Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
afmachado1

Haveria mercado para um software editor de PHO/HTML?

Recommended Posts

Pessoal,

desde há muito tempo, sonho em ter uma empresa para vender programas. Infelizmente, a vida me obrigou a seguir outros caminhos.

Tenho experiência em desenvolvimento web e vejo que, atualmente, muitos desenvolvedores dessa área estão abandonando soluções proprietárias, pesadas e caras, como o Dreamweaver, em favor de programas mais leves, como o Notepad++ ou o SublimeText. Tive, há algum tempo, a ideia de criar um software editor de códigos html e php que tivesse algumas características, dentre as quais:

- Fosse em Português (e em outros idiomas, é claro);

- Tivesse um preço acessível;

- Fosse (relativamente) leve e fácil de usar;

- Auxiliasse o desenvolvedor a criar um código limpo e organizado, de acordo com a w3c;

- Evitasse que o desenvolvedor perdesse tempo fazendo aquilo que ele não precisa.

Por exemplo: se ele fosse contratado para criar um modelo de site WordPress, esse editor já daria a ele um modelo WordPress pronto, mas sem estilo algum. Dessa forma, o webmaster se preocuparia apenas em criar o que o cliente pediu e não em fazer um modelo do zero.

A ideia é boa, mas hoje existem muitos programas gratuitos, sem falar da pirataria. Além disso, nosso desGoverno não se importa com o microempreendedor, tanto é que a atividade de programador atualmente não é contemplada pelo MEI, sendo que, se eu quiser levar essa ideia adiante, terei de abrir uma ME normal e arcar com a alta carga tributária característica de nosso país, sem falar dos custos com o contador. Aí está uma contradição: se eu criar um programa realmente bom e cobrar o que ele vale, é possível que ninguém queira comprá-lo; se eu colocar um preço "popular", pode ser que a empresa não se sustente.

Enfim, é difícil. O que vocês acam?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu uso o Sublime Text. O que mais gosto nele, além de ser leve como você mencionou, é que existem inúmeros pacotes adicionais que posso instalar. E é difícil criar algo melhor, afinal existem milhares de pessoas contribuindo com esses pacotes, já que é um projeto de código aberto.

Tudo (ou quase) o que você falou dá pra fazer no Sublime.

Mas isso não significa que sua ideia é ruim. Acho que só precisa ser melhor estruturada.

Algo no modelo SaaS pode ser uma boa saída. Em vez de um editor, que vai dar trabalho pra manter e atualizar, poderia ser uma espécie de "gerador" de pacotes mínimos.

Usando seu exemplo do Wordpress:

O usuário paga (seja uma mensalidade ou um valor por requisição de pacote) e recebe um pacote mínimo com o essencial para montar o site no Wordpress. Depois ele é livre para usar o editor que preferir.

Você pode adicionar recursos extras (e até cobrar individualmente por eles). Por exemplo, o validador da W3C ou outros recursos

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.