Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Claudio Junior 18

Qual faculdade seria boa para mim?

Recommended Posts

Olá, usuários e moderados do fórum Imasters!

 

Bom pessoal, sem enrolação, vou direto à minha dúvida. Acabei de fazer 16 anos e estou concluindo o 2º ano do ensino médio; ano que vem estarei no último ano, e após isto, faculdade.

 

Mas, minha dúvida é exatamente quando a isto, qual faculdade seria a mais certa para mim. Estudo desenvolvimento web faz algum tempo, e neste ano desenvolvi meu primeiro site. Tenho conhecimento de HTML, CSS, JQuery (básico), PHP, MySQL. Mas, não sei se gostaria somente de fazer isto, desenvolvimento de sites.

 

Talvez algum dia me interesse por desenvolvimento de softwares, como já venho pensando em estudar daqui a um tempo. Ou talvez, até mesmo, desenvolvimento de aplicativos mobile.

 

O que eu queria era uma faculdade que me desse base para tudo isso. Me ensinasse lógica de programação, tecnologias atuais, me ensinasse diferentes linguagens de programação, e de maneira aprofundada.

 

Mas, não encontro a faculdade que seria boa para mim, neste caso. Pensei eu fazer Ciência da Computação, ou então Sistemas da Informação, mas não consegui entender se alguma delas aborda desenvolvimento para web, ou então mobile.

 

Então, se alguém puder me esclarecer um pouco, além do que o que eu já li em minhas pesquisas, agradeceria muito. Outra dúvida que tenho bastante, sou péssimo em edições de imagens, me dou bem com programação (pelo menos eu acho rsrs), e queria saber se em algumas destas faculdades, aprenderei, pelo menos um conceito básico de edição de imagens, ou algo parecido.

 

Tenho até boas ideias, mas não sei passá-las para o Photoshop, ou o Illustrator, por exemplo. Resumindo, sou completamente ruim em edição de imagens.

 

Bom, agradeço muito qualquer ajuda.

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antes de tudo, separe Programação de Design. Editar imagens é coisa de Designer, não de Programador. Nada impede que você conheça as duas coisas, mas não espere que um curso de Programação ensine Design e vice-versa.

 

Quanto aos cursos, nenhum vai te ensinar tudo o que você quer. Não adianta procurar algo assim.

Sistemas de Informação tem foco em Mercado. O curso vai te "preparar" pra trabalhar no Mercado e só.

Ciência da Computação te ensina os Fundamentos. Com isso você se vira tanto no Mercado, como na Pesquisa. Você aprende como as coisas realmente funcionam.

 

Ambos vão exigir dedicação e estudo. Nenhum vai te ensinar como programar em várias linguagens, várias plataformas. Isso depende de você ir atrás e estudar.

 

Fiz Ciência da Computação. No curso, só aprendi C e Shell Script (tendo aulas). Mas com isso você aprende qualquer outra que quiser. Basta dedicação e vontade :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hum, entendo amigo. Bom, realmente muitas dúvidas e confusões surgem nesta etapa. Escolher o que vai fazer ou em que vai se focar exatamente não é fácil.

 

Mas, me diga amigo, o mercado de desenvolvimento web é promissor? Tem como crescer na área? Claro, também pretendo em me especializar em Java ou até C, que tenho já tenho um pouco de contato...

 

Minha dúvida mais específica é, quais as perspectivas do mercado para daqui a 5 ou 10 anos?

 

Desde já agradeço muito a ajuda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A não ser que haja uma "Revolução Robótica", não vejo uma possível quebra do mercado de TI.

 

Se tem dúvidas, aconselho conversar com os estudantes de cada curso. Faculdade é tudo meio aberto. Vai lá, tem Centro Acadêmico, tem os coordenadores... senta lá pra ver uma aula. É comum isso.

 

 

E sobre o Java... pense bem antes de usar drogas... :P :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, sobre perspectiva de mercado, é promissor (e muito)

 

Olhe para como o mercado era há 5, 10 anos, e veja como era e como mudou.

