Jump to content
capoia

[DUVIDA] Exercicio de receber valores e calcular media em portugol

Recommended Posts

Boa tarde, sou novo por aqui , comecei a fazer sistema da informação a pouco tempo .
Na aula de ontem o professor pediu pra fazermos um exercício em portugol que recebe x números , e depois faz a media dos mesmos ( e quando quiser parar e receber a media a pessoa digita -1)
Eu fiz praticamente todo , ta tudo correto , só não consigo fazer com q os valores que a pessoa coloca vão se somando... eu tentei colocar:
valores <- valores+valores para ele pegar o valor q a pessoa colocou e somar com o valor novo ... mas não sei porque quando coloco isso ele entra em looping e quando digito -1 ele n para , continua pedindo pra digitar os valores...
Não sei se entenderam oque quis dizer , mas preciso q o algoritmo receba um valor , guarde esse valor na variável "valores" depois quando for repetir o laço pela segunda vez ele pegue esse valor armazenado e some com o valor novo e assim sucessivamente , o problema e q eu não sei quantos valores a pessoa vai por é infinito ... por isso não posso por simplesmente n1+n2 , é um variável com outra variável...
espero que possam me ajudar.
meu código ficou assim :

Algoritmo "Valores e Média"
// Linguagem e Lógica de Programação 
//  
// Descrição   : Recebe x valores e calcula a média
// Autor(a)    : Wellington Capoia
// Data atual  : 20/4/2016
Var
// Seção de Declarações das variáveis 
media, valores, cont, resultado, valoressomados:  real


Inicio
// Seção de Comandos, procedimento, funções, operadores, etc... 
cont <- 0
valores <- 0
escreval ("Algoritmo para receber um numero x de valores e calcular média")
escreval ("Para para calcular a média digite -1 a qualquer momento")
enquanto valores <> -1 faca

         escreval ("Digite os valores:")
         leia (valores)
         valores <- valores+valores
         cont <- cont+1
fimenquanto
escreval ("valores somados", valoressomados)
cont <- cont-1
escreval ("Valores digitados:", cont)
resultado <- valoressomados/cont
escreval ("A média dos valores é:", resultado)

Fimalgoritmo

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Você não pode atribuir a entrada (número digitado pelo usuário) na mesma variável que está guardando os valores;

Aliás..

Sua variável valoressomados não está recebendo a soma :lol:

 

O motivo pelo qual ele não para quando digita -1, é porque a variável valores tem um número, e depois você soma com -1.. Ai quando o 'enquanto' verifica, não vai ser -1

  • +1 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Inicie valoressomados com 0, junto com as outras

valoressomados <- 0
cont <- 0
valores <- 0
  • +1 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

aqui esta a versão corrigida do programa

 

Algoritmo "Valores e Média"

Var

media, valores, valorant, cont, resultado, valoressomados:  real
valor: INTEIRO
 

Inicio
valoressomados <- 0
cont <- 1
valores <- 0
valor <- 0
valorAnt <-0
escreval ("Algoritmo para receber um numero x de valores e calcular média")
escreval ("Para para calcular a média digite -1 a qualquer momento")
escreval ("Digite os valores:")
leia (valores)
valorant <- valores

enquanto valor <> -1 faca

         escreval ("Digite os valores:")
         leia (valores)
         cont <- cont+1
         escreval ("Digite qualquer valor para continuar, ou digite -1 para finalizar a inserção de dados")
         leia(valor)
         valorant <- valores + valorant
fimenquanto

escreval ("Valores digitados:", cont)
resultado <- valorant/cont
escreval ("A média dos valores é:", resultado)

Fimalgoritmo

 

gambiarra a gente aceita, o que a gente não aceita é a derrota.

