Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Tanholi

você acredita em Deus ? pq ?

Recommended Posts

Espero que não esperes uma resposta peremptória que dirima todas e quaisquer dúvidas. Apesar de ser possível provar a existência de Deus através do uso da razão, vivemos numa sociedade altamente inclinada ao apelo às sensações, esoterismo e à gnose. Normalmente, as pessoas que acreditam em Deus, usam de ilações, intuições e revelações privadas. Tu, porém, se queres uma análise sistemática, aconselho estudar - um pouco que seja - os filósofos ateus, agnósticos e teístas. Procurar resposta pra existência de Deus na internet é uma batalha inglória. Encontrarás na maioria das vezes apenas um ateísmo bocó.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As provas estão no Campo da Razão. Deus está no Campo da Fé. Ou você acredita ou não acredita. Não há como usar razão pra provar algo do Campo da Fé.

 

Não há Razão que explique a Fé.

 

A existência/inexistência de Deus está em sua mente. Logo, sua mente é muito mais poderosa que qualquer crença, seja em um deus ou em nenhum.

Você pode ser uma pessoa 101% dedicada a alguma religião, mas se estiver cheio de maus pensamentos, só terá coisas ruins na vida.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As provas estão no Campo da Razão. Deus está no Campo da Fé. Ou você acredita ou não acredita. Não há como usar razão pra provar algo do Campo da Fé.

 

Não há Razão que explique a Fé.

 

Permita-me discordar. É sim, possível provar a existência de Deus racionalmente. Primeiramente é necessário esclarecer o significado de fé. Acho que tu se ativeste ao valor semântico da palavra, quando pra este assunto devemos abordar seu valor ontológico. A fé não é um ato de vontade como a crença. Posso por exemplo esforçar-me pra acreditar na existência de Deus ou de gnomos, todavia, não posso esforçar-me pra ter fé. Enquanto a crença é um ato de devoção (vontade pura), a fé é uma resposta ao Deus que se revela. Deus revela Seu Amor ao homem, e este ama de volta. A fé caracteriza-se por essa relação do Ser que ama com o ser amado. Portanto, é uma experiência mística (não confundir com esoterismo).

 

Limitar Deus ao campo da fé, é primeiramente descaracterizar a sua figura. Se por Deus compreendemos um Ser que abarca em si o princípio e o fim, somos obrigados a inferir que Ele é razão e fé. Destarte, não podemos vaticinar a impossibilidade de compreendê-lo dentro da Sua própria criação. Limitar a existência de Deus à crença de um indivíduo é já de cara submeter a Sua existência aos sabores de cada ser. O fato de eu nunca ter visto uma bactéria na vida não implica que ela não exista. A completa ignorância de um aborígene não implica na inexistência de uma bactéria. Acredite ele que sua doença seja causada por uma entidade malígna, por um evento mítico, pelas forças da natureza, ou seja lá o que for, não tira a culpa de causa da bactéria. Não saber, ou não conhecer, não implica na inexistência do ser. Portanto, a prova da existência é intrínseca porém extrínseca. Estar dentro ou fora da minha mente só demonstra um estado de gnose.

 

Quanto às provas da existência de Deus, gostaria de apresentar as cinco vias de Santo Tomás de Aquino. Filósofo Tomista, usou de conceitos dos antigos filósofos gregos pra montar sua tese.

 

Aqui tem uma explicação bem sucinta: http://www.brasilescola.com/filosofia/cinco-vias-que-provam-existencia-deus-santo-tomas-.htm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tópico fora do escopo deste site, ainda que a discussão seja válida , o ocidente por exemplo discute isto tem séculos.

 

Sou agnóstico , me limito a dizer isto e respeito de forma absoluta crentes e ateus.

 

Discordo todavia que Deus possa ter sua existência (ou não) provada por meio da lógica.

 

Mas não é discussão para este fórum.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tópico fora do escopo deste site, ainda que a discussão seja válida , o ocidente por exemplo discute isto tem séculos.

 

Sou agnóstico , me limito a dizer isto e respeito de forma absoluta crentes e ateus.

 

Discordo todavia que Deus possa ter sua existência (ou não) provada por meio da lógica.

 

Mas não é discussão para este fórum.

 

Acho até que o local não seja dos mais inconvenientes - em se tratando de off-topic. O problema é ter este tipo de diálogo em um fórum de discussão: local de textos sucintos e objetivos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tópico fora do escopo deste site, ainda que a discussão seja válida , o ocidente por exemplo discute isto tem séculos.

 

Sou agnóstico , me limito a dizer isto e respeito de forma absoluta crentes e ateus.

