Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

monteirof7

Começando a trabalhar como freelancer

Recommended Posts

Olá pessoal!

Achei que esse era o local mais apropriado para esse post.

 

Estou começando a desenvolver sites como freelancer, e gostaria da sugestão de voces de artigos e sites que falem sobre esse processo. O que eu busco saber:

 

Como cobrar

Contratos

Etapas do desenvolvimento

Legalidade

Como conseguir clientes (AdWords, SEO, indicações?)

 

Enfim, fiz uns sites para mim mesmo e conhecidos e agora quero levar isso adiante de maenira profissional.

Agradeço no que vocês poderem me ajudar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom meu amigo, você está entrando e eu estou saindo, desisti dessa vida de viver de fazer sites mais enfim não estou aqui para te desestimular e sim para passar a realidade da situação ainda mais na atual fase econômica do país.

 

Como cobrar:

Essa é uma questão muito importante e posso ser criticado por algumas pessoas e você também será criticado e dirão que você está quebrando o mercado ou mendigando dinheiro. Saiba antes de tudo que pelo menos aqui na cidade do Rio de Janeiro nego não tem cobrando meno de 2000 para fazer um site. Mais saiba antes de mais nada que você só vai conseguir vender a esse valor se você souber vender. O cara não está nem ai se você é legal se seu trabalho é legal ou se você vai virar a noite fazendo aquilo ele quer preço baixo e prazo curto.

Contratos:

Há vários modelos de contrato na internet mais hoje em dia as pessoas tem cobrando de duas formas diferêntes que eu considero o jeito honesto e o jeito desonesto. Do jeito honesto você cobra um valor X para fazer o site vamos supor uns R$ 1500,00. Você instrui seu cliente de cobranças adicionais como hospedagem e domínio e gere isso para ele, configurando a cobrança para chegar no e-mail dele, dessa forma sempre que ele precisar ele entra em contato com você para ajuda-lo e você cobra. O jeito desonesto vc intuba uma mensalidade de R$ 300,00 prata no cliente para ele pagar pelo resto da vida e você atender nele no que ele precisar.

Etapas do desenvolvimento:

Eu faço da seguinte forma. Tenho uma reunião com o cliente para definir oque ele quer e ele preenche um briefing para que eu possa iniciar o desenvolvimento. Ele deposita metade do valor do site para mim e eu entrego o layout. O layout aprovado inicio o desenvolvimento com o material que ele enviar. Na conclusão do projeto ele me paga o resto do site e eu dos a nota de serviço (Sou inscrito no MEI). A partir dai ou junto do processo de desenvolvimento compramos o domínio e depois do primeiro mês eu começo a cobrar a hospedagem que é comigo mesmo (tenho uma revenda de hospedagem).

Legalidade

Clientes querem nota fiscal então se inscreva no MEI(micro empreendedor individual) pegue seu CNPJ emita suas notas e faça seu imposto de renda. Faça sempre um contrato com cliente, há pessoas que vão querer te explorar então é sempre bom ter escrito oque combinou seja com quem for.

Como conseguir clientes (AdWords, SEO, indicações?)

Pelo menos em minha cidade (Rio de Janeiro) você pode gastar milhões em publicidade mais no final das contas oque vai contar é como vc chega no cliente (carro, laptop caro), sua idade e quem você é(filho de fulano). Se você não tiver nada disso seu melhor marketing será indicação, deixe clientes satisfeitos que eles te indicão novos clientes.

Dicas:

Ser profissional freelance não é fácil amigo, você tem que ser o seu comercial, seu financeiro, seu operacional, seu gestor e ter muita, muita disciplina. Você deve oferecer coisas que o mercado não tem, já dizia Bill Gates que você tem que se fazer necessário, ter algo que os outros não tem, o mundo não é Creative Comons, e se você quer ganhar dinheiro com código você também não pode ser. Quando você se deparar com dificuldades tente contorna-las e quando perceber que isso está afetando as pessoas a sua volta ou você mesmo, pare e repense se é isso mesmo que você quer, pense como vai ser os próximos 10 anos. Outra dica muito importante é, cuidado com os caras 71, eles vão tentar de explorar, quando você perceber que não vai conseguir vender mais do que aquele publicitário velho de guerra não se junte a ele, ele vai te explorar e te enganar até ser você se tocar e isso pode desmotivar você. Sozinho e sempre, ao menos que tenha dinheiro para contratar funcionários, você é seu chefe.

Desculpe me estender amigo mais essa é a realidade, boa sorte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Renan, nem sei como te agradeecer pelas dicas cara, obrigado mesmo!

Então, se vc ou outra pessoa tiver um ideia de "encurtar" essas etapas de produção. Porque os sites que eu fiz para familiares e amigos eu fiz mais ou menos assim: Pedi informações básicas do que queriam ver nos sites, sites modelos que eles gostassem para que eu possa me basear, cores de preferência e o conteudo que eles quisessem expor. Então no final alguns pediam uma modificação aqui outra ali e estava tudo certo, nunca tive problemas e todos sempre elogiavam o resultado. E esse é um modo que eu acho que diminuiu bastante o tempo de entrega do site, e consequentemente melhora meu preço para os clientes. É uma boa forma de trabalhar? Alguem ja trabalhou de forma parecida?

 

Agradeço novamente ao Renan e a todos que puderem me ajudar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, encurtar oq?

Todo planejamento de trabalho tem essas etapas..

Você vai ter que ter obrigatoriamente um briefing e também um contrato.. afinal, é nele que você estará se defendendo e garantindo seu trabalho.. O resto, dependendo da sua intimidade com o cliente, você faz como vc achar melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta

O briefing por exemplo, é indispensável a apresentação de um layout anteriormente ao inicio do trabalho? Com indispensável eu quero dizer, não é recomendado ser substituído por outras maneiras?

Gostaria de saber se ja tiveram experiencia com algo parecido e me contar um pouco sobre o que acham.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando você conversa com o cliente a respeito do site, se ele tem alguma preferencia de cor, e tudo mais.. isso já está fazendo parte do briefing. O que você vai fazer é detalhar melhor todo o projeto. É um meio "formal", além do contrato do serviço. (briefing tbm precisa estar anexado ao contrato).

 

Já vi casos que o designer apenas entrega o briefing detalhado ao cliente, sem contrato..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.