 

e outra coisa que a gente nao aceita é "programar" nesse pascal mascarado. 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

  • Similar Content

    • By daniele_c
      O professor em sala de aula, solicitou o seguinte trabalho de algoritmos 1:
      Escreva um algoritmo que utilize a biblioteca Util e gere uma cartela de BINGO com números aleatórios. Por exemplo, na coluna B temos números de 1-15, já na coluna I temos números de 16-30, etc. conforme imagem. No fim o algoritmo deve imprimir a cartela de bingo.
      Eu consegui gerar a tabela normalmente, mas eu não faço ideia de como não fazer com que em cada coluna, os números não se repitam. 
      Meu andamento abaixo:
       
      programa
      {
          inclua biblioteca Util --> u
          
          funcao inicio()
          {
              inteiro matriz[5][5], coluna, linha
              const inteiro tamanho=5
              para(linha=0; linha<tamanho; linha++){
                  para(coluna=0; coluna<tamanho; coluna++){
                  se(coluna==0){
                      matriz[linha][coluna]=u.sorteia(1,15)
                  }
                  se(coluna==1){
                      matriz[linha][coluna]=u.sorteia(16,30)
                  }
                  se(coluna==2){
                      matriz[linha][coluna]=u.sorteia(31,45)
                  }
                  se(coluna==3){
                      matriz[linha][coluna]=u.sorteia(46,60)
                  }
                  se(coluna==tamanho-1){
                      matriz[linha][coluna]=u.sorteia(61,75)
                  }
                  se (coluna==tamanho-1){
                      escreva(matriz[linha][coluna])
                  }
                  senao {
                      escreva(matriz[linha][coluna], ",")
                  }
                  }
                  escreva("\n")
          }
          }
      }
       
      E seguindo as questões, na nº2, ele pede o seguinte: Após, gerada uma cartela e impressa (parte 1) Adicione no algoritmo um código que faça automaticamente o sorteio de números aleatórios de 1 a 75. Após cada número sorteado, verificar se a cartela gerada fez um bingo de linha ou de coluna. Em seguida, deve-se imprimir o Bingo!
       
      sei gerar os 75 números tbm, mas, não sei como fazer para que faça as comparações e verificar se ocorreu o bingo. 
       
      Gostaria de algumas ideias, pliss
       
    • By Onaita
      Boa noite, preciso de uma ajuda com o código abaixo:
      - Dentro da variável '$dados' tenho uma array em que o id repete com datas diferentes, preciso descartar uma das duas arrays repetidas com o mesmo 'id', mantendo a de menor data, ou seja, o resultado final seria:
      "Array ( [0] => Array ( [id] => 12 [data] => 2020-07-02 ) , [1] => Array ( [id] => 13 [data] => 2020-06-10 ) ) "
      - já tentei de tudo um pouco a princípio estou trabalhando com a ideia de loop dentro de loop, para varrer e comparar, mas como vcs podem ver estou deixando passar alguma coisa;
      <?php
      $dados =     [array("id" =>12, "data"=>"2020-07-02"),
                  array("id" =>13, "data"=>"2020-06-10"),
                  array("id" =>13, "data"=>"2020-06-15"),
                  array("id" =>12, "data"=>"2020-05-12")];
      $total = count($dados);
      foreach($dados as $item){
          for($i=1; $i < $total; $i++){
              if($item['id'] == $dados[$i]['id']){
                  if(strtotime($item['data']) <= strtotime($dados[$i]['data'])){
                      unset($dados[$i]);
                      $dados = array_values($dados);
                      $total = count($dados);
                      
                  }    
              }    
          }    
      }
      print_r($dados);
      Array ( [0] => Array ( [id] => 12 [data] => 2020-07-02 ) ) //resultado
       
