Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

rtfacincani

Consulta com sub-consultas e agregações

Recommended Posts

Prezados, necessito gerar uma consulta ao banco de dados Oracle e estou enfrentando dificuldades em retornar valores. Abaixo vou explicar como as tabelas estão montadas

 

Tab1:NotaFiscal

codnota,datanota,codveiculo,datasaida,datachegada

 

Tab2:Combustivel

codveiculo,dataabastecimento,kmpercorrido,qtdlitros,medialistros

 

O que preciso? Preciso saber dentro do período da NotaFiscal, qual o veículo que entre a datasaida e datachegada, foram abastecidos, e qual o total de kilometros percorridos entre as datas de saida e chegada da notafiscal.

 

A saída ficaria assim:

 

codnota,datanota,codveiculo,totalkmpercorrido,totalqtdlitros,medialitros.

 

Tentei algo assim, mas não deu certo estou tendo esta dificuldade:

 

select n.codnota,n.datanota,n.codveiculo,sum(c.totalkmpercorrido) as totalkmpercorrido,sum(c.totalqtdlitros) as totalqtdlitros,avg(c.medialitros) as medialitros from notafiscal n inner join combustivel c on n.codveiculo = c.codveiculo

where c.dataabastecimento between n.datasaida and n.datachegada

group by codnota,datanota,codveiculo

 

Porém não estou conseguindo retornar os valores, principalmente por não ter em combustível o motivo para o abastecimento, visto que pode ser que seja uma viagem e entre a datasaida e datachegada pode existir vários abastecimentos e a única coisa que tenho para ligar é o código do veículo e as datas de saída e chegada emitida pela nota.

 

Será que alguém poderia me auxiliar com essa consulta?

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que há de errado com o seu sql !?

 

 

Parece-me um problema de modelo , a NF se refere a compra do combustivel ou a ao frete ?

 

O kmpercorridido se refere ao abastecimento em questao ou ao anterior ?

 

O sql parece 'certo' , o modelo nem tanto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que há de errado com o seu sql !?

 

 

Parece-me um problema de modelo , a NF se refere a compra do combustivel ou a ao frete ?

 

O kmpercorridido se refere ao abastecimento em questao ou ao anterior ?

 

O sql parece 'certo' , o modelo nem tanto.

Motta, obrigado por responder, mas a consulta em questão é referente a um modelo onde é emitida uma nota fiscal de compra ou serviço, e o abastecimento é referente ao abastecimento de caminhões que farão o serviço.

 

Quanto ao km percorrido se refere ao abastecimento em uma data específica que pode ou não estar entre a data de saida e chegada, pois o caminhão faz diversos abastecimentos e pode não ter a ver com a nota em questão, por isso que estou atrelando ao período da saida e chegada da nota, qualquer abastecimento entre estas datas, subentende-se que pode estar atrelado a nota em questão, porém não é garantido.

 

uma coisa que acontece é que ao incluir o número da nota, na pesquisa, ele acaba fazendo um plano cartesiano e colocando todas as notas mesmo não estando envolvidos.

 

Não sei se errei ao montar a estrutura, mas faço uma busca em uma terceira tabela que é uma tabela de ligação, onde contém o numero da nota, o código do veículo e a ordem de serviço, então faço a ligação apenas do código do veículo que é a única coisa que ambas as tabelas tem em comum, visto que o número da nota não está envolvida.

 

Esta tabela de ligação é composta pelos seguintes campos:

 

tabela 3:

 

codordemserviço, codveiculo, codnota

 

tabela 4

codveiculo, placa,modelo, chassi

 

levando em consideração que a tabela de veículo tem a placa do veículo e o seu código e a tabela de abastecimento tem a placa do veículo, mas não o código do veículo, faço uso desta terceira tabela para descobrir o código do veículo para montar a estrutura.

 

Não passei essa informação pois achei que o problema não estaria ai, e sim no group by ou sum.

 

Mas a estrutura real é assim. são quatro tabelas onde eu tenho a tabela da nota fiscal, a tabela de abastecimento com a placa do veículo, a tabela de veículo que tem o código do veiculo e a sua placa e a tabela de ligação que tem o numero da nota, o código do veículo e o numero da ordem de atendimento, porém em abastecimento só tenho a placa do veículo.

