Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

marcossantana10

Pegar informações do banco sem submit ou refresh

Recommended Posts

To criando um sistema de vendas e queria saber como faço pra colocar o código do produto (através de código de barras, por exemplo) e ele recuperar as informações desse produto no banco de dados sem que eu precise enviar as informações do código. Especialmente pra o caso de uma venda onde vários produtos podem ser vendidos de uma vez, criando uma lista destes produtos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sem enviar não tem como, o que fará é enviar em segundo plano, pegar as resposta e usar na aplicação atual... isso é feito com httprequest vou te mandar um código de exemplo, mas sugiro estudar isso bem antes, posso até te indicar dois livros, tentei aprender usando a internet e só perdi tempo, só entendendo o funcionamento dos objetos/componentes e como usá-los vai aprender de verdade.

Vejamos só como que usaria e um sistema de comentário de artigos, onde o cara pede para ver os comentários, ele busca e apresenta o resultado:

Essa div conteúdo-comentário está vazia, então nem aparece se não tiver estilo aplicado nela, o span é o botao com um onclick que, nesse exemplo, levo também o codigo (21) do artigo que tem os comentários (no seu caso de produtos pode ser o texto da busca do produto ou codigo de barras):

<div id="conteudo-comentario">
</div>

<span id="chamacomm" onclick="paginaComentarios(21);">Clique para ver os comentários</span>

 

 

Abaixo como poderia ser a função javascript que faria a requisição e devolveria a resposta para você, vou comentar no código.

 

 

function paginaComentarios(codigo) {

var xmlhttp;
if (window.XMLHttpRequest)
{// code for IE7+, Firefox, Chrome, Opera, Safari
xmlhttp=new XMLHttpRequest();
}
else
{// code for IE6, IE5
xmlhttp=new ActiveXObject("Microsoft.XMLHTTP");
}

document.getElementById('chamacomm').innerHTML = 'Carregando...'; // aqui só troco o texto do botão para o cara ver que está buscando, podia sumir com o botao e colocar uma imagem de carregando também, para evitar que ele clique de novo e saber que algo aconteceu.


xmlhttp.open("GET","http://site.com/paginamcomentarios.php?codigo="+codigo+"",false);
xmlhttp.send();
// acima eu passei com get a pagina com as strings para localizar os dados no banco, seja em php, asp, não importa.. poderia ser com POST, o carregamento dessa pagina acontece em segundo plano, e gera um trecho texto/html com dados que será pego pelo httprequest quando terminar de carregar

if (xmlhttp.readyState != 200) { // aqui ele verifica se sua pagina (a passada no get acima) ja terminou de carregar. Dá verficicar mais coisas sobre o carregamento além do final dele.
if (xmlhttp.responseText != '') { // responseText que pega o que foi gerado na pagina.. aqui verifico se nao ficou vazio
document.getElementById('conteudo-comentario').innerHTML = xmlhttp.responseText; //Aqui eu jogo dentro da div que estava vazia (conteudo-comentario) o resultado da pagina passada no get
} else {
document.getElementById('conteudo-comentario').innerHTML = 'Nada foi encontrado'; //Aqui mandei colocar o texto que nada foi achado, se retornou vazio no responseText.
}
}

É um exemplo bem simples, mas acho que dá pra entender a lógica e facilitar o que busca.

Imagine um outro exemplo, em vez de buscar os comentários você queira colocar um novo, voce colocaria um input/textarea/divEditavel para o cara escrever e um botao para enviar (sem submit, chamando apenas o httprequest)...


Aí, você chama o httprequest, pega pelo ID o nome do campo o texto do comentário, e passa por GET ou POST para uma pagina que salva no banco (em qualuqer linguagem, php, asp, etc,), só que você validaria na gravacao com IFs... se salvou você manda dar um response.write (asp) ou echo (php) como o valor 1 se deu certo, 2 se deu errdo e por ai vai... (1 e 2 são exemplo coloque o que voce quiser)

No responseText do httprequest, que trouxe os comentarios no exemplo anterior, nesse caso só traria então um número ... Ali nao função onde eu mandei imprimir na div conteudo-comentario o resultado agora você faria teste para ver o que resultou, se deu 2, você poderia enviar um alert dizendo que deu erro para tentar de novo, se deu 1, poderia avisar que deu certo, mas poderia (e ficaria mais bonito e barato) inserir o comentario novo na tela junto com os outros (e veja que você nem precisaria buscar o registro ou dar refresh, já que la na pagina que salvou, se deu certo a gravacao voce poderia ja pegar o codigo do novo comentario recem gravado e dar a resposta como 1,23 (exemplos apena, onde 1 seria GRAVOU e 23 o codigo do novo comentario)) ...

 

O httprequest deixa você identificar como valores separados usando virgula (ou outro separador que queira usar- no exemplo coloquei 1-23)... Aí ele vê que retornou 1 que voce usou para dizer que está certo, e você na mesma função já tem os dados do comentário que basta mandar imprimir onde quiser na tela, nesse caso o 23 codigo do novo comentário que veio junto e que voceê vai usar também caso queira em outra ação, pois se o cara quiser uma ação de apagar logo depois que foi salvo (e sem o refresh) vai precisar do codigo dele no banco...

Basicamente isso que acontece no Facebook por exemplo, voce escreve e ele ja aparece na lista, sem refresh, o mesmo seria para apagar, se a pagina retornou que apagou, voce manda excluir a div dele na hora (ou nó qualquer)... só tem de pensar em todas as possibilidades do que pode acontecer no segundo plano, para passar isso ao usuario...

