Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

guzulino

Criar linha do tempo

Recommended Posts

Bom dia galera, to criando um site para uma galera aqui de um clãn de um jogo, até aí nada de mais, porém quero que ele sirva como uma espécie de portfólio, então quero fazer um site de notícias junto, com uma espécie de linha do tempo com elas, tipo o site do Terra ou como a linha do tempo do Facebook mais especificamente, mas não tenho nem ideia de como posso fazer isso, se seria com JavaScript, ou alguma coisa em CSS (o que acho meio impossível) ou em HTML5, sei lá, acho que deve ser mesmo em JavaScript. Se alguém puder dar alguma ajuda ae eu ficaria grato, pois não tenho nem ideia de como se constrói um linha do tempo desse tipo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, eu já pensei como você, aliás, já produzi alguns sites sem saber a utilidade de cada linguagem. Claramente, podemos ver que não tens muito conhecimento em Web Design, por isso, não aconselho tentar criar seu site agora.

Na minha experiência, passei horas e dias tentando fazer algo simples, sendo que, se eu tivesse estudado teria produzido algo de qualidade e em pouco tempo. Hoje em dia, estudo HTML5 e CSS, com calma. Estou vendo a teoria de cada um, para depois ter uma prática muito mais prazerosa.

Todos os meus estudos de programação se faz de forma gratuita, isto é, utilizo conteúdo grátis. Uma das minhas maiores fontes são os sites W3C, Caelum, Curso em Video e outros afins.

Quando perguntas quais linguagens utilizar em um projeto como este, a resposta pode ser relativa, pois, cada linguagem se completa. Antes de sabermos qual linguagem você deve aprender (e, não utilizar sem estudar) vejamos a categoria de cada:

 

HTML5

 

Esta é uma linguagem de marcação, isto é, não serve para fazer cálculos, por exemplo. Como a internet foi desenvolvida para troca de informações científicas, cada página da internet serviria como um "Microsoft Word", que mostraria somente os textos, que em teoria seriam artigos científicos.

Estamos em épocas que a internet é comercial, queiro dizer: utiliza-se para tudo, não somente artigos, logo, devido os navegadores serem "limitados" a somente mostrarem textos, precisamos de alguma linguagem para marcar e dar significados a estes, para futuramente utilizarmos outra linguagem, em cima dessas marcações.

As marcações são denominadas "TAGs", com um visual assim:

<p>O peito do pé de Pedro é preto.</p>

Vimos que a frase (texto) foi marcados por a TAG <p>, dizendo ao navegador que isto é um parágrafo, ou seja, dando significado a conteúdos, além de só mostrar.

Em breve conceito, é para isto que serve o HTML.

 

CSS

 

Depois de marcar cada conteúdo de um documento, eu posso usar estas marcações para dar estilo como cores, tamanhos, posições, etc... A linguagem com definição para isto é o CSS. Quando todo um site for marcado, nós utilizamos esta para dar estilo, por isso é importantíssimo utilizá-la, em um site.

Exemplo de estilo para a TAG <p>:

p{
    color:red;
}

AS DEMAIS LINGUAGENS CITADAS (JavaScript, PHP)

Depois de ter um site com marcações e estilo, o usuário poderá sentir-se satisfeito, ou não. Isto porque de nada adianta (em alguns casos) ter algo colorido, se ele não interage com você. Aqui, surgem as linguagens com capacidade de fazerem cálculos e, então dar interatividade ao usuário, como, por exemplo, um jogo.

OUTRAS LINGUAGENS COMPLEMENTARES

 

Se você tem um site com usuários, vais precisar guardar os dados do mesmo, mas, para isso precisarás de organização durante o armazenamento, por isso surge algo como o MySQL.

CONCLUSÕES

Quando queremos desenvolver um website, precisamos conhecer o nosso cliente(usuários) para saber qual tipo de produto vamos desenvolver. No momento que sabemos o produto à ser desenvolvido, saberemos quais linguagens vamos precisar, isto é, o sítio vai ter estilo? Interação? Banco de dados?
À partir daqui saberemos qual linguagem necessitaremos.

O quê o seu projeto possui, dentre estas características?

- Note e descubra o que precisarás.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Até entendi o que você quis dizer com a sua resposta, sobre obter conhecimento, experiência e tal, mas a minha questão é com qual linguagem eu poderia fazer essa situação de amostragem do conteúdo do site, HTML, PHP e CSS eu já tenho pratica a mais de dois anos, então apareça alguma situação que eu não conheça, basta ter calma e estudar a documentação dos mesmos. Mas como eu disse anteriormente, creio que isto deva ser feito em JavaScript, e isso é tipo de linguagem que não conheço tanto quanto Java SE, mas sei que são parecidas e por isso só estudo quando surge algo que eu preciso aprender, mas valeu pela resposta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade você vai usar tudo isso. HTML, CSS, PHP, JS e talvez algo a mais. Veja, o HTML e o CSS não vão dar interação ao seu site, nem trazer dados pra ele. Eles vão apenas marcar aonde cada conteúdo vai ficar e como ele vai aparecer na tela.

 

Para você adicionar comportamento no seu site (cliques, animações e etc) você vai usar o javascript. Para buscar os dados você vai usar o PHP. Provavelmente você vai ter algumas requisições assincronas com AJAX e JS mas nada muito complexo.

 

JavaScript não é muito parecido com Java, assim como VBScript não tem quase nada de VB, é irônico, mas o JavaScript evoluiu tanto que ele é praticamente uma linguagem independente, não tipada e imperativa. Capaz de trabalhar de diversas formas muito rapidamente, e é o mais aconselhado para tirar o peso da sua infra e colocar na máquina do usuário, o que torna o sistema muito mais escalável e muito mais eficiente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.