Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

CrisB

Front ou Back

Recommended Posts

Bom dia gente.

 

Estou em uma dúvida muito cruel, e devido a falta de conhecimento tudo se torna ainda mais difícil.

 

Para ser um Back-end é necessário basicamente saber PHP, MySQL e Javascript (não obrigatório)

Enquanto para Front-end é HTML, CSS e Javascript.

 

Podem me corrigir pois sei que posso estar bem errada xD

 

Na opinião de vocês, qual o grau de dificuldade para cada uma?

 

 

PS: Não sei se postei no lugar correto, provavelmente não, mas procurei e considerei aqui o lugar menos errado para fazer tal pergunta :s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não existe grau de dificuldade, existe de aptidão. Você pode gostar mais de Front-End, mais de Back-End ou pode gostar dos dois e virar Fullstack.

Para um programador Front-End, o comum é:

  • HTML
  • CSS
  • JavaScript / jQuery

Para um programador Back-End. o comum (dependendo do caso) é:

  • PHP
  • MySQL / SQL Server
  • Ruby
  • Python
  • .NET
  • Java
  • Node

Lembrando que o Front-End hoje em dia deve aproveitar muito bem os frameworks, pré-processadores e etc. que existem no mercado, exemplo (sem deixar de contar que ele também pode desenvolver sozinho, dependendo do que contém, um CMS como Wordpress):

  • AngularJS / EmberJS / Backbone
  • Bootstrap / Foundation / Skeleton / MaterializeCSS
  • Jade / Haml / Slim / Markdown
  • LESS / SASS / SCSS / Stylus / PostCSS
  • CoffeeScript / LiveScript / Babel / TypeScript

Sem deixar de contar com o que o Back-End vai precisar durante a carreira e projetos:

  • CakePHP / Zend / Symfony / Laravel / Lumen
  • SVN / CVS / Git
  • Rails / Sinatra
  • Django / Flask
  • Play / Spark
  • Express / Hapi / Sails

Lembrando que é de importância ambos entenderem como funciona servidores Cloud, já que hoje em dia muitas empresas estão migrando pra Digital Ocean, AWS, etc.

A questão de ser um desenvolvedor FE, BE ou FS é: Independente de qual lado você seguir, você vai sempre ter que saber fazer ambos.

Eu comecei como front, precisei de back-end, hoje virei full. Tem gente que começa com back, mas precisa do front e vira full, ou muitas vezes a pessoa nem vira full, ela só adquire aquele conhecimento caso ela realmente precise.

Ou seja, leia muito, estude muito e independente de qual carreira seguir: Vai ter que saber um pouco de tudo.

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na sua opinião, não há diferenças na dificuldade? em nenhuma dos dois caminhos você sentiu ser mais complicado?

 

Tudo que li me fez pensar que para back seria necessário (no mínimo) PHP, MySQL e talvez Javascript. Agora fiquei chateada xD rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

/* Opinião */

Em minha opinião não. Já vi muitas discussões pela internet falando "Mas Java é difícil", "Não, C# é mais", "Difícil mesmo é Assembly" e blá blá blá...

Tudo é uma questão de gosto e aptidão. Se você se identifica com Java, então pra você vai ser fácil, já no meu caso não, por exemplo.

 

/* Questão de back ou front */

Então, tecnicamente o mínimo que vai precisar é PHP e MySQL (JavaScript ta mais pra Front-end, já que ele é client-side), mas os demais itens também é uma questão de vertentes. Existem programadores back-end focados em Ruby, como existem focados em .NET, Node, Python e por ai vai. Você não necessariamente vai precisar manjar de todos esses (dependendo da vertente que vai seguir), mas uma coisa é verdade: Você vai precisar saber front-end. Nem que seja o mínimo. hahahahaha


Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E dependendo do tamanho da empresa, o Front End pode acabar se envolvendo com a criação do Layout, o que vai te pedir conhecimentos em softwares gráficos, facilidade com Design e coisas "menos racionais"..

Mas isso não seria o mundo ideal, né? Mas acontece.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Melhor coisa, é vc realmente ter base, é com ela que vc vai trilhar o caminho que vc vai trabalhar com amor.
Primeira coisa lógica da programação and OOP.

Com isso vc pode ir para o lado BACK ou FRONT.


Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.