Olhando para o futuro, temos o big-data cada vez mais presente, IoT se tornando realidade, a internet cada vez mais presente na vida de todos e abrindo cada vez mais possibilidades de negócios.

 

Java apesar de muitos não gostarem, é uma linguagem que demanda cada vez mais profissionais, seja pelo mercado mobile (com o android impulsionando isso), seja pelas inumeras possibilidades que ela oferece.

 

Como o Beraldo disse, não escolha o curso pelo nome da moda que escolheram para vende-lo.

Veja que titulo você vai receber quando termina-lo, se o curso é reconhecido pelo mec, e etc...

 

Qual curso é mais facilmente aceito no mercado ?

O de Desenvolvimento web ou o de Ciencias da computação ?

Desenvolvimento web ou Analise de sistemas ?

Desenvolvimento web ou Engenharia da computação ?

 

Hoje você pensa em desenvolvimento web, mas e daqui 2, 4 anos ?

Vai continuar pensando assim ou poderia estar empregado (ou se candidatando a um emprego) que embora seja programação, não tem relação com web ?

 

Para isso, qual curso lhe dará mais flexibilidade no mercado de trabalho ?

Não só em termos nacionais, mas também numa possibilidade de trabalhar no exterior, como muitos conhecidos meus tem feito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou fazer um contraponto:

Primeiro, o que você aprende na faculdade em geral não é o que o mercado precisa, veja as grandes empresas (IBM, Dell, MS, etc...), para os cargos bons ($$$) elas contratam:

1 - Quem tem grande expertise;

2 - Quem ainda nem se formou, mas tem destaque, só que neste caso eles promovem cursos dentro da própria empresa, para ensinar o que a pessoa precisa fazer.

 

Segundo, lembre-se a área de T.I. não é regulamentada, então você ter ou não o diploma não te coloca em um degrau acima, isto explica o maior fato que a gente vive no Brasil, salários ridículos vs descrições de requisitos homéricos. A maior parte das empresas coloca tudo e mais um pouco na descrição das vagas, na hora do salário vai a frase "compatível com o mercado".

 

Terceiro, você vai passar a vida se atualizando e nunca vai ser o suficiente. Na nossa área todo dia uma tecnologia nasce e várias morrem, se você fizer alguma escolha errada (né pessoal do ASP, MooTools, etc..) você pode acabar se especializando em algo que nunca vai servir para nada.

 

Quarto, gostar de 'computador', gosta de desenvolver e gostar de trabalhar com isto são 3 coisas bem diferentes. O nosso trabalho é muito stressante e acredite, todo mundo acha que sabe alguma coisa, você nunca vai ver alguém falar para um médico que quer tomar o comprimido "X", mas a coisa mais normal de ouvir de um cliente ou do analista é que "tem que colocar o botão ali" ou "tem que fazer a ação", etc.

 

Eu tenho a meta de sair completamente da área até 2020, largar mesmo, talvez ainda levando os meus projetos pessoais, mas sem desenvolver para terceiros de forma alguma. Eu sei que fica claro que eu já estou desiludido, mas com quase 15 anos na área e só vendo a coisa andando de um jeito que entendo ser errado, existem área bem menos complexas que vai pagar mais e trazer menos dor de cabeça, e é nelas que pretendo mirar.

 

Boa sorte ai!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O ESerra expressou bem o sentimento de muitos de nós (inclusive eu).

 

O negócio de "gostar de computador" é matador. Vi MUITA gente entrando na Ciência da Computação porque gostava de computador ou porque gostava de jogos e queria aprender a fazer um...

Adivinha só... 99% desses aí largaram o curso.

 

Por isso repito o que eu disse antes: estude bem a grade dos cursos, converse com os atuais alunos, os coordenadores... Você pode, e deve, fazer isso.

