Jump to content
Sign in to follow this  
eliezerborges

Inserir muitas informações no banco de dados com PHP

Recommended Posts

Boa Tarde Pessoal,

Estou começando a criar sistemas em PHP e kme surgiu uma dúvida em relação a inserção de dados no banco.

Em um formulário com poucos campos estou inserindo os dados no banco da seguinte forma:

INSERT INTO usuarios(nome, sobrenome, pais, estado, cidade, email, senha) VALUES('$nome', '$sobrenome', '$pais', '$estado', '$cidade', '$email', '$senha' )

Numa situação de um formulário que tenha muitas informações para serem enviadas ao banco, há alguma forma que agilize o processo, ao invés de ter que digitar cada variável dentro do INSERT INTO, ou é desta forma mesmo?

Obrigado,

E um abraço!

É desse jeito, mesmo.

Se você estudar sobre ORM, verá que existem formas mais simples. Na verdade, interfaces que mapeiam os valores. Mas a implementação segue esse padrão que você postou.

O que dá pra fazer é inserir várias linhas com um único INSERT, se for aplicável no seu caso. Veja este tutorial

Faça uma classe banco.class.php que tenha esse código:

abstract class banco{
		//propriedades
		public $servidor = localhost;
		public $usuario =  root;
		public $senha = '';
		public $nomebanco = NOME DO BANCO;
		public $conexao = null;		
		public $dataset =null;
		public $linhasafetadas = -1;

//metodos	
		public function __construct(){
			$this->conecta();
		}//construtor

public function __destruct(){
			if($this->conexao != null):
				mysql_close($this->conexao);
			endif;
		}//destrutor
		public function conecta(){
			$this->conexao = mysql_connect($this->servidor,$this->usuario,$this->senha,true) 
			or die($this->trataErro(__FILE__,__FUNCTION__,mysql_errno(),mysql_error(),true));
			mysql_select_db($this->nomebanco) or die($this->trataErro(__FILE__,__FUNCTION__,mysql_errno(),mysql_error(),true));
			mysql_query("SET NAMES 'utf8'");
			mysql_query("SET character_set_connection=utf8");
			mysql_query("SET character_set_client=utf8");
			mysql_query("SET character_set_results=utf8");
			//echo "metedo conecta foi chamado";
		}//fecha conecta
		public function inserir($objeto){
			//insert into "nome da tabela" (campo1, campo2) values (valor1, valor2);
			$sql = "INSERT INTO ".$objeto->tabela." (";
			for($i=0;$i<count($objeto->camposValores); $i ++):
				$sql .= key($objeto->camposValores);
				if($i<(count($objeto->camposValores)-1)):
					$sql .= ", ";
				else:
					$sql .= ") ";
				endif;	
				next($objeto->camposValores);
			endfor;
			reset($objeto->camposValores);
			$sql .= "values (";
			for($i=0; $i<count($objeto->camposValores); $i++):
				$sql .= is_numeric($objeto->camposValores[key($objeto->camposValores)]) ? 
				$objeto->camposValores[key($objeto->camposValores)] :
				"'".$objeto->camposValores[key($objeto->camposValores)]."'";
				if($i < (count($objeto->camposValores)-1)):
					$sql .= ", ";
				else:
					$sql .= ") ";
				endif;	
				next($objeto->camposValores);
			endfor;		
			return $this->executaSQL($sql);
		}//inserir

mais um arquivo chamado base.class.php com o seguinte código:

abstract class Base extends  banco{
		//propriedades ou atributos
		public $tabela = "";
		public $camposValores = array();
		public $campoPk = null;
		public $valorPk = null;
		public $extrasSelect = "";
		//funções ou métodos
		public function addCampo($campo=null,$valor=null){
			if($campo!=null): $this->camposValores[$campo] = $valor;
			endif;			
		}//addCampo
		public function delCampo($campo =null){
			if(array_key_exists($campo, $this->camposValores)):
			unset($this->camposValores[$campo]);
			endif;
		}//delCampo
		public function setValor($campo=null, $valor=null){
			if($campo!=null && $valor != null): 
			$this->camposValores[$campo] = $valor;
			endif;
		}//setValor
		public function getValor($campo =null){
			if($campo != null && array_key_exists($campo, $this->camposValores)):
			return $this->camposValores[$campo]; 
			else:
				return false;
			endif;
		}//getValor
	}//fim da classe Base