 

A questão da kilometragem e a quantidade de litros, toda a vez que o caminhão faz o abastecimento é planilhado a informação e posteriormente lançado no sistema. Mas tenho que descobrir quanto que uma nota "paga" para abastecer o caminhão para realizar o seu percurso, por isso é que tenho que fazer essa ligação, mas infelizmente não tem como pegar na planilha do lançamento de abastecimento qual foi a nota que aquele caminhão naquela data está atendendo.

 

Peço a sua ajuda a fim de tentar me ajudar nesta descoberta.

 

Atenciosamente,

 

Ricardo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Capture mais um dado ,

 

Codnota

Kminicialnf

Kmfinalnf

 

Com isto ao menos se tem o quanto um veiculo rodou por nf

 

 

Uma pergunta , mais de um veiculo pode atender uma NF ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Capture mais um dado ,

 

Codnota

Kminicialnf

Kmfinalnf

 

Com isto ao menos se tem o quanto um veiculo rodou por nf

 

 

Uma pergunta , mais de um veiculo pode atender uma NF ?

Sim, uma nota pode ter vários veículos atendendo. Por isso que uma nota tem ordem de serviço que é a ordem para que um caminhão vá pegar a carga em outro lugar. As informações de KMInicial, e KMFinal, já são calculados e lançados no sistema pelo KM Percorrido no abastecimento, por isso não preciso informar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá mas você não tem em combustivel

 

Imagino algo do tipo , dia 1 o caminhão é abastecido,

 

codveiculo dataabastecimento kmpercorrido qtdlitros medialistros

1 1/x/16 100 80 xx..xx

mesmo sem OS

 

no dia 2 ele faz a OS 1,2,e 3

ainda com combustivel ele faz a OS 4 , mas faz um reabastecimento neste dia

seria algo do tipo

OS kminicial kmfinal

1 100 102

2 102 110

3 110 117

...

 

Na minha opinião seria mais correto ter os km inicial e final de cada OS , além das do abastecimento

com isto seria possível saber que o veiculo x rodou y kms para a OS z

 

Calculando o custo médio deste veiculo (preço médio * litros / km rodados) seria

possivel calcular o custo do combustível na OS

 

Senão não se tem a informação do "custo de combustivel da OS" , pois numa OS o caminhao pode ir no bairro

na outra no outro lado da cidade

 

Espero ter ajudado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por lezão
      Bom dia, galera!
      Tudo bem com vcs?
       
      Tenho uma tabela Itens com os campos Descrição e nome do produto, quando eu coloco no select.
      Eu gostaria que me retorna-se, todos os nomes dos produtos e retornar apenas uma vez a Descrição.
       
      Select com ORDER BY
      "SELECT DISTINCT c.id, c.descricao, i.id_categoria, i.descricao_produto, i.id_item, i.nome_produto, i.imagem, i.preco, i.qntdade FROM tab_categoria AS c JOIN tab_itens AS i ON c.id = i.id_categoria WHERE c.id = i.id_categoria AND i.id_empresa = '$id_empresa' ORDER BY c.descricao" Select com GROUP BY,  até da certo, mas retorna apenas um produto.
      "SELECT DISTINCT c.id, c.descricao, i.id_categoria, i.descricao_produto, i.id_item, i.nome_produto, i.imagem, i.preco, i.qntdade FROM tab_categoria AS c JOIN tab_itens AS i ON c.id = i.id_categoria WHERE c.id = i.id_categoria AND i.id_empresa = '$id_empresa' GROUP BY c.descricao"  
      Veja como esta ficando do jeito que eu estou fazendo, com ORDER BY
      Select_com_ORDER_BY  
       
      E com o GROUP BY
      Select_com_GROUP_BY
       
    • Por biakelly
      Olá Tudo bem?
       