 

Tempo é precioso. Evite perdê-lo ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poxa, de verdade agradeço mesmo pessoal. Receber esclarecimento de pessoas que já estão na área e a vários anos, é sempre bom!

 

Mas, não é a primeira vez que ouço, ou melhor leio (rsrs), o pessoal da área de T.I falando dos salários, que não são condizentes com o tanto que se estuda, e que, às vezes, os salários chegam a ser vergonhosos.

 

Aí eu pergunto para vocês que estão a mais tempo na área, a coisa é realmente por aí? Não é fácil conseguir um bom trabalho, ou por conta própria mesmo, conseguir um bom salário?

 

Novamente agradeço imensamente!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A minha graduação (2002~2006) teve como base Java, na época você ia nas vagas de emprego e um "aprendiz de estagiário" recebia 3k~4k... um recém formado ganhava isso, vai procurar uma vaga de Java pra ver, tem gente oferente vaga a R$1000,00.

 

Só que ai entra uma questão muito pessoal, o que é um bom salário para você? Isto tem várias respostas, e aqui não é uma questão de estar certo ou errado, pois é totalmente subjetivo, o que é bom para você pode não ser para mim e vice-versa.

 

É possível ganhar dinheiro na área de T.I. por conta, existem muitas oportunidade como P.J. pagando salários que passam dos 10k. Eu particularmente não curto essa opção, mas é uma questão pessoal. Hoje eu sou sócio de uma empresa e não posso reclamar da minha remuneração, mas entra uma coisa que me mata, que é o cliente da área de T.I.

 

Vou exemplificar, você vai na padaria e pede um pão francês, o que você espera receber? Por óbvio um pão francês. O que ocorre é que o cliente da área de T.I. pede e paga por um pão francês, só que por algum motivo a maioria espera que magicamente o pão francês se torne um croissant, isso tudo pelo preço e tempo de preparo de um pão francês.

 

Tem dias que eu tenho medo de abrir o meu e-mail, é uma coisa irracional, mas você chega em um ponto que se pergunta se o que você ganha vale a perda da sua qualidade de vida, pois quando você é dono você tem que cuidar do negócio 24 horas por dia, 7 dias por semana.

 

Por isso que eu penso em sair da área de T.I., quero pegar uma área que a coisa seja mais objetiva, "quer ótimo, não quer, ótimo também", pois em T.I. parece que tudo é simples, rápido e fácil, e isso é uma coisa bem generalizada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Complementando o que o ESerra disse, o Mercado está diretamente ligado aos profissionais que atuam nele.

 

Existem bons salários em TI? Sim.

Existem maus salários em TI? Sim.

Existem bons profissionais em TI? Sim.

Existem maus profissionais em TI? Sim.

 

Qual é a causa e qual é a consequência?

 

Tem gente que acha que a causa de maus profissionais são os maus salários.

Eu acho que é o oposto.

Como já foi citado antes, a profissão de TI não é regulamentada. Você não precisa de diploma pra exercer, não importa qual curso fez... Ou seja, existem péssimos profissionais. E esses, sim, aceitam os maus salários.

 

Lei da Oferta e Procura...

 

Em compensação também existem bons profissionais e bons salários. Muitas vezes concentrados em grandes cidades, como São Paulo. Mas existem, sim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beraldo, muito obrigado mesmo amigo. Você não sabe como me ajudou. Sempre tive a concepção de trabalhar por minha própria conta, mas queria ter como base, o salário que é pago para os profissionais da área.

 

Gosto muito de T.I, na verdade programo em PHP, MySQL e as demais linguagens de front-end voltadas para a web, mas como estou naquela época "chata" (pelo menos eu acho rs), de escolher faculdade, profissão, isso tudo tem de ser pensado.

 

Realmente agradeço muito por toda a ajuda que você me deu amigo, até breve!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Salve geral,

 

(...)

Vou exemplificar, você vai na padaria e pede um pão francês, o que você espera receber? Por óbvio um pão francês. O que ocorre é que o cliente da área de T.I. pede e paga por um pão francês, só que por algum motivo a maioria espera que magicamente o pão francês se torne um croissant, isso tudo pelo preço e tempo de preparo de um pão francês.

