Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Dina de Sousa

SISTEMA DE PESQUISA - Consulta de dados de duas tabelas distintas

Recommended Posts

Boas! preciso da vossa ajuda..

 

Estou a desenvolver um sistema de pesquisa de um portal de noticias, e preciso que ir buscar dados de duas tabelas diferentes conforme as tags escritas na pesquisa:

 

Tabela 1 - Noticias

 

Tabela 2 - Programas

 

(Ambas tabelas têm o campo "TAG" ou "Titulo")

 

Deixo o código que tenho em que só me aparece os programas:

 

<?php
$limite = 9;
$SQL_COUNT = mysql_query("SELECT COUNT('id_programa') FROM programas");
$SQL_RESUL = ceil(mysql_result($SQL_COUNT, 0) / $limite) ;
$pg = (isset($_GET["pag"])) ? (int)$_GET["pag"] : 1;
$start = ($pg -1) * $limite;
$termo = $_GET["search"];
$busca = mysql_query ("SELECT * FROM programas WHERE tags_programa LIKE '%$termo%' ORDER BY id_programa DESC LIMIT $start, $limite");
if(mysql_num_rows($busca)){
while($src = mysql_fetch_array($busca)){
?>
<div class="item image-left">
<div class="item-header">
<iframe src="http://www.youtube.com/embed/<?php echo $src['url']; ?>?rel=0&nsp;theme=light iv_load_policy=3" width="100%" height="200" frameborder="0" webkitallowfullscreen mozallowfullscreen allowfullscreen></iframe>
</div>
<div class="item-content">
<h3><a href="programa.php?id=<?php echo $src['titulo_programa']; ?>"><?php echo $src['titulo_programa']; ?></a></h3>
<p><?php echo substr($src['conteudo_programa'], 0, 200);?>...</p>
<a href="programa.php?id=<?php echo $src['id_programa']; ?>" class="read-more-link">VER MAIS<i class="fa fa-angle-double-right"></i></a>
</div>
</div>
<?php } } else {?>
<div class="item image-left">
<h3><?php echo "Nenhum artigo encontrado com a palavra ".$termo."...Faça uma nova pesquisa."?></h3>
</div>
<?php }?>
A minha dúvida é como eu posso selecionar e mostrar dados das duas tabelas contendo a mesma TAG.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ficaria assim???

 

$busca = mysql_query ("SELECT * FROM programas WHERE tags_programa LIKE '%$termo%' ORDER BY id_programa DESC LIMIT $start, $limite UNION SELECT * FROM noticias WHERE tags LIKE '%$termo%' ORDER BY id_noticia DESC LIMIT $start, $limite");

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia. Segue um tópico que tratou do mesmo assunto, como exemplo.

 

http://forum.imasters.com.br/topic/395491-resolvidoselecionar-de-duas-tabelas/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Experimentei como o exemplo que me referiu e nao funcionou..


algum erro?



$busca = mysql_query ("SELECT * FROM programas WHERE tags_programa LIKE '%$termo%' ORDER BY id_programa DESC LIMIT $start, $limite UNION SELECT * FROM noticias WHERE tags LIKE '%$termo%' ORDER BY id_noticia DESC LIMIT $start, $limite");

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Dina,

 

Digamos que eu busque por "caneca" no seu sistema,

 

a ideia seria mostrar quais campos da tabela programa e quais campos da tabela noticias?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Basta fazer o union apenas pelos campos q vc deseja.

Select * from
(select titulo, imagem, conteudo from programas
UNION ALL
select titulo, imagem, conteudo from noticias
)z
where titulo like '%caneca%'
or imagem like '%caneca%'
or conteudo like '%caneca%' 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok está funcionando...como é que faço para mostrar o conteudo das tabelas diferentes no mesmo div...

 

<div class="item image-left">
<div class="item-header">
<iframe src="http://www.youtube.com/embed/<?php echo $src['url']; ?>?rel=0&nsp;theme=light iv_load_policy=3" width="100%" height="200" frameborder="0" webkitallowfullscreen mozallowfullscreen allowfullscreen></iframe>
</div>
<div class="item-content">
<h3><a href="programa.php?id=<?php echo $src['titulo_programa']; ?>"><?php echo $src['titulo_programa']; ?></a></h3>
<p><?php echo substr($src['conteudo_programa'], 0, 200);?>...</p>
<a href="programa.php?id=<?php echo $src['id_programa']; ?>" class="read-more-link">VER MAIS<i class="fa fa-angle-double-right"></i></a>
</div>
</div>
neste caso só mostro o programa...mas também não criar uma nova div por causa do while

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entao, embora eu possa responder aqui, essa sua proxima duvida será melhor tratada no forum adequado.

