Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

wyh248

verificando se um número é inteiro

Recommended Posts

Bom o problema é esse aqui:

-> Faça um algoritmo que leia um número inteiro e escreva seu sucessor e antecessor. <-

 

Eu pensei em fazer uma estrutura de decisão que gere um loop se for inserido um número

com ponto flutuante. mas não sei como testar se o número é inteiro.

espero que alguém possa me ajudar,

VLW galera!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Numa primeira tentativa fiz assim:

 

01 inicio

02 inteiro : Num;

03 escreva(Digite um numero inteiro);

04 leia(Num)

05 se(Num == float)entao

06 escreva(Digite um numero inteiro);

07 senão

08 escreva(Num-1,, Num, , Num+1);

09 fim-se

10 fim

será que funciona?

agradeço antecipadamente a ajuda galera!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se você declarou Num como inteiro, mesmo que o usuário digite um número de ponto flutuante, o programa vai considerar só a parte inteira

 

Pelo menos esse deveria ser o comportamento de um linguagem tipada, como C, por exemplo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por Camille Roberta
      Olá,
       
      estou tendo dificuldades para criar o código de validação de um formulário que abrirá em um popup, o código fica se repetindo causando erro (o erro aparece na tela repetidamente de forma que não é possível preencher os campos). Peço gentilmente a ajuda de vocês.
       
      Código HTML:
       
      <HTML>
             <HEAD>
                        <link rel="stylesheet" href = "css/stylesheet1.css">
             </HEAD>
             <BODY>
      <!-- popup -->
             <div id = "popup" class = "popup">
                     <a>x</a>
                     <h3><center>Inscreva-se em nossa newsletter</center></h3>
                     <p><center>Cadastre-se e fique por dentro de nossos eventos e promoções!</center></p>
                           <form class="form" method= "get" name = "modal_form" onSubmit="return ( verifica() )">
                                <input id="name" name = "nome" type="text" placeholder="NOME" onblur="checar();" />
                                <input id="email" name = "email" type="text" placeholder="nome@email.com" onblur="checar();" />
      <br>
                               <span class = "nao_valido">Email Inválido</span>
      <br>
                               <input id="submit" type="submit" value="Enviar">
      </form>
              <br>
              </div>
       
      Código Javascript
       
      setTimeout(ApresentarPopup, 4000);
      function ApresentarPopup(){
              document.querySelector(".popup").style.display = "block";
              document
                  .querySelector(".popup a")
                  .addEventListener("click", function(){ document.querySelector(".popup").style.display = "none";
                  });
          }
      //validação
      function verifica() {
        if (document.forms[0].email.value.length == 0) {
          alert("Por favor, informe o seu e-mail.");
          document.modal_form.email.focus();
          return false;
        }
        return true;
      }

      function checar(){
          if( document.forms[0].email.value=="" 
              || document.forms[0].email.value.indexOf('@')==-1 
              || document.forms[0].email.value.indexOf('.')==-1 )
             {
              alert( "Por favor, informe um e-mail válido." );
              return false;
          }
          
          if (document.forms[0].nome.value == ""){
              alert ("Por favor, informe seu nome");
              return false;
          }
      }
                   <script type="text/javascript" src="js/script.js"></script>
    • Por Camille Roberta
      Olá,
       
      estou tendo dificuldades para criar o código de validação de um formulário que abrirá em um popup, o código fica se repetindo causando erro (o erro aparece na tela repetidamente de forma que não é possível preencher os campos). Peço gentilmente a ajuda de vocês.
       
      Código HTML:
       
      <HTML>
             <HEAD>
                        <link rel="stylesheet" href = "css/stylesheet1.css">
             </HEAD>
             <BODY>
      <!-- popup -->
             <div id = "popup" class = "popup">
                     <a>x</a>
                     <h3><center>Inscreva-se em nossa newsletter</center></h3>
                     <p><center>Cadastre-se e fique por dentro de nossos eventos e promoções!</center></p>
                           <form class="form" method= "get" name = "modal_form" onSubmit="return ( verifica() )">
                                <input id="name" name = "nome" type="text" placeholder="NOME" onblur="checar();" />
                                <input id="email" name = "email" type="text" placeholder="nome@email.com" onblur="checar();" />
      <br>
                               <span class = "nao_valido">Email Inválido</span>
      <br>
                               <input id="submit" type="submit" value="Enviar">
      </form>
              <br>
              </div>
       
      Código Javascript
       
      setTimeout(ApresentarPopup, 4000);
      function ApresentarPopup(){
              document.querySelector(".popup").style.display = "block";
              document
                  .querySelector(".popup a")
                  .addEventListener("click", function(){ document.querySelector(".popup").style.display = "none";
                  });
          }
      //validação
      function verifica() {
        if (document.forms[0].email.value.length == 0) {
          alert("Por favor, informe o seu e-mail.");
          document.modal_form.email.focus();
          return false;
        }
        return true;
      }

      function checar(){
          if( document.forms[0].email.value=="" 
              || document.forms[0].email.value.indexOf('@')==-1 
              || document.forms[0].email.value.indexOf('.')==-1 )
             {
              alert( "Por favor, informe um e-mail válido." );
              return false;
          }
          
          if (document.forms[0].nome.value == ""){
              alert ("Por favor, informe seu nome");
              return false;
          }
      }
                   <script type="text/javascript" src="js/script.js"></script>
    • Por Camille Roberta
      Olá,
       
      estou tendo dificuldades para criar o código de validação de um formulário que abrirá em um popup, o código fica se repetindo causando erro (o erro aparece na tela repetidamente de forma que não é possível preencher os campos). Peço gentilmente a ajuda de vocês.
       
