Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rogério Guerreiro

O Mito do Curso Completo

Recommended Posts

Uma vez me perguntaram se eu conhecia algum "Curso Completo de Mangá", que ensinasse desde o básico até ao avançado. Minha resposta foi não: nada podia ser considerado assim, embora eu tenha encontrado muito material didático de desenho na internet.

Sim, vários cursos e livros já foram rotulados como: "curso completo" ou contendo as palavras: "aqui você aprende tudo" ou ainda: "encontra tudo". Na minha opinião, trata-se daquelas "frases-clichê" de propaganda, pouco tendo a ver com a realidade.

Uma coisa é alguém dizer: "este curso é ótimo, aprendi bastante nele". Aqui afirma-se algo perfeitamente possível. Agora, a pessoa declarar o tal curso como "completo" e que "aprendeu tudo ali"... é um exagero! Alguém entra em um curso sem saber desenhar absolutamente nada? Eu nunca vi. Inclusive é comum o aluno mostrar os seus trabalhos ao professor e aos colegas, logo no primeiro dia.

Se o aluno já sabe desenhar algo, por mínimo que seja, é porque aprendeu... e antes do curso! Logo, caso ele diga mais tarde: "aquela escola ensinou tudo que eu sei", isto não corresponderá a verdade. E esse aluno, tendo boa vontade em pesquisar e disposição para treinar, sem dúvida aprenderá desenho tanto fora do curso quanto depois de terminá-lo.

Portanto, essa história de "curso completo" é uma promessa que não se concretiza. Caso um curso de desenho fosse mesmo completo, nenhum outro seria necessário. Afinal, se o tal curso já ensina tudo, nada mais faltaria aprender sobre o assunto. Se faltasse, é porque seria incompleto. Olha só a contradição!

Em vez de perder tempo correndo atrás atrás da ilusão do "grande curso", é muito melhor você tomar ações concretas ea partir de agora. Você é iniciante em Desenho? Ou, mesmo já tendo uma certa experiência, quer melhorar seu traço? Comece por aqui!

Não tem problemas com traços? Ou quer aprender mais sobre Desenho? Nesse caso, consulte os Links de Tutoriais e Dicas de Desenho!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Rogério.

Sou da mesma opinião sua sobre isso.

E acho que ela vale para todas as outras áreas. Parte do principio do 'aluno' querer aprender/aprimorar seus conhecimentos e dedicar ao máximo para alcançar seus objetivos.

 

Só pra frisar que as imagens não estão aparecendo no seu primeiro link.

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Rogério.

Sou da mesma opinião sua sobre isso.

E acho que ela vale para todas as outras áreas. Parte do principio do 'aluno' querer aprender/aprimorar seus conhecimentos e dedicar ao máximo para alcançar seus objetivos.

 

Só pra frisar que as imagens não estão aparecendo no seu primeiro link.

 

Abraços

 

Oi, Marcos. As imagens estavam hospedadas no ImageShack e essa empresa mudou sua política, deletando muitas imagens antigas. Preciso arrumar um tempo para repostá-las no Photobucket...até lá vou direcionar o link para o mesmo artigo no meu blog. Obrigado por avisar!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.