Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

lpcoutinho

Por onde começar?

Recommended Posts

Olá pessoal.

Quero aprender Java mas não tenho nenhuma noção de programação!

Tem muita informação na internet, mas gostaria de saber de quem conhece por onde eu poderia começar.

Existe algum material interativo, didático e fácil em português disponível na internet?

Devo aprender outras linguagens? PHP, MySQL, JavaScript?

Muito obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O início é bem complicado. Eu não sabia absolutamente nada de nada! Não sabia como a coisa funcionava!!! Não sabia nem que era necessário um tal de NetBeans ou Eclipse para facilitar nossa vida! Resumindo: eu era uma anta!

Como pode perceber, eu comecei do zero em Java! E olha que eu já tinha conhecimentos em JavaScript, PHP, ASP, HTML, CSS e MySQL!

Java é diferente de tudo isso! Muitos dirão que a linguagem é semelhante, que é orientada a objetos... e um monte de coisa semelhante, mas pra mim tudo era diferente!

Hoje estou quase com um projeto completo em JAVAFX, com relatórios em JasperReports maravilhosos! Cálculos e relatórios, com orçamentos, tudo ótimo!

Mas até chegar a esse ponto, vi muitos vídeos no youtube! Muitos! Estudei as apostilas da Caelum e tive ajuda do Google. Pra quem é autodidata e não quer gastar, não tem outra maneira! É google, youtube e Caelum na veia!!!

Se você puder gastar, compre um bom livro ou faça um curso (a base sem dúvida será melhor que a minha).

Minha dica: Se você tiver tempo, eu sugiro, de verdade, aprender javascript primeiro. Você consegue fazer tudo com bloco de notas e ir testando de modo rápido! Assim que estiver bom nos algoritmos, pode passar para o java, aprender a conectar à base de dados, alterar elementos na tela, aplicar eventos, etc.

O aprendizado deve ser diário. Em breve as coisas passarão a fazer sentido e você saberá o que fazer! Às vezes eu não sei exatamente o caminho, mas eu sei para onde devo ir, e isso fará parte de toda a sua vida de programador. Ninguém sabe tudo, você sempre fará pesquisas atrás de saídas para seus códigos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.