Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Claudio Junior 18

Qual a diferença entre webdesigner e webdeveloper?

Recommended Posts

Fala pessoal do fórum!

 

Tudo bem gente? Bom, vou direto ao ponto. Gosto de desenvolvimento de sites e tudo mais, gosto bastante. Tenho muito conhecimento nas linguagens básicas (HTML5, CSS3), também em PHP e SQL, um pouco de JQuery.

 

Estudei bastante, mas, só desenvolvi um site até hoje, este ano por sinal. Só que, no desenvolvimento deste projeto (que fiz sozinho), observei que sou péssimo para montar layouts de páginas da web, obviamente, nunca me foquei nem estudei webdesigner.

 

Só que tenho algumas dúvidas, por exemplo, é interessante, para mim, estudar tratamento de imagens? Pois, como vou desenvolver bons projetos, se não tenho embasamento para desenvolver um bom layout? Como vocês, desenvolvedores, costumam fazer? Se focam nas duas áreas programar todo o site e desenvolver a sua parte gráfica (logotipo, banners, layout), ou deixam a cargo desta tarefa, um profissional especializado nisto?

 

Peço desculpas pelo tamanho do texto, mas, enfim, esta é minha dúvida.

Desde já agradeço, obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Claudio, existem três tipos de programadores web, pelo menos são os que aparecem por ai, veja lista:

  • Desenvolvedor Front-end: Nada mais é do que o responsável por tudo o que o usuário vê e interage, no caso, vamos considerar que ele trabalhe com HTML, CSS, JS, jQuery, Photoshop, Illustrator e etc...
  • Desenvolvedor Back-end: Esse é o responsável por tudo o que o usuário não vê, ou seja, é o responsável pelo desenvolvimento em PHP, Ruby, Python, Node, SQL, e por ai vai.
  • Desenvolvedor Full-stack: Esse é o cara que trabalha tanto com Front-end e Back-end. É o responsável pelo o que usuário vê e pelos servidores, por exemplo. Resumindo: Resolve qualquer B.O. hahaha

Lembrando que as linguagens que citei não são elas ou somente elas, foram só um exemplo. Você pode estudar tratamento de imagem, não tem problema, afinal, nenhum conhecimento é descartado quando citamos Web. Você pode se focar em uma dessas categorias, ou todas, ou sei lá.

Se você quiser ser um ótimo front, você vai precisar entender o mundo web, linguagens que nela são necessárias e como fazer isso acontecer.
Um back-end não precisa entender de photoshop, illustrator ou de como desenvolver um layout, mas é bem importante que todos essas categorias de desenvolvedores entendam pelo menos um pouco do outro.

Ah, também depende de algumas empresas. Umas pedem pra você desenvolver o front-end de um layout já pronto, outras pedem que você faça do zero e ver como fica pra aprovação.

Enfim, é importante que você saiba de tudo um pouco pra não ficar perdido mais pra frente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também sou péssimo em designer normalmente prefiro que alguém especializado faça o layout. Mas como o @Hantaroo citou, é importante saber um pouco de cada, já que, dependendo a empresa, você tenha que se virar com tudo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É, depois de saber um pouco de tudo, pode recorrer a Frameworks, tanto back-end quanto front-end. Há pessoas que se identificam e gostam mais de front-end ou de back-end.

 

Ter o conhecimento de front é importante, pois é a parte que o cliente vê, e será a parte que ele usará para aprovar, ter o conhecimento back é importante pois é onde a "mágica" do conteúdo acontece.

 

No fim é como o @Hantaroo falou e o @Marcos Xavier reforçou, tudo depende da empresa que está trabalhando e se for trabalhar como freelancer, então terá de ser full-stack, mas caso tenha dificuldade em front, pode utilizar frameworks como Bootstrap e MaterializeCSS e caso tenha dificuldade em Back, pode usar CMS's como Wordpress ou Joomla.

 

E sim, nunca falta o que estudar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.