Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Paulo de Tarso F. M.

MySQL: select * from...

Recommended Posts

Olá pessoal!

 

Uma dúvida, tenho uma base de registros com suas 10.000 linhas separadas em 50 e tra-lá-lás colunas. Qual é a melhor forma de montar uma query abaixo de uma forma mais otimizada? O host está enviando avisos de queries lentas, mas eu não sei como resolver...

SELECT * FROM tabela

As tabelas possuem PKs e evito usar o *, especifico todas as colunas que eu quero, mesmo que seja a tabela inteira em algumas situações, mas ainda assim costumo incluir todos os nomes, inclusive para poder usar um alias.

 

Diante disso, que outras boas práticas posso usar para amenizar esse problema? Reforço: preciso exportar a tabela inteira em alguns momentos, isso é fato, mas queria saber se existe alguma forma de melhorar esse processo.

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado Alaerte, vou ler os materiais indicados e qualquer coisa volto a escrever.

 

Obs.: Acho que o fórum mais adequado seria de MySQL, né? Não sei porque eu postei em PHP... rsrsrs... Apesar de eu montar os sistemas com PHP, nesse momento a minha dúvida se restringe apenas à questão do banco de dados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha eu voltando com o assunto de otimizações... Alaerte, a criação de índices já foi feita, mas o problema ainda não foi resolvido... :(

 

Eu continuo com o problema de exportar a base inteira via PHP + MySQL, quando se está navegando pelas páginas, ok, a gente consegue paginar os resultados com LIMIT, mas e na hora de exportar a base inteira? Não tem como paginar porque os dados são exportados para um XLS. Então, o que fazer?

 

Hoje essa exportação é feita do jeito "tradicional" mesmo, que seria a query com os campos porém sem o LIMIT, aí o servidor reclama de queries lentas... :huh:

SELECT [campos] FROM [tabela] ORDER BY [id]

É possível executar isso de outra forma menos prejudicial?

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá lokaodomau, segue o resultado:

+----+-------------+------------------+------+---------------+-----+---------+-----+------+----------------+  
| id | select_type | table            | type | possible_keys | key | key_len | ref | rows | Extra          |  
+----+-------------+------------------+------+---------------+-----+---------+-----+------+----------------+  
| 1  | SIMPLE      | [nome da tabela] | ALL  |               |     |         |     | 9903 | Using filesort |  
+----+-------------+------------------+------+---------------+-----+---------+-----+------+----------------+  
Essa tabela tem apenas uma chave primária, e ela foi usada no ORDER BY:

EXPLAIN SELECT * FROM [nome da tabela] ORDER BY idregistro;

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Normalmente o * nao impacta tanto quanto as clausulas(where) e junções(join).

 

Poderia postar a consulta completa bem como o modelo er do banco?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá giesta, então a consulta completa é essa mesma, porque nós temos um sistema padrão no qual a maioiria das queries de exportação são assim, pegando tudo da tabela e ordenando por uma coluna específica.

 

Um detalhe, nem sempre o ORDER BY é pela PK da tabela, pode ser que seja isso... Temos relatórios onde o ORDER BY da exportação é pelo nome, outro pelo e-mail, outro pelo nome da empresa... Todos esses campos precisariam ser indexados? :blink:

 

Peguei uma tabela como exemplo e ela está assim:

CREATE TABLE `2015_visitantes` (
  `idvisitante` int(10) unsigned NOT NULL AUTO_INCREMENT,
  `idioma` varchar(20) DEFAULT '0',
  `categoria` varchar(50) DEFAULT NULL,
  `processo_seletivo` varchar(20) DEFAULT NULL,
  `nome` varchar(100) DEFAULT NULL,
  `cpf` varchar(15) DEFAULT NULL,
  `email` varchar(100) DEFAULT NULL,
  `sexo` varchar(20) DEFAULT NULL,
  `datanasc` date DEFAULT NULL,
  `cep` varchar(20) DEFAULT NULL,
  `endereco` varchar(50) CHARACTER SET latin1 COLLATE latin1_general_ci DEFAULT NULL,
  `numero` varchar(20) DEFAULT NULL,
  `complemento` varchar(50) DEFAULT NULL,
  `bairro` varchar(50) CHARACTER SET latin1 COLLATE latin1_general_ci DEFAULT NULL,
  `cidade` varchar(50) CHARACTER SET latin1 COLLATE latin1_general_ci DEFAULT NULL,
  `estado` varchar(50) DEFAULT NULL,
  `pais` varchar(50) DEFAULT NULL,
  `situacao_inscricao` varchar(30) DEFAULT NULL,
  `situacao_final` varchar(30) DEFAULT NULL,
  `promocode` varchar(15) DEFAULT NULL,
  `historico` text,
  `obs` text,
  `headers` text,
  `datainsc` datetime DEFAULT NULL,
  PRIMARY KEY (`idvisitante`),
  KEY `idx_1` (`cpf`,`processo_seletivo`),
  KEY `idx_2` (`email`,`processo_seletivo`)
) ENGINE=MyISAM AUTO_INCREMENT=20159 DEFAULT CHARSET=latin1;

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma duvida.

 

A performance da consulta sem Order By é mto superior a consulta com Order By? Para responder não execute uma atras da outra senao ele vai dar hit. De preferencia reset o banco ou a maquina , ou ainda desligue o hit.

 

E respondendo a sua pergunta. Sim. Um indice irá melhorar sensivelmente a performance desde que a ordenação seja pedida pelo mesmo campo do indice.

Fazer um indice para cada caso pode parecer exagerado, mas dependendo do caso pode ser util.

