Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

srnalim

MVC, Não seriam muitos arquivos?

Recommended Posts

Fala galera eu aqui com mais uma discussão sobre MVC. Sabemos que MVC nada mais é do que dividir a aplicação em Três camadas facilitando o trabalho e separar as responsabilidade, logo sabemos o seguinte:

 

Model = Fica todo o acesso a informação banco de dados, tudo que seja dados.

Controller = Responsável em intermediar Model e View.

View = Parte responsável por apresentar os dados ao usuário.

 

Até ai acho que não tem nada errado, mas vamos lá... Eu crio um arquivo na "model" que acessa a tabela de usuário por ex. Logo o controller acessa esses dados fornecido pela "model" e os envia para a "view".. Não seria muita coisa ter três arquivos (model/view/controller) para cada pagina do sistema?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não, facilita até o carregamento na hora do processamento do servidor.. imagina um arquivo com 5 mil linhas ou maior como muitos fazem um arquivo chamado controller com todas as funções.. isso acaba deixando meio complicado deixar uma responsabilidade para um arquivo..

 

;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não acho muito, não.

E se você procurar os "Analistas", eles vão enfiar mais umas camadas aí, interfaces, Facedes e sei lá mais o que... Esse 3 pode virar 5 ou 6... :P

 

Acho a ideia do MVC muito boa. Fica bem organizado e fácil de dar manutenção.

 

Quando ao desempenho, pode haver uma perda mínima. O próprio cache do disco dá conta de praticamente resolver esse problema. Se for SSD, então, esse problema praticamente nem existe.

 

E não adianta ser muito aficionado por desempenho, nesse caso. Se fosse o quesito mais importante, estaríamos só programando em C ou até mesmo em Assembly :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tudo depende do projeto, não importa o número de arquivos, o que importa é que o projeto seja fácil de dar manutenção, e nisso o mvc geralmente ajuda. Em projetos de pouca complexidade da para manter manter, muitas vezes, o controller e a view como uma única camada, e outros mais complexos convém dividir em mais camadas.

 

A questão de desempenho você pode usar n formas de melhorar depois, com cache, criar um script "compilando" os arquivos (ao exemplo do magento), usar umas das ferramentas do mercado. Normalmente essa questão de desempenho não é tão critica a ponto de se colocar a frente da facilidade de manutenção do código.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

[...]Em projetos de pouca complexidade da para manter manter, muitas vezes, o controller e a view como uma única camada[...]

 

Não, de forma alguma e muito menos pelo tamanho do projeto. MVC parte de 3 camadas, menos que isso não é MVC.

 

Além do mais, Controller não tem a finalidade, e nem deve, controlar/ajudar/implementar questões da View. Apesar de ser "muito comum" esse erro, "muitas pessoas" realmente podem estar erradas nesse caso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gabriel, é verdade, tem o início do princípio da divisão em camadas mas ainda não é mvc, deixar junto a lógica de negócio e html é horrivél então essa decisão de divisão em duas camadas é antiga mas pode ser aceitavél, depende do projeto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.