Jump to content
Sign in to follow this  
eliezerborges

Inserir muitas informações no banco de dados com PHP

Recommended Posts

Boa Tarde Pessoal,

Estou começando a criar sistemas em PHP e kme surgiu uma dúvida em relação a inserção de dados no banco.

Em um formulário com poucos campos estou inserindo os dados no banco da seguinte forma:

INSERT INTO usuarios(nome, sobrenome, pais, estado, cidade, email, senha) VALUES('$nome', '$sobrenome', '$pais', '$estado', '$cidade', '$email', '$senha' )

Numa situação de um formulário que tenha muitas informações para serem enviadas ao banco, há alguma forma que agilize o processo, ao invés de ter que digitar cada variável dentro do INSERT INTO, ou é desta forma mesmo?

Obrigado,

E um abraço!

É desse jeito, mesmo.

Se você estudar sobre ORM, verá que existem formas mais simples. Na verdade, interfaces que mapeiam os valores. Mas a implementação segue esse padrão que você postou.

O que dá pra fazer é inserir várias linhas com um único INSERT, se for aplicável no seu caso. Veja este tutorial

Faça uma classe banco.class.php que tenha esse código:

abstract class banco{
		//propriedades
		public $servidor = localhost;
		public $usuario =  root;
		public $senha = '';
		public $nomebanco = NOME DO BANCO;
		public $conexao = null;		
		public $dataset =null;
		public $linhasafetadas = -1;

//metodos	
		public function __construct(){
			$this->conecta();
		}//construtor

public function __destruct(){
			if($this->conexao != null):
				mysql_close($this->conexao);
			endif;
		}//destrutor
		public function conecta(){
			$this->conexao = mysql_connect($this->servidor,$this->usuario,$this->senha,true) 
			or die($this->trataErro(__FILE__,__FUNCTION__,mysql_errno(),mysql_error(),true));
			mysql_select_db($this->nomebanco) or die($this->trataErro(__FILE__,__FUNCTION__,mysql_errno(),mysql_error(),true));
			mysql_query("SET NAMES 'utf8'");
			mysql_query("SET character_set_connection=utf8");