Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rogério Guerreiro

Exercícios de Traço - 1

Recommended Posts

Devido a um problema no fórum do iMasters este tópico havia sido perdido e estou repondo-o agora. O texto deve ser de dois ou três anos atrás, decidi postá-lo exatamente como era, pois o que importa mesmo é o conteúdo:

No dia 02 de Agosto comecei um programa de exercícios de desenho, com seis meses de duração, previsto para terminar em Fevereiro do ano que vem. A finalidade é melhorar os meus traços, para que saíam certinhos e bonitos, igual aos dos desenhistas profissionais.

O programa é uma combinação dos exercícios de traço do blog Arte Sequencial, do Prof. Fábio Vicente e de outros que bolei. E está funcionado! Nesses 45 dias que venho praticando, meu traçado passou a sair mais regular e solto.

Por isso, resolvi compartilhar, para aqueles que pretendem melhorar nessa parte. Mas já vou avisando: esses exercícios devem ser praticados todos os dias (incluindo sábados, domingos e feriados!) Tem que ter dedicação, tem que haver compromisso da sua parte. Senão... pode esquecer!

Então, vamos lá. Esses são Exercícios da Primeira Aula do Prof. Fábio (para saber como fazê-los, veja o link do blog dele):

exdes01.th.jpg

Eu modifiquei só alguns detalhes do exercícios. Por exemplo, o autor propõe fazer quatro retas no canto superior esquerdo da folha (A) e eu faço um pouco mais, em B. Na metade inferior, ele manda fazer quadrados e traçar, dentro, círculos (veja figura C): aqui, eu só acrescento mais um quadrado e um círculo dentro, quando as figuras são maiores (D), pra maior aproveitamento do espaço.

Quanto fazer? No mínimo, uma folha dessas, frente e verso. Todos os dias, repito! Você pode usar papel reciclado ou de rascunho, se achar que sulfite é muito caro.

exdes02.gifexdes03.gif

O segundo exercício é este:
exdes04.th.jpg

Nele você usa cadernos do tipo universitário e lápis comum. Para melhor proveito, faça-os sempre depois dos exercícios anteriores. E lógico: uma folha por dia, frente e verso, todo santo dia! (Nem precisava dizer, né? rsrsrs)

Importante: Ao traçar, procure mover o braço inteiro, não só o pulso e o cotovelo. Nos exercícios de formas circulares, trace sem encostar o braço na folha, apenas a ponta do lápis deve tocá-la.

O primeiro é o mostrado na figura E. Desenhe um círculo, na direção indicada pelas setas (F). Dentro desse cícrculo, trace um outro, menor (1) seguindo a mesma direção. Faça um terceiro círculo (2), do mesmo tamanho que o primeiro, de modo que a borda dele toque a borda do círculo menor... e repita até preencher o espaço.

exdes05.gif

O segundo é o da "mola" (G). É mais difícil do que parece, você gastará um tempo até dominá-lo (1), mas é um dos exercícios que mais contribui para deixar o traço solto! Exatamente por esse motivo eu o faço mais que os outros... e recomendo o mesmo a você.

exdes06.gif

O terceiro combina retas e curvas (H). Nele você pode encostar a mão no papel, sem problemas: só tente deixar a mão leve (com o tempo você pega o jeito). Comece traçando, (1) deixando um espaço entre as formas, exatamente como você vê na figura, até o final da linha.

Volte, então, e trace as formas nos espaços que você deixou (eu coloquei os traços em azul apenas para você entender melhor o que eu quero dizer). Um bom exercício para te dar o que se chama de "golpe de vista".

exdes07.gif

Esses são os principais. Claro que você pode variar os exercícios... e inventar os seus próprios, também. No início, entretanto, se atenha a fazer círculos e retas, pois são esses os elementos principais do desenho.

 

 

Veja também:
Exercícios de Traço - 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.