Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Lizeb

Guardando Registros de modificação no banco

Recommended Posts

Bom dia Galera,

 

estou tendo um problema aqui, muitas pessoas possuem acesso ao banco, e andaram tendo modificações, inclusões e exclusões de linhas "sem donos" precisava saber de uma forma, através de uma trigger ou até mesmo habilitando logs, de saber de tudo o que esta sendo feito no banco, seja um insert, um delete, update e até mesmo um select.

 

abraço, agradeço desde já.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá lizeb, boa tarde.

 

Minha primeira sugestão que lhe dou é, reavalie a necessidade destes acessos ao banco. Precisar ter acesso? Precisa de acesso a insert, update? Realmente precisa de acesso a delete? e etc. Pode ser que a primeiro momento você pense, não, é necessário ter o acesso, mas vai por mim, isso pode ser simplesmente um "sentimento".

 

A segunda sugestão é ativando triggers, só que você precisará armazenar essas informações em um schema que os usuários não terão acesso. Nesse cenário você ainda corre o risco de o "usuário" desativar a trigger, fazer a ação e ativar ela novamente. (quando alguém quer fazer algo pra não deixar rastros, meu amigo....)

 

A terceira alternativa e buscar no log geral, devendo ter ativada a configuração general_log. No log gerado haverá tudo que for executado pelo banco.

 

Em suma, volto a enfatizar na questão dos acessos, pois, pode ser que descobrir quem fez tal ação seja descobrir por descobrir, porque talvez o estrago já tenha sido feito, entende.

 

Espero ter sido útil, grande abraço.

 

_ _

Fabiano Abreu

Papo SQL

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá lizeb, boa tarde.

 

Minha primeira sugestão que lhe dou é, reavalie a necessidade destes acessos ao banco. Precisar ter acesso? Precisa de acesso a insert, update? Realmente precisa de acesso a delete? e etc. Pode ser que a primeiro momento você pense, não, é necessário ter o acesso, mas vai por mim, isso pode ser simplesmente um "sentimento".

 

A segunda sugestão é ativando triggers, só que você precisará armazenar essas informações em um schema que os usuários não terão acesso. Nesse cenário você ainda corre o risco de o "usuário" desativar a trigger, fazer a ação e ativar ela novamente. (quando alguém quer fazer algo pra não deixar rastros, meu amigo....)

 

A terceira alternativa e buscar no log geral, devendo ter ativada a configuração general_log. No log gerado haverá tudo que for executado pelo banco.

 

Em suma, volto a enfatizar na questão dos acessos, pois, pode ser que descobrir quem fez tal ação seja descobrir por descobrir, porque talvez o estrago já tenha sido feito, entende.

 

Espero ter sido útil, grande abraço.

 

_ _

Fabiano Abreu

Papo SQL

 

Então Fabiano, em pesquisar paralelas criei umas triggers em tabelas especificas, restringidos privilégios, para minimizar o risco, vlw pelas dicas ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.