Ir para conteúdo
Micilini Roll

Como funciona o video record do hotjar

Recommended Posts

Olá pessoal, recentemente encontrei um site muito interessante para realizar metricas (tipo google analitics) o nome do site se chama Hotjar e voces podem acessa-lo através do link abaixo:

 

 

Testando a ferramenta, uma das coisas que me chamaram atenção foi a capacidade de gravar o que o usuario esta fazendo dentro do seu site. Isso me chamou tanta atenção que agora estou querendo descobrir como ele fez aquele tipo de coisa!

 

Como será que ele gravou o que o usuario estava fazendo e exportou para um formato de video?

 

Eu não tenho tanto conhecimento assim, mas de acordo com a minha concepção, isso dá para fazer da seguinte forma:

 

  • Criar um comando javascript que capture as coordenadas de X e Y da sua pagina, e a cada 0,5 segundos ele salva esta coordenada envia para uma outra linguagem como C# ou PHP e de lá ele armazena em logs.
  • Por fim salvaremos o backup da pagina atual que o usuario estava (Vai que o dono do site altera o design do mesmo....)

 

Ate ai tudo bem... agora para representar isso devemos colocar um comando na pagina de backup aonde consiga mostrar a imagem do icone do mouse e ir realizando a animação (Isso dá para ser feito via javascript....). Só tem um pequeno porem!

 

Como iremos fazer para exportar essa animação em formato de video?

 

De acordo com meus conhecimentos eu tentaria fazer o seguinte:

 

  • A primeira tentativa seria fazer com que um app externo (Camtasia ou outros) seja chamado assim que a pagina for carregada, Ex:. (Javascript -> PHP -> C++ -> Abrir -> Camtasia -> Gravar Navegador), mas ai eu precisaria ter um servidor muito bom e computadores disponiveis para fazer isso acontecer.
  • A segunda tentativa seria ver a possibilidade de realizar isso com flash (Action Script) aonde realizaria a gravação sem mesmo ter que salvar as coordenadas X e Y capturadas via javascript. (Seria tudo automatico).

 

Talvez, quem saiba existam comandos novos para javascript, css, HTML5 que possibilite realizar este tipo de coisa de uma maneira simples. Alguem sabe de algo? um tutorial que ensine a realizar este tipo de coisa? indicação de como isso funciona?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, eu tenho um site www.jonathanmoreira.com.br e gostaria de criar esse serviço nele, eu instalei o hotjar de curiosidade agora quero criar o meu próprio, você disse que "Criar um comando javascript que capture as coordenadas de X e Y da sua pagina, e a cada 0,5 segundos ele salva esta coordenada envia para uma outra linguagem como C# ou PHP e de lá ele armazena em logs"  mas a minha dúvida fica em como eu envio a informação, pois se eu ficar mandando uma post ajax de 0,5 segundo não vai travar o site não, pode me ajudar a entender? Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.