      Se alguém achar o erro, ou uma forma de resolver esse problema ficarei muito agradecido!
      Obrigado e Um grande abrs a todos!
    • By Licht
      Quero um programa que leia vários numeros e informa quantos pares foram digitados. Quando o número 0 (zero) for digitado ele para a execucao. O programa entra num loop e nao funciona como gostaria <?php             $cont= 0;             do {                 echo "<form method='GET' action='exemplo.php'><br/>";                 echo "<h1>Quantidade de numeros pares</h1><br/>";                 echo "<label for='num'>Numero: </label><br/>";                 echo "<input type='number' name='num'/><br/><br/>";                 echo "<input type='submit' value='Verificar'>";                 echo "</form>";                 echo "Contador: $cont";                 $num_verificar = isset($_GET["num"]) ? $_GET["num"] : ' ';                 if($num_verificar%2 == 0)                     $cont ++;             } while ($num_verificar != 0);             echo "Quantidade de numeros pares eh $cont! <br/>"; ?>             
    • By G_Celebrini
      Eu tô no primeiro ano de faculdade e tenho que criar um jogo da velha com as seguintes regras: Desenvolver o Jogo da Velha utilizando matrizes. O jogo deve ser preparado para a interação entre dois usuários. Os usuários deverão escolher os símbolos que utilizarão no jogo. Cada partida deverá ser composta de três rodadas. O resultado final deve considerar que ganhou duas ou três partidas como vencedor. Havendo um empate e uma vitória para cada lado, o sistema deverá propor uma partida final. Caso os usuário declinem desta partida deverá ser considerado empate técnico. Deve haver rotina específica para que os usuários optem pelo abandono do jogo dando, nesse caso, a vitória da rodada ao adversário.
      Eu ainda sou bem iniciante em programação e tenho esse código até agora:
       
      <!DOCTYPE html>
      <html>
      <head>
          <meta charset="UTF-8"/>
          <title> Bagulho é doido memo </title>
          <style type="text/css">
      #text {
         
         font-size: 45px;
      }
      </style>
      </head>
      <body>
          <input type=submit value="1"
          onclick = "location.href = 'testes.php?id=1'">
          <input type=submit value="2"
          onclick = "location.href = 'testes.php?ad=1'">
          <input type=submit value="3"
          onclick = "location.href = 'testes.php?bd=1'">
          <input type=submit value="4"
          onclick = "location.href = 'testes.php?cd=1'">
          <input type=submit value="5"
          onclick = "location.href = 'testes.php?dd=1'">
          <input type=submit value="6"
          onclick = "location.href = 'testes.php?ed=1'">
          <input type=submit value="7"
          onclick = "location.href = 'testes.php?fd=1'">
          <input type=submit value="8"
          onclick = "location.href = 'testes.php?gd=1'">
          <input type=submit value="9"
          onclick = "location.href = 'testes.php?hd=1'">
          <input type=submit value="10"
          onclick = "location.href = 'testes.php?jd=1'">
          <input type=submit value="20"
          onclick = "location.href = 'testes.php?kd=1'">
          <input type=submit value="30"
          onclick = "location.href = 'testes.php?ld=1'">
          <input type=submit value="40"
          onclick = "location.href = 'testes.php?md=1'">
          <input type=submit value="50"
          onclick = "location.href = 'testes.php?nd=1'">
          <input type=submit value="60"
          onclick = "location.href = 'testes.php?od=1'">
          <input type=submit value="70"
          onclick = "location.href = 'testes.php?pd=1'">
          <input type=submit value="80"
          onclick = "location.href = 'testes.php?qd=1'">
          <input type=submit value="90"
          onclick = "location.href = 'testes.php?rd=1'">
          <h1></h1>
          <?php

      //----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------//
      //início do código php, que começa com a declaração do array multidimensional que vai ser o jogo da velha
      //----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------//

