Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

tony_lu

Modo de programar PHP

Recommended Posts

Ola pessoal, programo a alguns anos e sempre de forma procedural, agora estou me atualizando para trabalhar em oop, com PDO.... ainda apanhando um pouco para pensar de forma diferente, a velha resistencia na mudança, mas com certeza pra melhor...

 

Mas queria saber do pessoal que utiliza o forum, tem muita gente ainda que trabalha de forma procedural? E programa com PDO ou mysqli?? Ainda vejo muitos programadores com exemplos de codigo ainda trabalhando com mysql_query ... enfim gostaria de saber da galera que puder compartilhar suas experiencias atuais aqui no fórum...

 

Obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas queria saber do pessoal que utiliza o forum, tem muita gente ainda que trabalha de forma procedural?

É só olhar as últimas páginas de tópicos...

É praticamente tudo procedural.

Não acho isso um problema, já que a maioria aqui está aprendendo. Só espero que elas se dediquem a evoluir, como você está fazendo :)

 

 

E programa com PDO ou mysqli?? Ainda vejo muitos programadores com exemplos de codigo ainda trabalhando com mysql_query ...

A coisa está feia mesmo...

A galera não se importa com isso. Só querem ver seus códigos funcionando.

É por isso que sempre que vejo um código usando mysql_* eu colo esta frase:

 

 

 

PS: funções mysql_* estão obsoletas desde o PHP 5.5 e já foram removidas no PHP 7. Prefira usar MySQLi ou PDO. Veja mais aqui: http://rberaldo.com.br/mysql-obsoleto-php/

 

Estou fazendo a minha parte, pelo menos...

Agora, quem insiste em usar mysql_* não se importa com qualidade de código, não se importa com o suporte que isso vai dar depois... :(

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Tony,

 

Te entendo perfeitamente, parece que foi ontem que resolvi enfrentar o mundo POO e MVC para evoluir e sair desse escopo antigo que vamos utilizando, utilizando, e teimamos em não abandonar.

Também tive muita resistência em abandonar as funções mysql_ e a programação procedural, a mesma resistência que tenho contra os milhares de frameworks que vemos por ai hoje em dia, mas temos que aprende-los. Temos que aceitar que na nossa profissão estamos constantemente aprendendo, somos eternos alunos, porque todo mês tem uma ferramenta nova que não conhecemos. Não da para aprender tudo, por isso temos que ficar de olho no que o mercado está pedindo, e tentar ter um bom leque de opções.

 

Nesse último mês fiquei buscando emprego e vi que cada vez mais as empresas querem desenvolvedores mais versáteis, querem que você saiba tudo, e você tem que se preparar para isso o melhor possível. Segue o link para o meu blog onde estou postanto esses passos que tenho dado. Em homenagem a sua dúvida vou fazer hoje um post sobre PDO.

 

http://blog.squad.net.br/

 

Até mais a noite eu faço o post.

 

Qualquer dúvida estamos ai amigo, e boa sorte.

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal, é verdade resolvi também me atualizar por causa do mercado. Sempre trabalhei sozinho como freela, mas com essa crise esta super difícil ... então comecei a pesquisar vagas de emprego e vi que as empresas estão pedindo muito conhecimento, estou tentando correr atras para ver se consigo algo!

 

Bom saber que muita gente passa por essa resistência em mudar o modo de programar, estou realmente quebrando a cabeça, mas vou aprender com certeza!

 

Obrigado!!!!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não acho isso um problema, já que a maioria aqui está aprendendo. Só espero que elas se dediquem a evoluir, como você está fazendo :)

(...)

Agora, quem insiste em usar mysql_* não se importa com qualidade de código, não se importa com o suporte que isso vai dar depois... :(

 

 

Eu também estou aprendendo ainda, então peço que não leve a mal a minha pergunta.

 

Qual a diferença entre mysql_query e myqli? Desempenho?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em relação à linguagem de programação PHP, MySQL é o driver do banco de dados antigo, e MySQLi é o driver melhorado. MySQLi tira proveito dos novos recursos do MySQL 5 levantados na íntegra a partir do site php.net:

- Interface orientada a objetos
- Suporte para instruções preparadas
- Suporte para várias instruções
- Suporte para Transações
- Melhores recursos de depuração
- Suporte de servidor incorporado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual a diferença entre mysql_query e myqli? Desempenho?

