Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

UMARIZAL

IDs nas urls amigáveis

Recommended Posts

Amigos, administro alguns portais de clientes e sempre tive em mente que as urls tem que ser simples e curtas, logo, sempre deixo assim:
url.com/titulo-da-pagina

 

Onde o título da página vira a url após o domínio, sem qualquer categoria ou subcategoria para tornar a url mais curta.

 

Acham correto isso em relação ao que se refere à URLs pensando no SEO do site?

Além disso, um cliente me perguntou se poderia incluir a ID do post ou da página, deixando assim: url.com/titulo-da-pagina-1 ou url.com/1-titulo-da-pagina, onde 1 é a ID usada para identificação do conteúdo no banco de dados.

O que vocês recomendariam?

1) Devo usar categoria e/ou subcategoria da postagem na URL?

2) Quanto ao ID, antes ou depois das palavras chaves do título na URL, pode ser usada?

Desde já, obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Começarei dando alguns exemplos:

 

Para meu blog, eu uso apenas o título da seguinte forma: titulo-do-post. Primeiro porque eu não repito os títulos em meus artigos (gosto que sejam únicos) - e sempre que tenho de repetir (no caso de uma série de artigos, por exemplo), uso um "#2", "#3"... depois para indicar uma continuação. Então, eu diria que depende do projeto e de sua escalabilidade.

No Portal iMasters, um grande site, a URL é bastante simples e de fácil acesso. Já no fórum, em que o título pode se repetir (podem haver vários tópicos com o mesmo título), um ID no título acaba por ser essencial para diferenciar as páginas.

O bom de categoria e subcategoria é que servem como palavras-chave, mas isso nem é tão importante assim para o SEO. Supervalorizar keywords já não tem a mesma carga que antes.

Enfim, penso que tu não tens de se preocupar muito com isso. Se preocupe em entregar um conteúdo user-friendly e não robótico, pois SEO é mais sobre usuários do que robôs - atualmente, pois muita coisa mudou.

Seu cliente deve saber também como otimizar seus resultados, deve saber como o título da página deve ser voltado para o SEO, isso é:

  • Deve ser curto
  • Deve ser único
  • Crie bons títulos (devem ser diretos, objetivos, mas também humanos) e chamativos "Como fazer...", "10 coisas que você não sabe sobre...", por exemplo
  • [...]

Em suma, não se apegue a isso. Facilite para o usuário, facilite para humanos, entregue conteúdo otimizado e bom, e os resultados virão. :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa, sua explicação foi ótima, cara @Diéssica.

 

A sua explicação com a comparação entre os títulos (e consequentemente as URLs geradas) do site e do fórum, foi realmente um divisor de águas para mim.

 

Realmente, sempre me preocupei com isso, de ter URLs repetidas, mas é verdade, no site, o cliente ou responsável pelo conteúdo está no controle, pode alterar títulos e fazê-los únicos, ainda que pensando a longo prazo, sempre dá pra dar um jeitinho. Já no fórum não, afinal, o participante geralmente não dá a mínima para o quão chamativo, objetivo, ou até otimizado está o seu título e principalmente o conteúdo do texto postado. Neste caso, é essencial as IDs.

 

Muito obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Honra poder te ajudar dessa forma!

 

A verdade é que SEO não é mais sobre o desenvolvedor. A gente otimiza o que pode, claro, mas não está nas nossas mãos; se deu errado o que fizemos, não é nossa culpa. Há tantos sites mal otimizados tão bem posicionados no Google...

 

Isso porque o resultado está muito mais na mão do conteúdo e na visão humana de quem o produz. Vale bem mais.

 

De nada, viu! Uma boa tarde! =)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.