          $hash_game = array(
           array("barra1" => "|","espaço1" => "---","barra2" => "|","espaço2" => "---","barra3" => "|","espaço3" => "---","barra" => "|"),
           array("barra4" => "|","espaço4" => "---","barra5" => "|","espaço5" => "---","barra6" => "|","espaço6" => "---","barra_" => "|"),
           array("barra7" => "|","espaço7" => "---","barra8" => "|","espaço8" => "---","barra9" => "|","espaço9" => "---","barra__" => "|")
          );
          $vitoria_x = 0;
          $vitoria_o = 0;
      //----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------//
      //procedimento responsável por exibir o array
      //----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------//

          function exibir_jogo ($hash_game) {
              echo $hash_game[0]['barra1'];
              echo $hash_game[0]['espaço1'];
              echo $hash_game[0]['barra2'];
              echo $hash_game[0]['espaço2'];
              echo $hash_game[0]['barra3'];
              echo $hash_game[0]['espaço3'];
              echo $hash_game[0]['barra'];
              echo "<br/>";
              echo $hash_game[1]['barra4'];
              echo $hash_game[1]['espaço4'];
              echo $hash_game[1]['barra5'];
              echo $hash_game[1]['espaço5'];
              echo $hash_game[1]['barra6'];
              echo $hash_game[1]['espaço6'];
              echo $hash_game[1]['barra_'];
              echo "<br/>";

              echo $hash_game[2]['barra7'];
              echo $hash_game[2]['espaço7'];
              echo $hash_game[2]['barra8'];
              echo $hash_game[2]['espaço8'];
              echo $hash_game[2]['barra9'];
              echo $hash_game[2]['espaço9'];
              echo $hash_game[2]['barra__'];
          }
          exibir_jogo ($hash_game);
          
          echo "<br/>";
          echo "<br/>";
          echo "<br/>";
      //----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------//
      //condicionais para fazerem os botões exibirem "x" ou "o"
      //----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------//

          if(isset($_GET['id']) == 1){
       $hash_game[0]['espaço1'] = "-x-";
       echo "<br/>";    
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
          if(isset($_GET['ad']) == 1){
       $hash_game[0]['espaço2'] = "-x-";
       echo "<br/>";        
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
          if(isset($_GET['bd']) == 1){
       $hash_game[0]['espaço3'] = "-x-";
       echo "<br/>";        
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
          if(isset($_GET['cd']) == 1){
       $hash_game[1]['espaço4'] = "-x-";
       echo "<br/>";        
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
          if(isset($_GET['dd']) == 1){
       $hash_game[1]['espaço5'] = "-x-";
       echo "<br/>";        
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
          if(isset($_GET['ed']) == 1){
       $hash_game[1]['espaço6'] = "-x-";
       echo "<br/>";        
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
          if(isset($_GET['fd']) == 1){
       $hash_game[2]['espaço7'] = "-x-";
       echo "<br/>";        
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
          if(isset($_GET['gd']) == 1){
       $hash_game[2]['espaço8'] = "-x-";
       echo "<br/>";        
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
          if(isset($_GET['hd']) == 1){
       $hash_game[2]['espaço9'] = "-x-";
       echo "<br/>";        
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
      if(isset($_GET['jd']) == 1){
       $hash_game[0]['espaço1'] = "-o-";
       echo "<br/>";    
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
          if(isset($_GET['kd']) == 1){
       $hash_game[0]['espaço2'] = "-o-";
       echo "<br/>";        
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
          if(isset($_GET['ld']) == 1){
       $hash_game[0]['espaço3'] = "-o-";
       echo "<br/>";        
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
          if(isset($_GET['md']) == 1){
       $hash_game[1]['espaço4'] = "-o-";
       echo "<br/>";        
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
          if(isset($_GET['nd']) == 1){
       $hash_game[1]['espaço5'] = "-o-";
       echo "<br/>";        
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
          if(isset($_GET['od']) == 1){
       $hash_game[1]['espaço6'] = "-x-";
       echo "<br/>";        
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
          if(isset($_GET['pd']) == 1){
       $hash_game[2]['espaço7'] = "-x-";
       echo "<br/>";        
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
          if(isset($_GET['qd']) == 1){
       $hash_game[2]['espaço8'] = "-x-";
       echo "<br/>";        
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
          if(isset($_GET['rd']) == 1){
       $hash_game[2]['espaço9'] = "-x-";
       echo "<br/>";        
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
      //----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------//
      //condicionais que determinam a vitória de x
      //----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------//
      if (($hash_game[0]['espaço1'] == "-x-" && $hash_game[1]['espaço5'] == "-x-" && $hash_game[2]['espaço9'] == "-x-") || ($hash_game[0]['espaço3'] == "-x-" && $hash_game[1]['espaço5'] == "-x-" && $hash_game[2]['espaço7'] == "-x-") || ($hash_game[0]['espaço1'] == "-x-" && $hash_game[0]['espaço2'] == "-x-" && $hash_game[0]['espaço3'] == "-x-") || ($hash_game[1]['espaço4'] == "-x-" && $hash_game[1]['espaço5'] == "-x-" && $hash_game[1]['espaço6'] == "-x-") || ($hash_game[2]['espaço7'] == "-x-" && $hash_game[2]['espaço8'] == "-x-" && $hash_game[2]['espaço9'] == "-x-") || ($hash_game[0]['espaço1'] == "-x-" && $hash_game[1]['espaço4'] == "-x-" && $hash_game[2]['espaço7'] == "-x-") || ($hash_game[0]['espaço2'] == "-x-" && $hash_game[1]['espaço5'] == "-x-" && $hash_game[2]['espaço8'] == "-x-") || ($hash_game[0]['espaço3'] == "-x-" && $hash_game[1]['espaço6'] == "-x-" && $hash_game[2]['espaço9'] == "-x-")){
          $vitoria_x = $vitoria_x + 1;
      }
      //----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------//
      //condicionais que determinam a vitória de o
      //----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------//