 

Vale lembrar que a presença de um ou mais indices/chaves impacta o tempo inserção de novas linhas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tem nem 10.000... ¬¬

 

Nossas tabelas não costumar ser grandes não, para você entender, trabalhamos com credenciamento de eventos e cada evento possui uma base diferente. Estamos trabalhando em um evento agora no qual recebemos uma base prévia com mais de 400.000 registros, esse foi o maior que vi até hoje, mas é a exceção, a maioria dos eventos não passa de 10.000, 15.000 registros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

todas as consultas estao lentas ou apenas essa?

 

Quantos campos tem nessa coluna? experimente trocar o * por apenas o q vc realmente precisa...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

São só essas queries onde temos que exportar a base inteira, de uma maneira geral isso não acontece sempre, é somente quando alguém está acessando a nossa área administrativa e precisa exportar tudo...

 

Bom, tentei executar a query com todas as colunas da tabela ao invés do * e olha só o que aconteceu:

 

Time: 44.682ms
:wacko:

 

Não sei se isso pode influenciar, mas a conexão com a internet aqui na empresa hoje está beeeeeeeem lenta...A mesma query anterior está demorando 34 segundos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por ILR master
      Fala pessoal.
       
      Seguinte:
       
      Quero selecionar duas tabelas e mostrar com resultados intercalados. Abaixo segue um código explicando para vcs terem uma ideia.
       
      $consulta = "SELECT A.*, B.* FROM tabela1 A, tabela2 B'";
      $resultado = mysqli_query($conexao, $consulta) or die ("erro");
      while($busca = mysqli_fetch_array($resultado)){
       
      print $busca['cod_evento']; --> traz o código da tabela1 
      print $busca['titulo_evento']; -->  traz o titulo da tabela1
      print $busca['cod_noticia']; --> traz o código da tabela2
      print $busca['titulo_noticia']; --> traz o tituloda tabela2
       
      }
       
      Espero que entendam. Grato
       
    • Por gersonab
      Bom dia
      estou com uma dúvida de como proceder, tenho uma tabela de categoria e uma de subcategoria, a categoria pode ter várias subs, até ai tranquilo, quando faço update de uma sub altero normalmente a quantidade deste, até aí normal, porém me deparei com uma situação um pouco diferente, vou tentar ser o mais claro possível, de certa forma algumas subs são comuns só mudando o nome praticamente, aí eu preciso que ao efetuar o update em umas destas este ocorra nas demais, tipo:
       
      Se o id da sub for 5 , eu preciso fazer o mesmo update nos ids 6 e 7 ;
       
      Se o id da sub for 9 , eu preciso fazer o mesmo update no id 10
       
      se for 2 , fazer o update somente neste
       
      ainda não estou conseguindo ver uma lógica para isso, e ou uma nova coluna para cadastrar em comum nestes casos.
       
      qual seria a melhor opção
    • Por JoaoSilva75
      oi pessoal
       
      se eu entrar no link dos desenvolvedores php pesquisasar quem é programador e enviar uma mesma mensagem para uns 6 ou 8 membros do forum serei advertido   ou é spam ???????
       
      procuro um programador php para me fazer algo 
       
      mas não tem como postar aqui nessa sessão
       
    • Por clovis.sardinha
      Tenho uma consulta de autocomplete no bd que funciona no servidor local e não roda no servidor da web. 
      Ao enviar a consulta no servidor local  aparece no console :Fetch terminou o carregamento: GET ".../Cidade?cidade=sao%20paulo". A pesquisa é feita normalmente.
      Quando mando a mesma pesquisa para o servidor web(locaweb) aparece no console: Fetch terminou o carregamento: GET "..../Cidade?cidade=sao%2520paul".
      O número 25 aparece só no servidor web. Pelo que pesquisei 25 significa %, ou seja, está duplicando o caractere %. 
      Não consegui utilizar nenhuma função para evitar que isto ocorra. Alguém sabe se há alguma configuração no servidor web que possa ser alterada para evitar essa duplicação?
       
    • Por gersonab
      Boa tarde, estou quebrando a cabeça aqui para somar os dados agrupados de vários itens distintos de uma tabela e inserir em outra. tipo :
      $consulta31 = $pdo->query("SELECT SUM(valoror) AS val1, SUM(metros) AS metr, orc, idcatc, idmate FROM orcamencli WHERE orc=$orc GROUP BY idcatc, idmate"); $user331 = $consulta31->fetch(PDO::FETCH_ASSOC); $orcx = $user331['orc']; $idcatcx = $user331['idcatc']; $val1x = $user331['val1']; $metrx = $user331['metr']; $idmatex = $user331['idmate']; o resultado de cada item agrupado eu faria um outro calculo separado para inserir em outra tabela, tipo ...
      a tabela acima eu teria algo assim :
       
      orcx = 01 - 01 - 01 - 01 - 01 - 01 - 01 - 01 - 01
      idcatcx = 11 - 11 - 11 - 11 - 11 - 11 - 11 - 11 - 11
      val1x = 1,00 - 1,00 - 3,00 - 3,00 - 3,00 - 1,00 - 3,00 - 1,00 - 2,00
      metrx =  01 - 01 - 03 - 03 - 03 - 01 - 03 - 01 - 02
      idmatex =  11 - 11 - 21 - 21 - 21 - 31 - 31 - 31 - 31
       
      preciso inserir  na outra tabela o seguinte :
      orc = 01 - 01 - 01
      idcatc = 11 - 11 - 11
      val1 = 2,00 - 9,00 - 7,00 ( aqui não é só a soma dos valores , existe um outro cálculo )
      metr =  02 - 09 - 07
      idmate =  11 -  21 -  31
       
       a dúvida é --> como inserir estes valores separados de uma única vez em outra tabela.
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.