      Código HTML:
       
      <HTML>
             <HEAD>
                        <link rel="stylesheet" href = "css/stylesheet1.css">
             </HEAD>
             <BODY>
      <!-- popup -->
             <div id = "popup" class = "popup">
                     <a>x</a>
                     <h3><center>Inscreva-se em nossa newsletter</center></h3>
                     <p><center>Cadastre-se e fique por dentro de nossos eventos e promoções!</center></p>
                           <form class="form" method= "get" name = "modal_form" onSubmit="return ( verifica() )">
                                <input id="name" name = "nome" type="text" placeholder="NOME" onblur="checar();" />
                                <input id="email" name = "email" type="text" placeholder="nome@email.com" onblur="checar();" />
      <br>
                               <span class = "nao_valido">Email Inválido</span>
      <br>
                               <input id="submit" type="submit" value="Enviar">
      </form>
              <br>
              </div>
       
      Código Javascript
       
      setTimeout(ApresentarPopup, 4000);
      function ApresentarPopup(){
              document.querySelector(".popup").style.display = "block";
              document
                  .querySelector(".popup a")
                  .addEventListener("click", function(){ document.querySelector(".popup").style.display = "none";
                  });
          }
      //validação
      function verifica() {
        if (document.forms[0].email.value.length == 0) {
          alert("Por favor, informe o seu e-mail.");
          document.modal_form.email.focus();
          return false;
        }
        return true;
      }

      function checar(){
          if( document.forms[0].email.value=="" 
              || document.forms[0].email.value.indexOf('@')==-1 
              || document.forms[0].email.value.indexOf('.')==-1 )
             {
              alert( "Por favor, informe um e-mail válido." );
              return false;
          }
          
          if (document.forms[0].nome.value == ""){
              alert ("Por favor, informe seu nome");
              return false;
          }
      }
                   <script type="text/javascript" src="js/script.js"></script>
    • Por netocazuza
      Tenho um sistema de Login, que já funciona em outro site e estou tentando transferir pra outro, e não funciona de jeito nenhum. Gostaria que alguém desse uma olhada. Se digito um usuário errado, retorna um erro de usuário inválido, então está checando o banco. Quando insiro um usuário certo, aparece as seguintes mensagens de erro:
      Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/netosale/public_html/e-educacao/validacao.php:2) in /home/netosale/public_html/e-educacao/validacao.php on line 28
      Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/netosale/public_html/e-educacao/validacao.php:2) in /home/netosale/public_html/e-educacao/validacao.php on line 28
      Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/netosale/public_html/e-educacao/validacao.php:2) in /home/netosale/public_html/e-educacao/validacao.php on line 36
      Vou lá nessas duas linhas, e não consigo localizar absolutamente nada de anormal. O que pode estar acontecendo. Já baixei diversos outros sistemas de login, e todos dão erro. Será que é algum problema bom o bootstrap ou coisa parecida? Segue código pra que dêem uma olhada:
      <?php      // Verifica se houve POST e se o usuсrio ou a senha щ(sуo) vazio(s)   if (!empty($_POST) AND (empty($_POST['usuario']) OR empty($_POST['senha']))) {       header("Location: index.php"); exit;   }   // Tenta se conectar ao servidor MySQL   mysql_connect('localhost', 'xzthyb45', '164544515151561') or trigger_error(mysql_error());   // Tenta se conectar a um banco de dados MySQL   mysql_select_db('ljklfdfjkldj') or trigger_error(mysql_error());       $usuario = mysql_real_escape_string($_POST['usuario']);   $senha = mysql_real_escape_string($_POST['senha']);    // Validaчуo do usuсrio/senha digitados   $sql = "SELECT `id`, `nome`, `nivel` FROM `userPerms` WHERE (`usuario` = '".$usuario ."') AND (`senha` = '". sha1($senha) ."') AND (`ativo` = 1) LIMIT 1";   $query = mysql_query($sql);   if (mysql_num_rows($query) != 1) {       // Mensagem de erro quando os dados sуo invсlidos e/ou o usuсrio nуo foi encontrado       echo "Login invсlido!"; exit;   } else {      //  Salva os dados encontados na variсvel $resultado      $resultado = mysql_fetch_assoc($query);   }              // Se a sessуo nуo existir, inicia uma       if (!isset($_SESSION)) session_start();            //Salva os dados encontrados na sessуo       $_SESSION['UsuarioID'] = $resultado['id'];       $_SESSION['UsuarioNome'] = $resultado['nome'];       $_SESSION['UsuarioNivel'] = $resultado['nivel'];            // Redireciona o visitante       header("Location: novaTela.php");        exit;    ?>  
    • Por mauricio lanner
      Boa tarde pessoal, estou com uma duvida bem frequente, mas não consigo encontrar um codigo que se adeque so meu.
      Estou programando java pela primeira vez, e como teste, estou desenvolvendo um sistema simples de ordem de serviço. Eu quero fazer a verificação, quando usuários são cadastrado e só efetuar o cadastro quando o usuário não tiver já o cadastro no sql.
      Estou desenvolvendo a seguinte logica
      //verificação de o usuário ja está cadastrado String usuExiste = txtUsuUsu.getText(); String sql1 = "select * from empresa where nome_empresa like usuExiste"; int existe; if (usuExiste==sql1){ existe = 1; }else{ existe = 0; } System.out.printf ("%d",existe); //fim da verificação depois dessa verificação conforme o resultado for 1 ou 0 aí vem outro if com a mensagem de erro ou então o cadastro. O problema é que o retorno está sendo 0 tanto se o usuário existe ou se o usuário não existe. Eu acho que a logica é mais ou menos essa, porem não consigo acerta o codigo sql necessário para efetuar a consulta.
      Alguem consegue me dar uma ajuda? Lembrando que terminei a materia de C, mas java estou no inicio do semestre ainda.
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.