      if (($hash_game[0]['espaço1'] == "-o-" && $hash_game[1]['espaço5'] == "-o-" && $hash_game[2]['espaço9'] == "-o-") || ($hash_game[0]['espaço3'] == "-o-" && $hash_game[1]['espaço5'] == "-o-" && $hash_game[2]['espaço7'] == "-o-") || ($hash_game[0]['espaço1'] == "-o-" && $hash_game[0]['espaço2'] == "-o-" && $hash_game[0]['espaço3'] == "-o-") || ($hash_game[1]['espaço4'] == "-o-" && $hash_game[1]['espaço5'] == "-o-" && $hash_game[1]['espaço6'] == "-o-") || ($hash_game[2]['espaço7'] == "-o-" && $hash_game[2]['espaço8'] == "-o-" && $hash_game[2]['espaço9'] == "-o-") || ($hash_game[0]['espaço1'] == "-o-" && $hash_game[1]['espaço4'] == "-o-" && $hash_game[2]['espaço7'] == "-o-") || ($hash_game[0]['espaço2'] == "-o-" && $hash_game[1]['espaço5'] == "-o-" && $hash_game[2]['espaço8'] == "-o-") || ($hash_game[0]['espaço3'] == "-o-" && $hash_game[1]['espaço6'] == "-o-" && $hash_game[2]['espaço9'] == "-o-")){
          $vitoria_o = $vitoria_o + 1;
      }
      //----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------//
      //----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------//

      echo "<br/>";
          ?>
      </body>
      </html>
       
       
      Eu criei a matriz e tentei usar botôes pra chamar funções dando "ids" para eles, mas toda fez que eu aperto um botão a página recarrega, perdendo todas as informações colocadas antes, esse é o meu principal problema agora. Se alguém puder me ajudar...
    • By vfraanco
      Desenvolva um algoritmo em pseudocodigo que permita ler as notas que N alunos obtiveram numa disciplina e mostre a
      percentagem de notas positivas e a média das notas negativas. O número de alunos (N) deve ser
      introduzido pelo utilizador e validado.
×

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.