Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

viniciussvl

Quanto cobrar por um site?

Recommended Posts

Olá pessoal, comecei recentemente nessa área de Desenvolvimento Web e adquiri alguns conhecimentos fazendo cursos online, vendo vídeo-aula, lendo, estudando e sempre praticando. Fiz um site bem simples para o meu pai, ele adorou, achou aquilo muito fantástico e me recomendou para um amigo dele que está montando uma empresa e quer um site pessoal, com as informações da empresa, fotos e formulário de contato que daria mais ou menos de 4 até 6 páginas.

 

Gostaria de saber quando devo cobrar por um site com base nas informações que passei, lembrando que é o primeiro site que irei fazer e não tenho nenhuma noção de preços, se devo cobrar por horas, páginas, falar um valor ao cliente antes de iniciar o projeto ou até mesmo fazer o projeto e no final determinar um preço (coisa que eu acho difícil no mercado, pois a maioria dos clientes querem saber o valor do produto antes de comprar/contratar). O amigo do meu pai já mandou uma mensagem para ele perguntando quanto eu cobraria pra fazer o site dele, e meu pai mandou meu número pra ele entrar em contato comigo mais tarde. Então pessoal, quanto devo cobrar? quais as "coisas" que devo cobrar num desenvolvimento de um site? E se ele pedir imagens, logotipos (irá pedir pois ele não tem), quando devo cobrar? E a hospedagem/dominio, como deverá ser cobrada? Manutenção do site? Por favor, peço que me ajudem nessas questões, é o meu primeiro "cliente".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem um longo e antigo tópico sobre isso. Vale a pena dar uma olhada

 

 

O ideal é definir o preço antes. Dificilmente alguém vai aceitar que você faça e depois diga o preço. Se você fizer isso, o cliente pode não concordar com o preço e não te pagar nada e nem pegar o site. Vocês dois perdem tempo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Apesar de ser de 2004, os conceitos sobre calculo de custo e como cobrar não mudam.

Valores mudam, obvio, não só pela inflação e variação de custos envolvidos, mas também por conta do aumento ou diminuição da concorrencia na sua região.

 

Se ainda assim, deseja saber um valor monetário, veja qual o valor cobrado pelos seus concorrentes na sua região, o valor cobrado varia (e muito) dependendo da região que você está, seja no mesmo estado, seja nas várias regiões a nivel nacional.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi, então no caso um site simples como este que criei sairia no mínimo 350 reais(Com dominio .com.br 1 ano incluso)? Usarei o hostinger...

 

Dei um 'menos' zoom porque não iria dar para ver o rodapé

Ah, o site é responsivo também rs

 

ekMZak3.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se esse é o preço que cobram pelo site na sua região, e você acha que isso é um preço justo pelo seu trabalho, não sou eu que vou discordar.

 

Porém, na região onde atuo, o valor de um site assim é de no minimo, 5x esse valor, isso para um site considerado barato.

E sem dominio incluso, isso corre por conta do cliente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, normalmente o valor é cobrado por horas de trabalho, e a hospedagem e domínio fica por conta do cliente, a não ser que você pretenda cobrar um valor de manutenção mensal para resolver qualquer pepino que surgir.

 

Como você ainda não possui muita experiência pode maneirar um pouco no valor até conseguir um bom portfólio, mas concordo com o Vinicius o valor que mencionou está bem abaixo do praticado. Você deve ter cuidado para não desvalorizar demais o serviço fazendo com que o cliente não prestigie o projeto.

 

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, ontem pensei muito nisso não quero desvalorizar nem nada, então cobrarei 500 reais sem hospedagem, só o site mesmo...

 

Lembrando que é o primeiro cliente, meu primeiro site "profissional" não posso cobrar um valor alto como as empresas cobram...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você é quem sabe, só alerto para o seguinte:

 

Sempre haverá uma desculpa para justificar um preço baixo, sempre haverá um cliente tentando diminuir o valor do produto oferecido por você, bem como sempre haverá empresas que serão maiores que você, ou que terão mais tempo no mercado.

 

Mas as contas sempre chegam e não se importam com qual desculpa você pode apresentar para tentar baixar o preço dessas contas (alias, nem consegue isso, não é mesmo ?)

 

Meu conselho é: Se vai atuar nesta área profissionalmente e não como um quebra galho enquanto não acha outra coisa que considere melhor, seja profissional desde o inicio.

Calcule seus custos, margem de lucro etc, chegue num valor que você considere justo e adequado por dia de trabalho e não diminua isso.

Facilite o pagamento aumentando o numero de parcelas ou oferecendo algum meio de pagamento como pag-seguro,moip,etc...

Mas baixar o preço, não.

Se fizer isso uma vez, provavelmente fará disso um hábito e não conseguirá se livrar de vários clientes que dão muito trabalho e pouco retorno financeiro.

 

Pensa bem antes de dar o primeiro passo, porque uma vez dado, será dificil mudar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao cara, 350 reais eu chutei pq não sabia mas dei uma pesquisada e cheguei a um valor minimo de 590 reais por um site simples..

 

mesmo assim obg pelas dicas e sugestões

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Salve,

 

Onde você mora? Qual região? E que ramo é a empresa para qual vais fazer o site?

 

[ ]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.