Quando você quiser mandar dados para o banco, exemplo, voc tem uma class Funcionario

é chamar

class Funcionario extends base{ //Você deve sempre extender a base, nunca a Banco
		public function __construct($campos=array()){
			parent::__construct();
			$this->tabela = "NOME DA SUA TABLE NO BANCO" EX: "funcionario";
			if(sizeof($campos)<=0): //os campos do array abaixo deve ser o nome exato
				$this->camposValores = array( //dos campos da tabela
				"nome" => NULL,
				"email" => NULL,
				"login" => NULL,
				"senha" => NULL,
				"ativo" => NULL,
				"administrador" => NULL,
				"dataCad" => NULL,
				);
			else:
				$this->camposValores = $campos;
			endif;
			$this->campoPk = "id";	 //nome do campo primary key da sua tabela
		}//construct

Ai você está no seu arquivo que recebe os dados do formulário via post ou get

voc da um include_once 'funcionario.class.php';

#instancia um novo objeto dessa classe: $novoFuncionario = new Funcionario(array( //

'nome' => antiInject($_POST['nome']), //tira o antiInjet pq é uma função minha e não está neste código
'email' => ($_POST['email']), //esse $_post está pegando os dados que veio do seu formulário
'login' => ($_POST['login']), #todas as linhas do array terminam em vírgula
)); //você pode incluir todos os campos um a um dentro do array
$novoFuncionario ->inserir($novoFuncionario ); //Aqui voc está mandando o objeto para funcao inserir() e a magica acontece

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

• Similar Content

• By britoriquee
      Olá pessoal!

Tenho dois bancos: dt_dblogin e dt_dbdados, o primeiro salva os dados de login do usuário, como login, senha, id, etc... Já o segundo salva dados da empresa do usuário, como nome, endereço, cnpj, dentre varios outros. 

A minha dúvida é: Como faço para verificar qual usuário está logado para liberar o conteúdo certo da empresa dele que está no outro banco? 

Agradeço a atenção.
    • By leonardoc.g
      Quando eu tento fazer conexão no banco de dados pelo Dreamweaver me aparece essa mensagem:

your php server doesn't have the MySQL module loaded or you cant't use the mysql_(p)connect functions

• By Julie_santiago
      Olá!
      Pessoal, preciso muito de um help urgente. Estou tentando fazer uma simples query ao banco de dados, usando o Axios. Mas, não importa a forma de fazer a requisição, o Axios não funciona. O HTML está abaixo, onde chamo a função enviaDados() através do onsubmit.
      <div class="input-group md-form"> <form method="get" onsubmit="enviaDados()" name="buscar"> <input type="text" id="Form-search2" class="form-control" name="nomeReagente"> <label for="Form-search2">Search</label> <input type="submit" name="pesquisar" value="buscar"> </form> <span class="input-group-text dark lighten-2" id="basic-text1"> <i class="fas fa-search text-dark" aria-hidden="true"></i> </span> </div> Meu arquivo main.js que contém a função enviaDados().
      function enviaDados(){ let nome = buscar.nomeReagente.value recebeDados(nome); } Dentro dessa função, estou chamando outra: recebeDados() que executa a requisição Axios. Passo como parâmetro o valor lá do meu input. OBS.: Meu código está assim, aparentemente confuso, porque o objetivo é ter funções que enviam os dados dos meus formulários e outras funções (genéricas) para receber e tratar esses dados. Abaixo a função recebeDados():
      function recebeDados(nome_reagente){ axios.get('http://localhost/Quimica/php/recebe_json.php', { params: { nome } }) .then(function (response) { console.log(response); }) .catch(function (error) { console.log('Não foi possível realizar a requsição: '+error); }) .finally(function () { }); } Não importa o que eu faça, sempre cai no CATCH  - request aborted. Preciso muito resolver esse problema, mas não faço ideia do que pode ser. Relevem qualquer "noobice" porque estou aprendendo o básico ainda.

• By JeanTDZ
      Olá pessoal!

