Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Diogo Alexsander

Alinhamento de operadores de atribuição.

Recommended Posts

Bom dia, pessoal.

 

Tenho uma dúvida bem simples. Não sei se aqui seria o local correto pra perguntar isso, mas vou tentar.

Já fiz algumas pesquisas no Google e não achei a resposta (também não sei se procurei o suficiente).

 

A dúvida é referente a formatação de código e padrões de codificação.

 

Segue exemplo:

 

Exemplo 1:

<?php

$user = [];
$user['name'] = 'Diogo';
$user['email'] = 'email@blabla.com';
$user['age'] = 25;

?>

Exemplo 2:

<?php

$user          = [];
$user['name']  = 'Diogo';
$user['email'] = 'email@blabla.com';
$user['age']   = 25;

?>

No exemplo 2, os sinais de igualdade estão alinhados.

Eu sei que isso pode parecer besteira e pode ser que eu esteja me preocupando demais com pouca coisa, mas de fato, isso faz diferença quando o código é maior. Com os operadores de atribuição alinhados a legibilidade do código melhora bastante. Lógico que se deve manter um bom senso e não alinhar TODOS os operadores na mesma posição do início até o final do arquivo. Eu normalmente coscutmo dar atenção nesses detalhes.

 

Obviamente utilizo um plugin pra fazer isso com um atalho de teclado.

 

O que eu queria saber é se isso é válido. Se é uma boa prática. Acredito que não seja só eu que faça isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho super válido sua preocupação com a qualidade/organização/legibilidade do código, eu também sou um pouco noiado com isso :P

 

Utilizo bastante o alinhamento de sinais de atribuição e não vejo nenhum mal nisso. Não tem nada nas PSRs falando sobre isso, mas acho válido utilizar pois melhora, e muito, a legibilidade e organização do código.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho super válido sua preocupação com a qualidade/organização/legibilidade do código, eu também sou um pouco noiado com isso :P

 

Utilizo bastante o alinhamento de sinais de atribuição e não vejo nenhum mal nisso. Não tem nada nas PSRs falando sobre isso, mas acho válido utilizar pois melhora, e muito, a legibilidade e organização do código.

Legal. Bom saber que eu não sou o único. Quero aber a opinião de mais desenvolvedores ainda.

 

Obrigado pelo feedback ;)

 

 

 

 

Pessoal, ninguém mais tem alguma coisa a dizer sobre essa prática?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião é apenas perda de tempo, comentários e documentação fazem diferença na hora de entender o que foi feito, alinhar os sinais pelo menos pra mim não tem efeito prático algum... Mas óbvio, se você já se acostumou com este padrão, não tem porque largar, já que apesar de não achar que ele faça bem, também não acredito que ele faça mal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho edentação importante, comentários essenciais, mas esse detalhe, de alinhas as atribuições nunca me preocupei, acredito que seja algo pessoal mesmo, se você acha isso importante faça, mas creio que não haja uma recomendação específica para tal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.