      Poderiam me ajudar com a seguinte condição:
      <?php if ($row['facebook'] != "") { echo '<a class="btn btn-dark btn-social mx-2" href="<?php echo $row['facebook']; ?>"><i class="fab fa-facebook-f"></i></a>'; } else { echo ''; } ?>  
      Estou recebendo o seguinte erro:
      Parse error: syntax error, unexpected 'facebook' (T_STRING), expecting ';' or ',' in C:\xampp\htdocs\biazinha\inicial.php on line 371
       
       
      A linha 371 é essa:
      echo '<a class="btn btn-dark btn-social mx-2" href="<?php echo $row['facebook']; ?>"><i class="fab fa-facebook-f"></i></a>';  
       
       
    • Por Hamilcar
      Bom dia!
      Peguei um sistema para atualizar para funcionar, o problema é que foi criado uma ligação de tabelas meio louca aqui, vou tentar explicar, tem uma tabela usuários que tem um id, e tem uma outra tabela em que a usuários é ligada e nela pode ter um ou mais usuários, o problema é que foi colocado os ids na mesma linha separados por um caracter, e os usuários se repetem, vou colocar abaixo para exemplificar:
      Tabela Usuarios/id 
                   id1, id2, id3...
       
      Tabela Escala
                  id_escala1_idUser -> id1|id2|id3...
                  id_escala2_idUser -> id1|id2|id3...
       
      Como vou gastar um tempo para refazer novamente o banco de dados, queria fazer funcionar momentaneamente, e gostaria da ajuda para tentar se possível fazer uma consulta que me traga todos os usuarios listados na tabela escala
    • Por mamotinho
      Olá, pessoal mais uma vez venho pedi a ajuda de vocês estou com um problema ao roda uma query que montei, eu sou iniciante na area e não tenho muito conhecimento então o codigo que fiz foi parte de meu conhecimento básico. bom o que eu quero resolver nessa query é o seguinte, eu quero consultar uma tabela e nela pega todos os registros com a a data vencida e lista ela dentro do while em seguida retornar dentro desse if o valor da coluna de cada uma exemplo de como fiz e ficou com loop infinito.

       
      declare @id int declare @getdate datetime select @id = IDCadastrado, @getdate = RegDate from BancoTeste.dbo.MinhaTabela where RegDate < getdate() while @id is not null begin select * from BancoTeste.dbo.MinhaTabela where IDCadastrado = @id end quando eu executo isso ai ele executa infinitamente o valor do primeiro registro repetidamente.
    • Por Rodymb
      Bom dia!
      Estou fazendo um select em uma tabela de cupom fiscal e preciso que me mostre o operador do caixa e o supervisor que liberou a venda, que no caso é convênio.
      A consulta que montei é a seguinte:
       
      select  c.m00ad as CUPOM,
              c.m00ac as PDV,
              c.m02ak as VALOR,
              p.descricao as FINALIZADORA,
              c.m02ah as OPERADOR,
              f.nome as NOME_OP,
              c.m02ao as SUPERVISOR,
              f.nome as NOME_SUP
      from zan_m02 c inner join tab_funcionario f
      on c.m02ao = f.cod_funcionario
      inner join tab_finalizadora p
      on c.m02ai = p.cod_finalizadora
      where c.m00af = to_date('09/03/20','dd/mm/yy')
      and c.m00za = 3
      and c.m00ac = 9
      and c.m00ad = 379678
      group by c.m00ad,c.m00ac,c.m02ak,p.descricao,c.m02ah,f.nome,c.m02ao;
       
      A consulta me retorna o seguinte resultado:

       
      Como podem ver, repetiu o mesmo nome (operador e supervisor), sendo que o código é diferente.
       
      Isso acontece por que na tabela de funcionário o campo NOME serve para operador e supervisor e o que diferencia se é supervisor ou operador temos mais duas outras tabelas. A estrutura é assim:
       
      tab_funcionario -> temos o campo cod_funcionario e nome (todos os funcionários cadastrados são armazenados nessa tabela)
      tab_perfil -> temos os campos cod_perfil e descricao (todos os perfis cadastrados são armazenados nessa tabela)
      tab_perfil_funcionario -> temos os campos cod_funcionario e cod_perfil (tabela que relaciona as tabelas tab_funcionario e tab_perfil)
       
      A única coisa que preciso é que apareça no NOME_OP o nome do operador e não o nome do supervisor igual está aparecendo.
       
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.