Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

afmachado1

Haveria mercado para um software editor de PHO/HTML?

Recommended Posts

Pessoal,

 

desde há muito tempo, sonho em ter uma empresa para vender programas. Infelizmente, a vida me obrigou a seguir outros caminhos.

 

Tenho experiência em desenvolvimento web e vejo que, atualmente, muitos desenvolvedores dessa área estão abandonando soluções proprietárias, pesadas e caras, como o Dreamweaver, em favor de programas mais leves, como o Notepad++ ou o SublimeText. Tive, há algum tempo, a ideia de criar um software editor de códigos html e php que tivesse algumas características, dentre as quais:

 

- Fosse em Português (e em outros idiomas, é claro);

- Tivesse um preço acessível;

- Fosse (relativamente) leve e fácil de usar;

- Auxiliasse o desenvolvedor a criar um código limpo e organizado, de acordo com a w3c;

- Evitasse que o desenvolvedor perdesse tempo fazendo aquilo que ele não precisa.

 

Por exemplo: se ele fosse contratado para criar um modelo de site WordPress, esse editor já daria a ele um modelo WordPress pronto, mas sem estilo algum. Dessa forma, o webmaster se preocuparia apenas em criar o que o cliente pediu e não em fazer um modelo do zero.

 

A ideia é boa, mas hoje existem muitos programas gratuitos, sem falar da pirataria. Além disso, nosso desGoverno não se importa com o microempreendedor, tanto é que a atividade de programador atualmente não é contemplada pelo MEI, sendo que, se eu quiser levar essa ideia adiante, terei de abrir uma ME normal e arcar com a alta carga tributária característica de nosso país, sem falar dos custos com o contador. Aí está uma contradição: se eu criar um programa realmente bom e cobrar o que ele vale, é possível que ninguém queira comprá-lo; se eu colocar um preço "popular", pode ser que a empresa não se sustente.

 

Enfim, é difícil. O que vocês acam?

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu uso o Sublime Text. O que mais gosto nele, além de ser leve como você mencionou, é que existem inúmeros pacotes adicionais que posso instalar. E é difícil criar algo melhor, afinal existem milhares de pessoas contribuindo com esses pacotes, já que é um projeto de código aberto.

 

Tudo (ou quase) o que você falou dá pra fazer no Sublime.

 

Mas isso não significa que sua ideia é ruim. Acho que só precisa ser melhor estruturada.

 

Algo no modelo SaaS pode ser uma boa saída. Em vez de um editor, que vai dar trabalho pra manter e atualizar, poderia ser uma espécie de "gerador" de pacotes mínimos.

 

Usando seu exemplo do Wordpress:

 

O usuário paga (seja uma mensalidade ou um valor por requisição de pacote) e recebe um pacote mínimo com o essencial para montar o site no Wordpress. Depois ele é livre para usar o editor que preferir.

 

Você pode adicionar recursos extras (e até cobrar individualmente por eles). Por exemplo, o validador da W3C ou outros recursos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.