Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Fernando Rotermund

Porque programar em PHP se existem tantas plataformas prontas.

Recommended Posts

Porque continuar programando em PHP se existem tantas plataformas que dizem resolver todos os problemas.

 

Em matéria de CMS o Wordpress domina, então porque fazer o seu próprio CMS?

Fanboys do Wordpress dizem que a ferramenta tem tudo, e se não tiver é só fazer um plug-in e ta tudo resolvido. No WP tem plug-ins para tudo, e-commerce, forum, CMS bacanudo, sistema para ajudar no SEO entre milhares de opções prontas para usar.

 

Porque desenvolver um sistema de e-commerce, se na outra ponta temo Magento, OpenCart, Prestashop e etc . E mais uma vez essas plataformas resolvem quase todo o tipo de problema com seus plug-ins.

 

Então, porque fazer algo que já esta pronto, porque devo criar se posso reutilizar e copiar.

 

Não conheço nenhum assunto sobre isso na internet, o que estou querendo debater não são as plataformas prontas em si, mas o exagero de achar que uma delas pode resolver tudo e em qual momento eu devo programar meu proprio CMS ou E-commerce.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seguindo sua forma de pensar, você ensinua que: Pra que estudar matemática se a resposta está no Google.

Isso te torna preguiçoso e mais pra frente ignorante.

 

Olha, você não está errado em falar da grandeza do WordPress, que não vê necessidade de se fazer um CMS do zero, ou então uma plataforma e-commerce com a existência de tantas possibilidades gratuitas.

Concordo!

 

Mas e quando você precisar de algo específico? E quando essa ferramenta passar a dar problema? E quando for desenvolver para outra pessoa?

 

Tem que saber equilibrar isso, se for trabalhar com Wordpress, é super importante saber html/css/php/javascript, desta forma você é capaz de criar seu próprio tema, seu próprio plugin e ter seu site 100% da maneira que quer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A grande questão disso tudo é que as pessoas sismam em acreditar que você não precisa criar nada, porque já tem tudo pronto e, afinal, é muito mais fácil pegar o que já tá pronto e modificar do que criar algo do zero.

 

Mas existe um ponto aqui que eu considero crucial: se a sua loja é exatamente igual ao Exra, ao Submarino, ao Ponto Frio, às Americanas ou qualquer outra dessas, por que diabos eu vou comprar na SUA loja e não nas que todo mundo já conhece e sabe que são confiáveis?

 

É justamente por você ter a liberdade de criação que a sua loja pode ter o diferencial necessário pra se destacar no meio dessas gigantes.

 

É justamente por ter a liberdade de CRIAR o seu próprio código, que você pode criar um gerenciador de cobranças melhor que o PagSeguro, um Marketplace melhor que o MercadoLivre etc. É justamente por CRIAR e não COPIAR que você tem a possibilidade de desenvolver um sistema de segurança eficiente sem ter que pagar os seus rins e fígados por isso.

 

Dentre infinitas outras questões, ainda temos um ponto interessante: quando VOCÊ faz, você tem certeza da qualidade, sabe como funciona, sabe utilizar a ferramenta com perfeição e não depende de pesquisar nos fóruns a todo momento coisas como "como ativar o SSL no wordpress?" no nosso amigo Google.

 

Dentre infinitas outras questões ainda, facilidade de uso, segurança garantida, eficiência, um código mais enxuto, descartando inúmeras coisas desnecessárias que os Frameworks possuem e que você nunca vai precisar utilizar, um site mais leve e, portanto, menos demora pra carregar as páginas, controle total sobre tudo que ocorre dentro do seu website, integrações ilimitadas com quaisquer ferramentas que quiser.

 

Resumindo, existem infinitos motivos pra se desenvolver o próprio código, além, é claro, da questão de que se é você quem desenvolve, você tem o direito de vender a sua ideia, o seu produto, depois. Afinal, toda boa ideia é valiosa, desde que bem estruturada, desenvolvida etc, etc e etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E, claro, você ainda deve levar em consideração a questão de "quando meu negócio for muito mais pra frente, quando ele crescer e se desenvolver de uma forma que eu não esperava, o que eu vou fazer com todas as limitações que esses frameworks talvez me imponham?". Essa é uma pergunta interessante a se fazer.

 

Não basta fazer o que é mais fácil, tem que fazer o que dá certo, o que funciona, o que não vai te dar problemas grandiosos (nenhum problema, quem dirá os grandiosos) no futuro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porque desenvolver um sistema de e-commerce, se na outra ponta temo Magento, OpenCart, Prestashop e etc . E mais uma vez essas plataformas resolvem quase todo o tipo de problema com seus plug-ins.

Ai está a sua resposta... as plataformas resolvem QUASE tudo... pesquise por plugins/módulos de cartão de crédito, verá que os que funcionam são pagos... integração com sistemas de análise de risco? Não existem... etc... o que é dado "de graça" é o arroz com feijão, se você quiser a carne, ai tem que por a mão no bolso, sempre foi assim e sempre será. Pesquise por ai quanto custa a hora técnica de um especialista em Magento, é um "absurdo", mesmo a plataforma estando lá de graça para baixar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porque PHP não se resume à WordPress, ou qualquer outro CMS pronto. Não devemos esquecer do desenvolvimento de soluções, sistemas específicos para atender necessidade específica, aplicações especiais, em fim, "PROGRAMAR É PRECISO".