Tenho visto que muita gente diz que insere no facebook e some, talvez seja falha nesse ponto.... ele devolve o carregamento como ok, mas nao verificam se a gravacao ocorreu de forma correta (claro que lá é muito mais complexo e envolve bancos diferentes em servidores diferentes etc etc e acaba passando) e eles imprimem na tela, só que depois quando voce da um refresh (e busca no bd de verdade) nao está mais... ou, na demora depois de alguns segundos até a resposta do servidor, mesmo ja tendo aparecido como salvo ele da mensagem de erro e aparece mais apagado com um sinal amarelo sinalizando erro... mas você consegue pensar em todas as possibilidades num sistema não tão grande quanto o deles.


Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por landerbadi
      Olá pessoal, boa tarde
       
      Tenho uma tabela chamada "produtos" com os seguintes campos (id, produto) e outra tabela chamada "itens" com os seguintes campos (id, prod_01, prod_02, prod_03, prod_04).
       
      Na tabela produtos eu tenho cadastrado os seguintes produtos: laranja, maçã, uva, goiaba, arroz, feijão, macarrão, etc.
       
      Na tabela itens eu tenho cadastrado os itens da seguinte maneira:
       
      1, laranja, uva, arroz, feijão;
      2, maçã, macarrão, goiaba, uva;
      3, arroz, feijão, maçã, azeite
       
      Meu problema é o seguinte: 
      Eu escolho um produto da tabela "produtos", por exemplo "uva".  Preciso fazer uma consulta na tabela "itens" para ser listado todos os registros que contenham o produto "uva" e que todos os demais produtos estejam cadastrados na tabela "produtos".
       
      No exemplo acima seria listado apenas dois registros, pois o terceiro registro não contém o produto "uva". 
       
      Alguém pode me ajudar? Pois estou quebrando a cabeça a vários dias e não consigo achar uma solução.
    • Por landerbadi
      Boa tarde pessoal. Estou tentado fazer uma consulta no banco de dados porém estou tendo dificuldades. Tenho uma tabela chamada "itens" com os seguintes campos: id, item, plural, ativo. Nela tem cadastrado vários itens e seu respectivo plural. No campo ativo eu coloco a letra "S" para informar que esta palavra está ativa no sistema. Por exemplo: 1, casa, casas, S 2, mesa, mesas, S 3, cama, camas, S 4, moto, motos, S 5, rádio, rádios O quinto registro "radio" não está ativo no sistema pois não tem um "S" no campo ativo. E outra tabela chamada "variações" com os seguintes campos (id, item1, item2, item3) com os seguintes registros: 1, casa, camas, moto 2, mesas, casas, radio 3, rádio, cama, mesa Eu preciso fazer uma busca na tabela variações da seguinte maneira: Eu escolho um registro na tabela "itens", por exemplo "casa". Preciso fazer com que o php me liste todos os registros da tabela "variações" que contenham a palavra "casa". Porém se tiver algum registro com a palavra "casas" também tem que ser listado. Neste caso ele irá encontrar dois registros. Agora eu preciso que o php verifique os demais itens e faça a listagem apenas dos item que estão ativos (que contenham um "S" no campo ativo. Neste caso ele irá encontrar apenas um registro, pois o segundo registro contém a palavra "rádio". E "rádio" não está ativo na tabela itens. Como faço isso?
    • Por ILR master
      Fala pessoal.
       
      Seguinte:
       
      Quero selecionar duas tabelas e mostrar com resultados intercalados. Abaixo segue um código explicando para vcs terem uma ideia.
       
      $consulta = "SELECT A.*, B.* FROM tabela1 A, tabela2 B'";
      $resultado = mysqli_query($conexao, $consulta) or die ("erro");
      while($busca = mysqli_fetch_array($resultado)){
       
      print $busca['cod_evento']; --> traz o código da tabela1 
      print $busca['titulo_evento']; -->  traz o titulo da tabela1
      print $busca['cod_noticia']; --> traz o código da tabela2
      print $busca['titulo_noticia']; --> traz o tituloda tabela2
       
      }
       
      Espero que entendam. Grato
       
    • Por gersonab
      Bom dia
      estou com uma dúvida de como proceder, tenho uma tabela de categoria e uma de subcategoria, a categoria pode ter várias subs, até ai tranquilo, quando faço update de uma sub altero normalmente a quantidade deste, até aí normal, porém me deparei com uma situação um pouco diferente, vou tentar ser o mais claro possível, de certa forma algumas subs são comuns só mudando o nome praticamente, aí eu preciso que ao efetuar o update em umas destas este ocorra nas demais, tipo:
       
      Se o id da sub for 5 , eu preciso fazer o mesmo update nos ids 6 e 7 ;
       
      Se o id da sub for 9 , eu preciso fazer o mesmo update no id 10
       
      se for 2 , fazer o update somente neste
       
      ainda não estou conseguindo ver uma lógica para isso, e ou uma nova coluna para cadastrar em comum nestes casos.
       
      qual seria a melhor opção
    • Por JoaoSilva75
      oi pessoal
       
      se eu entrar no link dos desenvolvedores php pesquisasar quem é programador e enviar uma mesma mensagem para uns 6 ou 8 membros do forum serei advertido   ou é spam ???????
       
      procuro um programador php para me fazer algo 
       
      mas não tem como postar aqui nessa sessão
       
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.