Complementando a resposta do tony_lu, a biblioteca mysql, por ser bem antiga e feita de uma maneira errada, não havia como atualizá-la sem perder compatibilidade.

Por isso a equipe do PHP criou a biblioteca mysqli, mais completa, muito bem feita e suportando diversos novos recursos do SGBD MySQL.

 

Explico melhor tudo isso neste artigo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não levamos você a mal de forma alguma Danicarla, o bom é perguntar mesmo.

 

Falo por experiência própria, se não perguntar e sair fazendo de qlq jeito vai ter que dar uma volta muito longa depois, e se por acaso alguém for babaca com você não fique triste, esse cara não é um desenvolvedor de verdade, porque programadores de verdade como os que conheceu aqui nesse post, e nesse fórum contribuem para comunidade ajudando todos os desenvolvedores e programadores não importa seu nível.

 

Não há diferença nenhuma entre eu e você, porque se há uma verdade na área da informática é que nunca paramos de aprender, pois todo mês tem coisa nova. Uma nova IDE, um novo framework, uma nova versão de uma linguagem. Então estamos todos aprendendo, eu, Beraldo, Tony_lu e você.

 

Sobre sua dúvida veja bem:

 

mysql_query é uma função que pretende a uma biblioteca de funções do php chamada mysql_. Essa biblioteca tem várias outras funções como mysql_connect, mysql_fetch_array e outras. mysqli_ como já explicaram é essa biblioteca de funções melhorada.

 

Também existe uma forma mais versátil de se comunicar com bancos de dados não só mysql mais vários outros com uma classe do PHP chamada PDO. Fiz um post ontem sobre PDO no meu blog e sobre essas outras questões. Basea-se também na dúvida do Tony_lu, se quiser ler segue o link

 

http://blog.squad.net.br/2015/11/25/diga-nao-ao-mysql_-e-sim-ao-pdo-php/

 

Qualquer dúvida não deixe de perguntar

 

Abraço a todos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não levamos você a mal de forma alguma Danicarla, o bom é perguntar mesmo.

 

Falo por experiência própria, se não perguntar e sair fazendo de qlq jeito vai ter que dar uma volta muito longa depois, e se por acaso alguém for babaca com você não fique triste, esse cara não é um desenvolvedor de verdade, porque programadores de verdade como os que conheceu aqui nesse post, e nesse fórum contribuem para comunidade ajudando todos os desenvolvedores e programadores não importa seu nível.

 

Não há diferença nenhuma entre eu e você, porque se há uma verdade na área da informática é que nunca paramos de aprender, pois todo mês tem coisa nova. Uma nova IDE, um novo framework, uma nova versão de uma linguagem. Então estamos todos aprendendo, eu, Beraldo, Tony_lu e você.

 

Sobre sua dúvida veja bem:

 

mysql_query é uma função que pretende a uma biblioteca de funções do php chamada mysql_. Essa biblioteca tem várias outras funções como mysql_connect, mysql_fetch_array e outras. mysqli_ como já explicaram é essa biblioteca de funções melhorada.

 

Também existe uma forma mais versátil de se comunicar com bancos de dados não só mysql mais vários outros com uma classe do PHP chamada PDO. Fiz um post ontem sobre PDO no meu blog e sobre essas outras questões. Basea-se também na dúvida do Tony_lu, se quiser ler segue o link

 

http://blog.squad.net.br/2015/11/25/diga-nao-ao-mysql_-e-sim-ao-pdo-php/

 

Qualquer dúvida não deixe de perguntar

 

Abraço a todos

 

Ola pessoal, muito bom seu artigo renpanvil, realmente me identifiquei com tudo que você falou, eu sou programador a alguns anos, e infelizmente fui por esse caminho de que esta tudo funcionando vamos levando, e agora estou com uma grande dificuldade em aprender a nova metodologia ... as vezes da vontade de desistir pela dificuldade, porém temos que ir em frente e aprender, agradeço pela ajuda e quero ser um aluno aqui no forum para aprender cada vez mais...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.