Estou com uma tremenda dificuldade.
      Tenho um formulário na qual está funcionando e cadastrando, porém preciso que o meu botão adicionar autorizado funcione e mostre o que foi digitado para o e-mail. As informações na vdd é enviada para o e-mail e o que será enviado é oque será digitado.

Simplificando ->
      Tenho um botão que adiciona 2 inputs (NOME E SALDO) e conforme for clicando nesse botão, vai adicionando mais campos.
      Dúvida: Como posso fazer com que grave o que foi digitado nesses campos?

Segue o que eu tentei fazer até agora:

HTML
      <!DOCTYPE html> <html>     <head>         <title>Chame Taxi PrePago</title>                 <script src="https://ajax.googleapis.com/ajax/libs/jquery/3.1.0/jquery.min.js"></script>         <link rel="stylesheet" href="https://maxcdn.bootstrapcdn.com/bootstrap/3.3.6/css/bootstrap.min.css" />         <script src="https://maxcdn.bootstrapcdn.com/bootstrap/3.3.7/js/bootstrap.min.js"></script>         <link rel="icon" type="image/x-icon" href="https://www.flaticon.com/premium-icon/icons/svg/1361/1361253.svg" />         <script src="https://code.jquery.com/jquery-3.2.1.slim.min.js"></script>     <script src="https://cdnjs.cloudflare.com/ajax/libs/jquery.mask/1.14.15/jquery.mask.min.js"></script>     <script src="https://cdnjs.cloudflare.com/ajax/libs/popper.js/1.12.9/umd/popper.min.js"></script>     <script src="https://maxcdn.bootstrapcdn.com/bootstrap/4.0.0/js/bootstrap.min.js"></script>     </head>     <body>         <br />         <div class="container" style="width:100%; max-width:600px">             <h2 align="center">Pré-Pago</h2>             <br />             <div class="panel panel-default">                 <div class="panel-heading"><h4>Registrar</h4></div>                 <div class="panel-body">                     <form method="post" id="register_form">                         <?php echo $message; ?>                         <div class="form-group">                             <label>Nome Completo</label>                             <input type="text" name="user_name" style="text-transform:uppercase" class="form-control" pattern="[a-zA-Z ]+" required />                         </div>                         <div class="form-group">                             <label>E-mail</label>                             <input type="email" name="user_email"  style="text-transform:uppercase" class="form-control" required />                         </div>                         <div class="form-group">                             <label>CEP</label>                             <input type="text" name="campob" id="cep" value="" maxlength="9" onblur="pesquisacep(this.value);" class="form-control">                         </div>                         <div class="form-group"> <table id="myTable" class="table"> <a class="btn btn-primary" onclick="myFunction()" href="#" role="button">Adicionar Autorizado</a>             <thead>                 <tr>                     <th>NOME</th>                     <th>SALDO</th>                 </tr>             </thead>         </table>                         <div class="form-group">                             <input type="submit" name="register" id="register" value="Validar" class="btn btn-info" />                         </div>                     </form>                 </div>             </div>         </div>     </body> </html> JAVASCRIPT 

<script>         var incremento = -1;         function myFunction() {             incremento++;             var table = document.getElementById("myTable");             var row = table.insertRow(0);             var cell1 = row.insertCell(0);             var cell2 = row.insertCell(1);             var cell3 = row.insertCell(2);             var cell4 = row.insertCell(3);             cell1.innerHTML = "NOME";             cell2.innerHTML = '<input type="text" name="name1[${incremento}]" >';             cell3.innerHTML = "SALDO";             cell4.innerHTML = '<input type="text" name="saldo[${incremento}]" size="15px" >';         }     </script>  
    • By gramosiri2
      Oi estou tentando passar um valor através de uma variável em uma query, porém não está mostrando o resultado que eu quero.

Aqui eu pego o ultimo id do pedido
      <?php while($row = $consulta_pedido2->fetch_assoc()){ echo $row['id_pedido']; }?> E aqui eu faço a query e passo variável...
      $query ="SELECT itempedido.id_itempedido, itempedido.valor, ... FROM itempedido INNER JOIN produto ON ... WHERE itempedido.pedido_id = '$row'"; No caso onde está a variável $row, se eu colocar o numero do pedido manualmente, me retorno os itens daquele pedido, agora com a variável não está mostrando, alguma ideia?

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.