recepção estiver vago, claro cada um com seu arquivo de identificação.

 

 

Diego/Tatiana, obrigado pela ajuda

 

Neste contexto, não preciso de registro de qual mecânico atendeu. Seria mais a questão da atualização do status em tempo real. ja questão da confiabilidade, creio que se o usuário nao fizer a parte dele, ai vai complicar. Conversando com eles, me passaram que isso, pode ficar tranquilo

 

Creio que vou optar por esta questão do AJAX REVERSO que você opinou.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.