 

Tem dias que eu tenho medo de abrir o meu e-mail, é uma coisa irracional, mas você chega em um ponto que se pergunta se o que você ganha vale a perda da sua qualidade de vida, pois quando você é dono você tem que cuidar do negócio 24 horas por dia, 7 dias por semana.

 

(...)

 

Vou dar um pitaco de quem já passou por várias buracos nesta vertente.

 

Nesse caso em questão do exemplo do ESerra, posso estar enganado, esta havendo falha em alguma fase do projeto; reuniões com clientes, levantamento de requisitos, chegando até a elaboração no contrato do serviço.

 

A coisa deve ser bem feita e bem amarrada para não ter problemas no futuro. Uma boa analise de projetos nos garante um trabalho mais tranquilo e sem maiores problemas com os clientes. Quando eles vierem com essa frescura de querer botãozinhos aqui ou ali, eles vão ter que pagar por isso e não ficarem cobrando a entrega do produto no prazo estipulado.

 

O que eu tenho sempre reparado nessas discussões sobre a area de TI, desenvolvimento, onde geralmente os próprios empreendedores são os "peões do chão de fábrica", a coisa fica um tanto complicado, pois nessas horas eles serão cobrados pelos clientes coisas absurdas e sem sentidos. O ideal é terem um analista de projetos, um bom projeto elaborado, principalmente com as assinaturas dos Stakholders. Ou então sairem da área de desenvolvimento e partirem para o gerenciamento de projetos.

 

Isso me remete ao seguinte pensamento principalmente do empirismo; Legal saber codar, tem que saber codar mas, deixem de ser analistas de desenvolvimento e sejam analistas de projetos ou vice-versa, mas separem o joio do trigo.

 

Ou então, sejam analistas de segurança.

 

Duas áreas que continuam subindo igual a rojão e com muito excelentes remunerações.

 

[ ]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por alexdyna
      Prezados,
      Amigos tenho que fazer um trabalho da faculdade onde o professor me da um arquivo que vou colocar anexo e tenho que fazer um algoritmo que leia o arquivo e monte uma tabela com as informações.
      pelo que vejo ele tem na primeira linha 8 barra e nas demais linha 10 barras
      ate a ultima que seria sua parada onde temos 2 barras seguidas.
       
      ficaria muito grato com a ajuda de todos.
       
      No arquivo anexo esta o texto:
      Nome/telefone/nascimento/Horas Curso/vendas T1/vendas T2/vendas T3/vendas T4/
       Luiz Ranza Neo/99934-5255/05/12/1989/200/107099,072578621/76915,8996218681/100922,271239691/76372,9971916498/
      Richard de Barrissaia/99326-4689/18/03/1990/150/55123,0080621828/68062,2200055909/67233,9928593779/45236,5928531083/
      Rodrigo Abalâminos/99911-7413/09/08/1987/168/71697,3866071191/58063,5644108225/88183,6230762134/48160,3116315664/
      José Gigfrid/99658-7874/15/04/1997/135/48816,199086596/50086,3689415844/52916,3066872779/55232,0663463164/
      Luiza Celly Silva/99659-1214/01/02/2000/90/29208,8223591438/39361,8088384592/45062,056112236/38913,7237126574/
      Maria Kunlun/99686-7845/21/04/1984/182/92076,1053757689/80440,5339844205/87575,0546657182/79220,9398178354/
      //
       
    • Por CadencePro
      Faça o código de uma aplicação Web em PHP, que realize o cálculo do consumo de energia de equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos de uma residência. O usuário deve entrar com o nome do aparelho, juntamente com o seu consumo em Watts/hora e a quantidade de horas que ele fica ligado por dia. O resultado do cálculo deve ser dado em Kw/H.
      Regras:
      - Você deve permitir que seja adicionado quantos aparelhos forem possíveis.
      - Deve-se calcular o consumo total da casa, e o consumo mensal de cada aparelho deve ser obtido em Kw/h, mesmo com que a entrada esteja em Watts/hora.
      - A aplicação deve gravar em um arquivo o nome de cada equipamento, juntamente com o consumo mensal dele em Kw/H.
    • Por Hacker_Buiu
      Tem alguma área no fórum dedicada ao Linux e um subfórum para programação no mesmo?
       
