Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Allkateia Carvalho

valor de um registro no banco de dados por variável mysql php

Recommended Posts

Tenho um banco de dados com 2 tabelas, a 1º tabela é o cliente e a 2ª é a comida.


Tabela: cliente


campos da tabela:


cod_cli int 5


cod_comida int 5


nome_cli varchar 100




Tabela: comida


campos da tabela


cod_comida int 5


nome_comida varchar 100




Quando ele incluir um cliente, no form vai ter 2 campos para preencher, um é o nome do cliente e o outro, vai abrir um select para ele escolher a comida preferida do cliente.


A tabela de comida já vai estar preenchida com vários tipos de comidas diferentes, quando ele confirmar o cadastro clicando no botão submit, preciso que seja feito uma usca na tabela comida e pegue o id da comida escolhida pelo cliente e na hora de fazer o insert na tabela cliente, possa ser inserido o id do cliente(auto increment), o nome do cliente e o id da comida que foi selecionada na tabela comida.


Notem que quero apenas saber como faço esta pesquisa na tabela comida para pegar o id da comida selecionada pelo cliente e como volto para a tabela cliente para poder fazer o insert das informações a serem cadastradas.


Agradeço a atenção.


Meu e-mail é allkateia@hotmail.com


No aguardo


Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No select basta você passar o id no option, isto já vai resolver o seu problema...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Irmão, obrigado por responder, porem, sou iniciante em programação e tenho muitas dúvidas e este material que estou desenvolvendo é exatamente para o meu treinamento, pois não possuo curso na área e estou aprendendo sozinho, lendo materiais da internet, livros e assistindo videoaulas.

Poderia ser mais específico?

Vou postar o código que eu fiz e se você puder me corrigir, agradecerei muito.

 

<cote>

 

Aqui ele abre o DB e pega os valores digitados e passa para as variáveis.

<?php
$con = mysql_connect('localhost', 'root', '') or die ("Problemas na conexão.");
mysql_select_db('appcom', $con) or die ("Problemas na conexão.");
$nome = mysql_real_escape_string($_REQUEST['nome']);
$email = mysql_real_escape_string($_REQUEST['email']);
$sexo = mysql_real_escape_string($_REQUEST['sexo']);
$dtnasc = mysql_real_escape_string($_REQUEST['dtnasc']);
$telfixo = mysql_real_escape_string($_REQUEST['telfixo']);
$telcel = mysql_real_escape_string($_REQUEST['telcel']);
$estado = mysql_real_escape_string($_REQUEST['estado']);
$cidade = mysql_real_escape_string($_REQUEST['cidade']);
$bairro = mysql_real_escape_string($_REQUEST['bairro']);
$logradouro = mysql_real_escape_string($_REQUEST['logradouro']);
$complemento = mysql_real_escape_string($_REQUEST['complemento']);
$cep = mysql_real_escape_string($_REQUEST['cep']);
$uf = mysql_real_escape_string($_REQUEST['uf']);
$tipocom = mysql_real_escape_string($_REQUEST['tipocom']);
// Aqui ele tem que entrar na tabela comercio e pegar o id do comercio escolhido pelo cliente baseado na informação da variável $tipocom (variável que ele escolhe o comercio que ele quer, baseado em um <selec>), esta variável vem com o nome do comercio, que é o mesmo nome cadastrado na tabela comercio.
depois dele achar o registro na tabela comercio, ele pega o id do comercio e coloca na variável $codcomercio
Obs.
Esta mesma operação, o script tem que fazer para a tabela estado, cidade e bairro.
aqui ele acessa a tabela cliente e insere os dados, inclusive o id do comercio que foi guardado na variável $codcomercio.
$sql = "INSERT INTO clientes(cod_comercio,cod_estados,cod_cidades,cod_bairros,nome_cli,email_cli,sexo_cli,dtnasc_cli,telfixo_cli,telcel_cli,estado_cli,cidade_cli,bairro_cli,logradouro_cli,complemento_cli,cep_cli,uf_cli,tipocom_cli)
VALUE ('$codcomercio','$codestados','$codcidades','$codbairros','$nome','$email','$sexo','$dtnasc','$telfixo','$telcel','$estado','$cidade','$bairro','$logradouro','$cep','$uf','$tipocom')";
?>

 

</cote>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que eu disse é isto:

<select name="codcomercio">
<option value="1">Mercado</option>
<option value="2">Padaria</option>
</select>

Quando você disparar o formulário, o codcomercio conterá os valores 1 ou 2, de acordo com o que for selecionado. Se você já monta o select de forma dinâmica não precisa fazer outra consulta apenas para pegar o id.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por ILR master
      Fala galera.
      Espero que todos estejam bem.
      Seguinte: Tenho um arquivo xml onde alguns campos estão com : (dois pontos), como o exemplo abaixo:
       
      <item>
      <title>
      d sa dsad sad sadasdas
      </title>
      <link>
      dsadas dsa sad asd as dsada
      </link>
      <pubDate>sadasdasdsa as</pubDate>
      <dc:creator>
      d sad sad sa ad as das
      </dc:creator>
      </item>
       
      Meu código:
       
      $link = "noticias.xml"; 
      $xml = simplexml_load_file($link); 
      foreach($xml -> channel as $ite) {     
           $titulo = $ite -> item->title;
           $urltitulo = $ite -> item->link;
           print $urltitulo = $ite -> item->dc:creator;
      } //fim do foreach
      ?>
       
      Esse campo dc:creator eu não consigo ler. Como faço?
       
      Agradeço quem puder me ajudar.
       
      Abs
       
       
    • Por First
      Olá a todos!
       
      Eu estou criando um sistema do zero mas estou encontnrando algumas dificuldades e não estou sabendo resolver, então vim recorrer ajuda de vocês.
      Aqui está todo o meu código: https://github.com/PauloJagata/aprendizado/
       
      Eu fiz um sistema de rotas mas só mostra o conteúdo da '/' não sei porque, quando eu tento acessar o register nada muda.
      E eu também quero que se não estiver liberado na rota mostra o erro de 404, mas quando eu tento acessar um link inválido, nada acontece.
      Alguém pode me ajudar com isso? E se tiver algumas sugestão para melhoria do código também estou aceitando.
       
       
      Desde já, obrigado.
    • Por landerbadi
      Olá pessoal, boa tarde
       
      Tenho uma tabela chamada "produtos" com os seguintes campos (id, produto) e outra tabela chamada "itens" com os seguintes campos (id, prod_01, prod_02, prod_03, prod_04).
       
      Na tabela produtos eu tenho cadastrado os seguintes produtos: laranja, maçã, uva, goiaba, arroz, feijão, macarrão, etc.
       
      Na tabela itens eu tenho cadastrado os itens da seguinte maneira:
       
      1, laranja, uva, arroz, feijão;
      2, maçã, macarrão, goiaba, uva;
      3, arroz, feijão, maçã, azeite
       
      Meu problema é o seguinte: 
      Eu escolho um produto da tabela "produtos", por exemplo "uva".  Preciso fazer uma consulta na tabela "itens" para ser listado todos os registros que contenham o produto "uva" e que todos os demais produtos estejam cadastrados na tabela "produtos".
       
      No exemplo acima seria listado apenas dois registros, pois o terceiro registro não contém o produto "uva". 
       
      Alguém pode me ajudar? Pois estou quebrando a cabeça a vários dias e não consigo achar uma solução.
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.