Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Fernando Grossman

Atualização de site - Limpar cache

Recommended Posts

Boa tarde a todos,

gostaria de pedir orientações de como ou onde posso estudar sobre o que devo fazer para que o público veja de imediato quando faço atualizações em um site. Pois sempre que faço uma atualização os usuários não vêem no momento em que as faço pois a versão antiga sempre fica no cache dos navegadores.

 

Andei pesquisando sobre as "Meta Tags Expires, Pragma e Cache-control" porém li que são recursos extremamente inconsistentes.

 

Por quanto tempo uma página fica no cache de um navegador?

Qual é a forma ideal de se trabalhar com sites que tem atualização frequente?

 

Obrigado..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No caso estou fazendo a manutenção de um site de uma escritora que tem mais de 20 livros publicados, diversos artigos, fotos que são alteradas e o site é trilíngue. Ela faz modificações de textos, links de vendas dos livros, inserção de artigos etc. quase todos os dias.

 

Se parar para pensar podemos encontrar diversos sites que precisariam de atualizações constantes, como de anúncios, notícias, vendas e por ai vai. Imagina se um produto que saiu de venda mas continua lá no cache do navegador, pode causar uma certa confusão no mínimo.

 

Como não sou um programador expert, sou leigo e autodidata, procuro aqui orientações para casos que não encontro respostas em minhas pequisas na web.

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, o que eu quis dizer, é que na maioria dos casos você pode recorrer à alternativas para não ter que ficar atualizando o site toda vez... Não sei se existe jeito dessa limpeza de cache. Por exemplo, essas informações que você disse, todas elas podem ser inseridas no banco, assim não precisa lançar uma atualização para lançar um novo livro ou corrigir um texto, é só fazer um registro no banco, entendeu? :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sei que cache é um problema não só do navegador, mas da operadora de internet da pessoa.

Sei que a GVT é horrível em cache.. demora demais para o browser atualizar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado, VitorF e rikaschmitt, pelos comentários.

 

Vitor, não entendi o que você quis dizer. Você está falando de banco de dados?

Você poderia explicar um pouco melhor sua sugestão?

 

Acontece que o site está todo feito em html....

Imagino que existam maneiras ou códigos para contornar o problema do cache no momento de atualizações e gostaria de estudar sobre, mas gostaria de orientações de alguém mais experiente...

 

Obrigado.

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então.. Acho que o controle de cache é meio difícil de fazer.

É algo dos próprios navegadores e, como disse, também depende da operadora de internet de cada um.

 

A alternativa que você pode fazer é bloquear o armazenamento de cache do seu site, então toda vez que alguém acessá-lo, vai "carregar" tudo novamente...

 

Talvez isso funcione:

<meta http-equiv="cache-control" content="max-age=0" />
<meta http-equiv="cache-control" content="no-cache" />
<meta http-equiv="expires" content="Tue, 01 Jan 2030 1:00:00 GMT" />
<meta http-equiv="pragma" content="no-cache" />

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso torna o carregamento lento para os usuários e isso é constrangedor para o mesmo...

Aconselho que use um banco de dados como MySQL para armazenar os produtos, assim os caches não os salvariam, e atualizariam junto com a página, assim que um produto saísse de linha, você dava a orientação ao banco, e não apareceria para o usuário...

 

Ai teria o site ser feito com PHP ou XML, e MYSQL...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Apesar de já ter passado por algumas empresas, a maior parte do tempo venho trabalhando em projetos pessoais, estudado novas tecnologias, linguagens e processos. Dai vem a maior experiência.


Entre os anos de 2011 e 2012 tive a oportunidade de participar de algumas competições nas áreas e Ciências e Engenharia. Conquistei alguns prêmios e valeu o reconhecimento do meu trabalho até aquele momento.



Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por kernmatheus
      Boa noite,
       
      Galera, utilizo uma aplicação que me permite inserir arquivos JavaScript customizados em algumas páginas, e por vezes quando realizo alguma alteração considerável no JS, preciso solicitar aos usuários da ferramenta para limparem o cache, evitando que eles fiquem com as regras antigas do JS e gere algum erro.
       
      Existe alguma forma de esporadicamente quando eu realizar alterações no JS, forçar a limpeza de cache nas máquinas clientes? Ou então de não permitir que o navegador salve cache deste JS que eu customizo as regras?
    • Por mateus.andriollo
      Alguém sabe uma boa ferramenta (grátis) para comparação de banco de dados Desenvolvimento e Produção.
      Preciso automatizar as atualizações no banco de dados da produção com base no banco de dados de desenvolvimento.
       
      Achei algumas ferramentas mas pagas....
    • Por LucasLV
      Olá.
      Tenho um site onde as imagens são geradas através de um arquivo PHP - utilizo esse método para retornar imagens webp ou jpg - e vi que o navegador não utiliza, ou não salva em cache, as imagens geradas dessa forma.
      Já as onde informo o caminho completo da imagem com a extensão, aparecem como utilizadas do cache.

      Esse comportamento é normal quando as imagens são geradas desse jeito ou é por não ter feito nenhuma configuração de cache no arquivo PHP que gera as imagens?
       
      Coloquei uma imagem do resultado exibido no navegador.

    • Por Fernando_Henrique
      Olá amigos
      Estou com um pequeno problema em um sistema PHP. 
      Periodicamente venho fazendo algumas atualizações no sistema web como alteração nos arquivos html, js e css porém como esperado essas alterações não são sentidas nos navegadores da maioria dos clientes, até que eles limpem o cache ou CRTL + F5. Assim estou tendo grandes problemas, pois além do layout do sistema, também esta afetando mascaras como por exemplo campos de preço onde deveria auto preencher com formato de preço(R$ 0,00), algumas regras como por exemplo campos que devem ser convertidos para letras maiúsculas. Pra resolver esse problema comecei a versionar os arquivos há cada atualização, assim foi resolvido na maioria dos navegadores, porém ainda tenho casos que o problema persiste. 
      Alguma dica do que mais pode ser feito para que consiga afetar todos os clientes ? 
       
    • Por rparischi
      Bom dia.
       
      Atualmente meu banco de dados oracle está na versão 10g XE, devido ao limite de 4GB de tamanho do banco preciso atualiza-lo para a versão 11g XE.
      Alguém já fez esse tipo de atualização?
       
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.