      Observação:Preciso de uma área dessas para divulgar meu trabalho e ser reconhecido por muitos,tenho vídeo aulas de Linux,programas feitos para Linux no formato .deb,.rpm e .txz(Slackware),e ainda dicas e artigos do mesmo assunto.
       
      Hacker_Buiu é só meu nick,lembrando que existe hacker do bem e hacker do mal,mas não me considero um hacker,apesar de ser apaixonado por Linux,programação e tecnologia.
       
      Preciso de uma área assim:
       
      Fórum:Linux
      Subfórum:Lazarus,Gambas e NetBeans,Explicação:Lazarus(Delphi 7 para Linux),Gambas(Visual Basic do Linux),NetBeans para programar em Java e as vezes com C/C++ via plugin.
      Subfórum:Vídeo aulas de Linux(Instalação de programas,de jogos e vídeo aulas de programação etc...).
       
      Moderadores e Administradores quero muito essas áreas para contribuir para o fórum,meu desejo de contribuição para o fórum é imenso.Desejo muito demonstrar meu trabalho e ser reconhecido e tenho a ideia criada por mim que um fórum é uma casa por exemplo:
       
      Moderadores e Administradores:Se a casa é bonita e organizada terá mais visitantes(Amigos ou vizinhos),no caso do fórum é uma casa também e se o fórum já é bonito só falta organizar mais essas áreas para ter mais visitantes(Amigos(Parceiros) ou usuários visitando o mesmo),o que acham da ideia que criei?
       
      Eu imploro aos administradores e moderadores,por favor criem essa área de Linux para que eu possa contribuir nessa área,assim como os outros,e também deixar o fórum mais organizado.
    • Por cerejafalante
      Olá pessoal, estou com uma lista de exercício de funções para fazer no visualg mas não sei por onde começar, alguém pode me ajudar fazendo esse exercício? ai eu pego ele de exemplo e faço os outros, obrigada
       
      o exercício é 
      Escreva um programa que calcula área de figuras: quadrado, retângulo, triângulo e círculo. O usuário informa qual forma deseja calcular a área, informa os parâmetros necessários e a área da forma é calculada em uma função. 
    • Por cerejafalante
      Pessoal tenho que fazer um algoritmo de função no visualg de uma calculadora. Eu fiz o algoritmo mas não sei como fazer função, alguém me ajudaaa
      o código está aqui, tem que por em função, obrigada
       
      Var
      n1,n2,r:real
      operacao:inteiro
      inicio
      repita
      escreval ("1. Multiplicação ")
      escreval ("2. Divisão ")
      escreval ("3. Subtração ")
      escreval ("4. Soma ")
      escreval ("5. Sair ")
      leia (operacao)
      se ( operacao = 5 ) entao
      fimalgoritmo
      fimse
      limpatela
      escreva ("Diga o primeiro numero: ")
      leia ( n1 )
      ate ( operacao >= 1 ) e ( operacao <= 5 )
      se ( operacao <= 4 ) e ( operacao >= 1 ) entao
      escreva ("Diga o segundo numero: ")
      leia (n2)
      fimse
      escolha operacao
      caso 1
      r <- n1*n2
      caso 2
      r <- n1/n2
      caso 3
      r <- n1-n2
      caso 4
      r <- n1+n2
      outrocaso
      escreva ("escolha incorreta")
      fimescolha
      escreval ("O resultado é: ", r)
      escreval ("")
      ate ( operacao = 5 )
      fimalgoritmo
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.