 

Discordo todavia que Deus possa ter sua existência (ou não) provada por meio da lógica.

 

Mas não é discussão para este fórum.

eu fiquei meio assim em postar aqui, mas em que lugar eu postaria ?? ,

n tem mais nenhum lugar no forum pra postar algo assim,

aqui ainda acho q seria o melhor local, hehehh

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em discussão filosófica é preciso antes definir bem o objeto em questão , o entendimento de Deus para o Vegil não pode ser o mesmo que para o Beraldo , veja que eles discordam se cabe a "prova" no âmbito da razão, é sem sentido um debate se sequer o entendimento de Deus é diferente.

 

Só digo que para um site de tecnologia a "discussão" fica complicada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não acho legal descutirmos religião aqui

(mas vou deichar minha opinião)

 

não acredito que DEUS seja um salvador, que seja do bem ou do mal, isso não existe.

 

talvez deus seja como um programador de um jogo, e a terra seja o jogo, e os jogadores somos nós, assim como gta.

 

sou ateu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em discussão filosófica é preciso antes definir bem o objeto em questão , o entendimento de Deus para o Vegil não pode ser o mesmo que para o Beraldo , veja que eles discordam se cabe a "prova" no âmbito da razão, é sem sentido um debate se sequer o entendimento de Deus é diferente.

 

Só digo que para um site de tecnologia a "discussão" fica complicada.

sim eu entendo, desculpa então, kkkkk, sou meio q novo aki, vou aprendendo com o tempo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não acho legal descutirmos religião aqui

(mas vou deichar minha opinião)

 

não acredito que DEUS seja um salvador, que seja do bem ou do mal, isso não existe.

 

talvez deus seja como um programador de um jogo, e a terra seja o jogo, e os jogadores somos nós, assim como gta.

 

sou ateu

hahhahah, tem uma teoria dessa que tu falo,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Achei interessante o filme Prometheus.

e a teoria de que nossos criadores (seres muito superiores) estão por ai em algum lugar do universo e dominam tecnologias que nós nem sabemos que existe, ou até já foram extintos, eles poderiam ter levado alguns de nós como bichinhos de estimação, e pode ser que tenha mais humanos por ai no universo, e se as condições foram bem diferentes que as daqui, eles também seriam bem diferentes de nós kkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Achei interessante o filme Prometheus.

e a teoria de que nossos criadores (seres muito superiores) estão por ai em algum lugar do universo e dominam tecnologias que nós nem sabemos que existe, ou até já foram extintos, eles poderiam ter levado alguns de nós como bichinhos de estimação, e pode ser que tenha mais humanos por ai no universo, e se as condições foram bem diferentes que as daqui, eles também seriam bem diferentes de nós kkkk

é um filme isso ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é um filme isso ?

 

Não, isso é uma das coisas que acho possível

que deus nosso criador, era uma criatura real do nosso universo, ou até de outro

 

mas não tenho prova nenhuma disso.

 

falei do filme prometheus porque a história é parecida

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho interessante essa teoria, mas não faz sentido em relação as religiões.

 

  • Uma das teorias da criação da religião, é por causa de esse deus ( que eu chamo de programador) criou os seres humanos e simplesmente todo criador quer ser reconhecido pela sua criação não ? então, junto com a genética (chamo de código fonte) dos seres humanos normal em creermos em deus como nosso ser supremo, por que foi isso que ele planejou. Mas para que todas pessoas gostassem dele, ele teve que criar varias religiões, então o deus dos catolicos, dos indios, dos mulsumanos, na verdade é o mesmo deus.

Talvez não pareça ter sentido falando assim, mas se pensarmos, na história alguem já ouviu falar de algum humano primitivo que criou a religião ? ou de algum deus que realmente existiu com provas reais na terra ? Nas duas respostas acredito que não.

 

A religião não foi criada (No que eu me refiro como criada, é não ser por ser humanos que viveram na terra), ele veio junto com o pensamento humano, já estava lá quando o ser humano foi ''criado''.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

acho interessante essa teoria, mas não faz sentido em relação as religiões.

 

  • Uma das teorias da criação da religião, é por causa de esse deus ( que eu chamo de programador) criou os seres humanos e simplesmente todo criador quer ser reconhecido pela sua criação não ? então, junto com a genética (chamo de código fonte) dos seres humanos normal em creermos em deus como nosso ser supremo, por que foi isso que ele planejou. Mas para que todas pessoas gostassem dele, ele teve que criar varias religiões, então o deus dos catolicos, dos indios, dos mulsumanos, na verdade é o mesmo deus.

 

interessante essa tbm,

me responde la no chat kkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.