 

Estou movendo o topico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quero mostrar o conteudo de duas tabelas diferentes..ou seja o php vai chamar campos diferentes...

 

como eu faço para mostrar os programas e as noticias por ordem DESC naquele código.

 

 

<div class="item image-left">
<div class="item-header">
<iframe src="http://www.youtube.com/embed/<?php echo $src['url']; ?>?rel=0&nsp;theme=light iv_load_policy=3" width="100%" height="200" frameborder="0" webkitallowfullscreen mozallowfullscreen allowfullscreen></iframe>
</div>
<div class="item-content">
<h3><a href="programa.php?id=<?php echo $src['titulo_programa']; ?>"><?php echo $src['titulo_programa']; ?></a></h3>
<p><?php echo substr($src['conteudo_programa'], 0, 200);?>...</p>
<a href="programa.php?id=<?php echo $src['id_programa']; ?>" class="read-more-link">VER MAIS<i class="fa fa-angle-double-right"></i></a>
</div>
</div>
ESTE CODIGO SÓ MOSTRA OS PROGRAMAS

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por ILR master
      Fala galera.
      Espero que todos estejam bem.
      Seguinte: Tenho um arquivo xml onde alguns campos estão com : (dois pontos), como o exemplo abaixo:
       
      <item>
      <title>
      d sa dsad sad sadasdas
      </title>
      <link>
      dsadas dsa sad asd as dsada
      </link>
      <pubDate>sadasdasdsa as</pubDate>
      <dc:creator>
      d sad sad sa ad as das
      </dc:creator>
      </item>
       
      Meu código:
       
      $link = "noticias.xml"; 
      $xml = simplexml_load_file($link); 
      foreach($xml -> channel as $ite) {     
           $titulo = $ite -> item->title;
           $urltitulo = $ite -> item->link;
           print $urltitulo = $ite -> item->dc:creator;
      } //fim do foreach
      ?>
       
      Esse campo dc:creator eu não consigo ler. Como faço?
       
      Agradeço quem puder me ajudar.
       
      Abs
       
       
    • Por First
      Olá a todos!
       
      Eu estou criando um sistema do zero mas estou encontnrando algumas dificuldades e não estou sabendo resolver, então vim recorrer ajuda de vocês.
      Aqui está todo o meu código: https://github.com/PauloJagata/aprendizado/
       
      Eu fiz um sistema de rotas mas só mostra o conteúdo da '/' não sei porque, quando eu tento acessar o register nada muda.
      E eu também quero que se não estiver liberado na rota mostra o erro de 404, mas quando eu tento acessar um link inválido, nada acontece.
      Alguém pode me ajudar com isso? E se tiver algumas sugestão para melhoria do código também estou aceitando.
       
       
      Desde já, obrigado.
    • Por landerbadi
      Olá pessoal, boa tarde
       
      Tenho uma tabela chamada "produtos" com os seguintes campos (id, produto) e outra tabela chamada "itens" com os seguintes campos (id, prod_01, prod_02, prod_03, prod_04).
       
      Na tabela produtos eu tenho cadastrado os seguintes produtos: laranja, maçã, uva, goiaba, arroz, feijão, macarrão, etc.
       
      Na tabela itens eu tenho cadastrado os itens da seguinte maneira:
       
      1, laranja, uva, arroz, feijão;
      2, maçã, macarrão, goiaba, uva;
      3, arroz, feijão, maçã, azeite
       
      Meu problema é o seguinte: 
      Eu escolho um produto da tabela "produtos", por exemplo "uva".  Preciso fazer uma consulta na tabela "itens" para ser listado todos os registros que contenham o produto "uva" e que todos os demais produtos estejam cadastrados na tabela "produtos".
       
      No exemplo acima seria listado apenas dois registros, pois o terceiro registro não contém o produto "uva". 
       
      Alguém pode me ajudar? Pois estou quebrando a cabeça a vários dias e não consigo achar uma solução.
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.