 

Além disso, vejo WordPress e demais CMS como uma mesmice, sem diferencial que valia apena deixar o PHP de lado pra usá-lo. INOVAR é preciso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por ILR master
      Fala galera.
      Espero que todos estejam bem.
      Seguinte: Tenho um arquivo xml onde alguns campos estão com : (dois pontos), como o exemplo abaixo:
       
      <item>
      <title>
      d sa dsad sad sadasdas
      </title>
      <link>
      dsadas dsa sad asd as dsada
      </link>
      <pubDate>sadasdasdsa as</pubDate>
      <dc:creator>
      d sad sad sa ad as das
      </dc:creator>
      </item>
       
      Meu código:
       
      $link = "noticias.xml"; 
      $xml = simplexml_load_file($link); 
      foreach($xml -> channel as $ite) {     
           $titulo = $ite -> item->title;
           $urltitulo = $ite -> item->link;
           print $urltitulo = $ite -> item->dc:creator;
      } //fim do foreach
      ?>
       
      Esse campo dc:creator eu não consigo ler. Como faço?
       
      Agradeço quem puder me ajudar.
       
      Abs
       
       
    • Por First
      Olá a todos!
       
      Eu estou criando um sistema do zero mas estou encontnrando algumas dificuldades e não estou sabendo resolver, então vim recorrer ajuda de vocês.
      Aqui está todo o meu código: https://github.com/PauloJagata/aprendizado/
       
      Eu fiz um sistema de rotas mas só mostra o conteúdo da '/' não sei porque, quando eu tento acessar o register nada muda.
      E eu também quero que se não estiver liberado na rota mostra o erro de 404, mas quando eu tento acessar um link inválido, nada acontece.
      Alguém pode me ajudar com isso? E se tiver algumas sugestão para melhoria do código também estou aceitando.
       
       
      Desde já, obrigado.
    • Por landerbadi
      Olá pessoal, boa tarde
       
      Tenho uma tabela chamada "produtos" com os seguintes campos (id, produto) e outra tabela chamada "itens" com os seguintes campos (id, prod_01, prod_02, prod_03, prod_04).
       
      Na tabela produtos eu tenho cadastrado os seguintes produtos: laranja, maçã, uva, goiaba, arroz, feijão, macarrão, etc.
       
      Na tabela itens eu tenho cadastrado os itens da seguinte maneira:
       
      1, laranja, uva, arroz, feijão;
      2, maçã, macarrão, goiaba, uva;
      3, arroz, feijão, maçã, azeite
       
      Meu problema é o seguinte: 
      Eu escolho um produto da tabela "produtos", por exemplo "uva".  Preciso fazer uma consulta na tabela "itens" para ser listado todos os registros que contenham o produto "uva" e que todos os demais produtos estejam cadastrados na tabela "produtos".
       
      No exemplo acima seria listado apenas dois registros, pois o terceiro registro não contém o produto "uva". 
       
      Alguém pode me ajudar? Pois estou quebrando a cabeça a vários dias e não consigo achar uma solução.
    • Por landerbadi
      Boa tarde pessoal. Estou tentado fazer uma consulta no banco de dados porém estou tendo dificuldades. Tenho uma tabela chamada "itens" com os seguintes campos: id, item, plural, ativo. Nela tem cadastrado vários itens e seu respectivo plural. No campo ativo eu coloco a letra "S" para informar que esta palavra está ativa no sistema. Por exemplo: 1, casa, casas, S 2, mesa, mesas, S 3, cama, camas, S 4, moto, motos, S 5, rádio, rádios O quinto registro "radio" não está ativo no sistema pois não tem um "S" no campo ativo. E outra tabela chamada "variações" com os seguintes campos (id, item1, item2, item3) com os seguintes registros: 1, casa, camas, moto 2, mesas, casas, radio 3, rádio, cama, mesa Eu preciso fazer uma busca na tabela variações da seguinte maneira: Eu escolho um registro na tabela "itens", por exemplo "casa". Preciso fazer com que o php me liste todos os registros da tabela "variações" que contenham a palavra "casa". Porém se tiver algum registro com a palavra "casas" também tem que ser listado. Neste caso ele irá encontrar dois registros. Agora eu preciso que o php verifique os demais itens e faça a listagem apenas dos item que estão ativos (que contenham um "S" no campo ativo. Neste caso ele irá encontrar apenas um registro, pois o segundo registro contém a palavra "rádio". E "rádio" não está ativo na tabela itens. Como faço isso?
    • Por First
      Olá a todos!
       
      Quando eu tento fazer o login me mostra esse erro "Could not log you in."; Alguém sabe me ajudar a resolver esse problema no meu código?
      <?php require_once("core/init.php"); if (Input::exists()) { if (Token::check(Input::get("token"))) { $validate = new Validate(); $validation = $validate->check($_POST, array( "username" => array("required" => true), "password" => array("required" => true) )); if ($validation->passed()) { $user = new User(); $remember = (Input::get("remember")) === "on" ? true : false; $login = $user->login(Input::get("username"), Input::get("password"), $remember); if ($login) { Session::flash("home", "Welcome back!"); Redirect::to("index.php"); } else { echo "Could not log you in."; } } else { foreach ($validation->errors() as $error) { echo $error."<BR>"; } } } } ?> <form action="" method="POST"> <div class="field"> <label for="username">Username</label> <input type="text" name="username" id="username"> </div> <div class="field"> <label for="password">Password</label> <input type="password" name="password" id="password"> </div> <div class="field"> <label for="remember"> <input type="checkbox" name="remember" id="remember"> Remember me </label> </div> <input type="hidden" name="token" value="<?php echo Token::generate(); ?>"> <input type="submit" value="Log in"> </form>  
       
      Desde já obrigado.
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.